Curiosidades

Raças de galinha: conheça 8 delas e saiba quais são suas diferenças

Publicado em 24 de março de 2022

Tempo de leitura: 5min

Não são só os bichinhos de estimação que são divididos por suas características. As raças de galinha também existem e, em muitos lugares, elas são domesticadas. Principalmente fora das grandes cidades, é comum que as pessoas tenham esses animais em casa para aproveitar o ovo ou como pet mesmo. 

galinha de perfil.

A variedade de raças de galinha domésticas chegou ao Brasil há muito tempo, há cerca de sete mil anos. Os portugueses trouxeram alguns desses bichinhos de seu país. Porém, com o passar do tempo, foram surgindo espécies nativas brasileiras. Vamos conhecer todas elas? 

Raças de galinha

Se você está querendo ter um bichinho desses em casa, é importante saber todas as características de cada uma das raças. Se quiser somente conhecê-los, é uma experiência bacana que você pode adquirir. Então, vamos descobrir todas as informações a respeito das diferentes galinhas.

Galinha Cornish

Com esse nome, dá para notar que a nossa amiguinha galinha Cornish é inglesa, né? Criada por volta de 1820, esse animalzinho é tradicionalmente branca, com os pés vermelhinhos e pequenos. Seu corpo é bastante musculoso, o que contrasta com suas pernas finas. 

Essa raça de galinha chega a colocar 100 ovos anualmente. No entanto, por sua anatomia, ela não é uma boa chocadeira. É importante ressaltar que seu temperamento é um pouco raivoso, inclusive, seus pintinhos costumam brigar com frequência. 

Galinha Rhode Island

Outra raça de nome inglês, a galinha Rhode Island tem origem nos Estados Unidos. Sua pelagem é toda em tons fortes de vermelho — até mesmo seus olhos podem ser avermelhados. Por ano, ela pode produzir em torno de 200 ovos. 

Galinha Brahma

Saindo um pouco do inglês e entrando no idioma hindi, temos a galinha Brahma. Apesar de terem surgido na Índia, ela foi levada no século 19 para os Estados Unidos e para a Grã-Bretanha. 

Ela é conhecida como a “rainha das galinhas” por conta de seu grande tamanho e força. Essa variedade de galinha é totalmente plumada, inclusive nas patas e nos seus dedinhos. Atualmente, existem cerca de nove tipos de Brahma no mundo, com cores diferentes. 

Galinha Pedrês portuguesa

Como seu nome indica, a galinha Pedrês portuguesa tem origem em Portugal, servindo por anos como base das famílias rurais. Ela é uma raça tradicional no país, com muitas memórias afetivas acerca de sua história.  

Essa galinha tem as cores voltadas para o preto e cinza e pesa até 3 kg, sendo pequena em comparação a outras raças. 

Galinha Sussex

Voltamos a uma raça inglesa, a galinha Sussex. Esse bichinho teve uma ascensão bastante grande na Inglaterra, sendo muito reproduzida. Porém, ela acabou perdendo um pouco de espaço para nossa amiga já citada, Cornish. No entanto, essa raça ainda continua popular em seu território de origem. 

Com temperamento dócil, a galinha Sussex é branca, marrom ou vermelha. Em média, consegue colocar 200 ovos por ano, mas, com o passar do tempo, pode perder essa capacidade. 

Galinha D’Angola

“Tô fraco, tô fraco”, é isso o que o som que a galinha D’Angola emite parece dizer. Apesar de ter sido trazida para o Brasil por portugueses, ela tem origem na África. Esse animal não é considerado doméstico, mas semidoméstico, por isso, precisa de atenção especial para a criação em casa. 

galinha d'angola.

Sua coloração é preta e seu corpo é bem característico, pois não se parece com outros tipos de galinha. Na verdade, sua aparência lembra a de outras aves de espécies diferentes. Seu temperamento pode ser estressado facilmente e, quando são domesticadas, podem esconder o ninho de seus ovos. 

Galinha Legorne

Se quer conhecer a rainha dos ovos, saiba que ela é a galinha Legorne ou Leghorn. O seu maior objetivo é justamente a produção de ovos, e deve ser os ovinhos dessa raça que você encontra à venda. 

De origem italiana, a Legorne consegue botar 250 ovos por ano, todos eles bem branquinhos, assim como sua pelagem, que é predominantemente nesse tom em todo o seu corpo. Quando cruzada com galinha caipira, a produção de ovos é ainda melhor. 

Galo Índio Gigante

Para falarmos de espécies de galinhas grandes, é preciso citar o galo Índio Gigante. Ele pode pesar até 8 kg e medir 105 cm. Outro fato importante é que esse tipo de galo ou galinha é de origem brasileira, sendo criado a partir do cruzamento de galinhas caipiras e galos que participavam de brigas.  

Bônus: Galinha Caipira

Aqui no Brasil, é muito comum escutar esse termo se referindo a determinadas galinhas. Na verdade, essa não é uma raça, e sim a condição em que elas são criadas, soltas em fazendas e sítios, no meio rural em geral. 

As raças mais comuns de galinhas caipiras são Isa Brown, Carijó, Brahma, Pescoço Pelado Vermelho e New Hampshire. O contrário desses tipos de bichinhos que vivem ao ar livre são aquelas cultivadas em granjas comerciais. 

Criação de galinhas no Brasil

No Brasil, a criação de galinhas ainda é um pouco tímida. Elas são encontradas mais em locais rurais. O restante da produção brasileira vem de bichinhos que ficam em granjas comerciais. Isso é resultado dos altos custos de manutenção e criação na forma caipira.  

criação de galinhas.

Aqui, no blog da Petz, você pode encontrar conteúdos de bichinhos variados. Temos informações sobre o mundo animal silvestre, exótico, etc. Viu só? Pensamos no seu amiguinho de estimação e também em trazer curiosidades acerca de outros bichinhos, como as raças de galinha. Acompanhe e fique por dentro!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog