Coelhos

Cruzamento de gato com coelho: é possível que isso aconteça?

Publicado em 30 de junho de 2022

Tempo de leitura: 4min

Gatoelho, coelhato, gato-coelho, coelho-gato: as formas de chamar o resultado do cruzamento de gato com coelho são várias, sempre estranhas, ou melhor, peculiares. Muito se especula, principalmente na internet, sobre o possível cruzamento desses animais. Às vezes, até com imagens e comentários curiosos. 

gato olhando para a câmera surpreso.

A procura digital pelos termos foi iniciada com uma foto que correu a internet rapidamente mostrando um animal com o rosto e as orelhas de um bichano, mas as patas traseiras e o rabo de um coelho. Descubra se o cruzamento de coelho com gato é possível, a seguir. 

É possível cruzar coelho e gato?

Sem mais delongas: não é possível existir um cruzamento de gato com coelho que origine uma mistura das duas famílias. Então, o que explica, por exemplo, um gato com orelhas de coelho, como mostrado para o Brasil inteiro em vídeos da rede social TikTok? 

Carinhosamente chamado de gatoelho, o animal que parece exemplificar a possibilidades do cruzamento entre espécies diferentes é resultado de um gato com possível má formação. 

Nesse caso, especificamente, as semelhanças levaram moradores de uma cidade em Santa Catarina (SC), na região Sul do Brasil, a dizerem que ele era resultado do cruzamento entre um coelho e um gato.

O animal em questão tem os olhos bem grandes e azuis, assim como o pelo branco, tal qual a música do coelhinho da Páscoa. O rabo é em formato de pompom e lembra o dos coelhos.

Cruzamento entre diferentes famílias de animais

Apesar da especulação, veterinários afirmam que o cruzamento entre animais de famílias diferentes não é possível. Embora o tamanho dos animais seja parecido, eles não possuem compatibilidade genética. Inclusive, isso pode ser muito perigoso.

As lebres e os coelhos fazem parte da família Leporidae e pertencem à ordem dos Mamíferos Lagomorfos. Os leporídeos se diferenciam pelas orelhas e pelas patas traseiras compridas. Já os gatos são da família Felidae e da subfamília Felinae. 

Só as famílias são diferentes?

A maior alteração é a questão biológica. Entre elas, a quantidade de cromossomos entre cada um deles é diferente. O gato possui 38 cromossomos, enquanto o coelho, 44. Isso quer dizer que o cruzamento de gato com coelho resultaria na má formação do feto e em possíveis doenças que a mãe pode gerar. 

dois coelhos juntos.

O processo de fecundação que envolve gametas com números de cromossomos diferentes originaria um zigoto desbalanceado. Consequentemente, isso inviabilizaria as divisões celulares subsequentes. Sendo que o gato possui gametas com 19 cromossomos, e o coelho gametas com 22 cromossomos, é impossível a evolução do “filhote”.

Gatos podem cruzar com a mesma ninhada?

Agora que você já sabe que o cruzamento entre espécies diferentes não é possível, a curiosidade sobre um subtema do assunto também pode ser respondida: afinal, o cruzamento entre animais de uma mesma ninhada é possível? 

Sim, é possível que bichanos da mesma ninhada cruzem, entretanto, não é o mais indicado. Como fazem parte da mesma família, os animais podem “carregar” doenças hereditárias para os filhotes — algo mais ou menos como os seres humanos e os casamentos entre primos próximos, etc.

Se houver o cruzamento de gatos nessa condição, o feto pode desenvolver má formação em partes como orelha, pata e formato da cabeça. Segundo especialistas, isso não é muito comum, mas pode acontecer.

O ideal é que, ao nascer, todo gato seja encaminhado para um profissional, que fará um acompanhamento veterinário e planejará a castração do animal para evitar possíveis doenças, como câncer de ovário, próstata, entre outras enfermidades.

gato com tiara em formato de orelhas de coelho.
Gostou de entender um pouco mais sobre o cruzamento de gato com coelho? Então, não deixe de acompanhar o blog e as redes sociais da Petz! Estamos sempre postando curiosidades para você aprender mais sobre o mundo animal.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog