Aprenda métodos seguros de como tirar carrapato da orelha do cachorro

Postado por PETZ, em Atualizado em Oct 26, 2020

Cães
Aprenda métodos seguros de como tirar carrapato da orelha do cachorro
Tempo de leitura: 5 minutos

Quem tem um peludo em casa uma hora ou outra vai precisar lidar com os temidos parasitas! Por isso, é importante saber como tirar carrapato da orelha do cachorro. Afinal, esse é um dos locais preferidos desses visitantes indesejados. 

filhote de cachorro recolhido

Além disso, por ser uma área sensível, é necessário cuidado para não machucar o pet. Se você está se perguntando como tirar carrapato da orelha do cachorro, continue lendo, pois consultamos uma especialista que tirou todas as dúvidas! 

Carrapato: mais perigoso do que parece  

Antes de falarmos sobre carrapato dentro da orelha do cachorro, é importante lembrar que, apesar de pequeno, trata-se de um bichinho bastante perigoso para os animais e, inclusive, para pessoas. 

A Dra. Heloísa Souza, médica-veterinária da Petz, explica como os carrapatos trazem danos para os peludos. “São parasitas e se alimentam de sangue de mamíferos, aves, répteis e anfíbios”, comenta. 

Além disso, eles podem ser vetores de diferentes doenças. “O carrapato pode transmitir hemoparasitoses, enfermidades que destroem as células do sangue, podendo causar anemia severa e outras complicações”, complementa. 

Por isso, se notar que o amigo peludo está infectado, busque ajuda de um veterinário. Além de recomendar métodos de remoção, ele ainda poderá realizar um check-up na saúde do seu pet! 

Evite a retirada mecânica

Como a orelha é um local muito sensível, a Dra. Heloísa reforça que o ideal é buscar ajuda de um veterinário. Uma pessoa sem experiência pode gerar machucados, inflamações e, em alguns casos, comprometer a audição do peludo. 

Se você não puder buscar auxílio profissional no momento, a veterinária recomenda a utilização de produtos específicos, como pentes, pipetas e shampoos antiparasitários. 

“A retirada mecânica não é recomendada. Muita vezes, quando tentamos remover o carrapato, deixamos pequenas garras na pele, prolongando a irritação, causando coceira e até mesmo feridas”, comenta. Lembre-se que seu melhor amigo merece sempre um tratamento seguro e confiável!

cachorro com a orelha levantada

Como tirar carrapato da orelha do cachorro: passo a passo

Se, em último caso, for necessário retirar o carrapato de forma mecânica, é importante seguir certos cuidados. O passo a passo abaixo de como tirar carrapato da orelha do cachorro visa evitar as possíveis complicações do processo. 

Considere fazer o trabalho em dupla 

Alguns pets podem se incomodar com o processo de tirar carrapato da orelha. Esse é um local sensível e importante que o peludo não faça movimentos bruscos. Por isso, considere pedir ajuda, para que alguém mantenha o cachorro quieto durante a retirada. 

Utilize um fórceps ou tesoura sem ponta

Escolher o instrumento correto é muito importante quando falamos sobre como tirar carrapato de dentro da orelha do cachorro. Caso o aparelho seja muito afiado, ele pode repartir o corpo do parasita, deixando suas presas agarradas à pele. Por isso, a Dra. Heloísa recomenda a utilização de um pequeno fórceps ou uma tesoura sem ponta.

Aproxime-se ao máximo possível da pele do pet

Outro ponto de atenção é se aproximar ao máximo possível da pele do pet. Nesse sentido, é necessário ter cuidado para não machucar o cãozinho. O importante é agarrar o corpo do carrapato por inteiro, sem correr o risco de esmagá-lo ou cortá-lo, deixando suas garras presas à pele. 

Evite torções

Os carrapatos possuem mandíbulas poderosas e, muitas vezes, é necessário certa força para retirá-los. Entretanto, é importante fazer um movimento reto, evitando torções e, dessa forma, prevenindo que sua garras fiquem presas à pele.

Coloque o carrapato em álcool 

Outra dica de como tirar carrapato da orelha do cachorro, é colocar o parasita em um recipiente com álcool após tirá-lo do cãozinho. Isso vai matar o carrapato, evitando que ele volte a infectar seu amigos e outros animais. 

Desinfete o local da picada 

É importante higienizar a área infectada para evitar possíveis complicações. De preferência, assim que fizer a remoção do parasita, utilize um antisséptico próprio para pets. 

Seguindo os seis passos acima, você aprenderá como limpar a orelha de cachorro cheia de carrapato de maneira segura e eficiente! Lembre-se, entretanto, de verificar se o pet não possui parasitas em outras partes do corpo. Muitas vezes, eles gostam de se alojar na região do pescoço e patas. 

Acabando de vez com os parasitas

Após realizar o processo para tirar carrapato na orelha do cachorro, é hora de fazer uma boa faxina! A Dra. Heloísa lembra que quando encontramos os parasitas no pet, na verdade, encontramos uma porcentagem muito pequena da infestação. 

“Sabe-se que quando encontramos carrapatos em um pet, estamos vendo apenas 5% dos carrapatos presentes no ambiente. Por isso, para eliminar de vez o problema do local, é preciso associar o tratamento no cão com o tratamento ambiental”, explica. Para isso, siga as recomendações abaixo: 

  • Varra e passe aspirador em todo ambiente: esse é um bom começo para se ver livre dos parasitas! Não se esqueça das frestas, buracos e outros locais de difícil acesso; 
  • Utilize um bom desinfetante: um produto de limpeza deve acabar com os carrapatos restantes. Caso deseje uma ação mais efetiva, a Dra. Heloísa recomenda diluir parte de um antiparasitário na água da faxina,
  • Limpe os acessórios: não se esqueça de higienizar a caminha, roupas, comedouro, brinquedos e outros acessórios do seu peludo! 

Como prevenir futuras infestações

Lidar com parasitas pode ser uma dor de cabeça. Por isso, o mais indicado é prevenir o problema com produtos como remédio para carrapato na orelha do cão, pipetas, shampoos e coleiras antiparasitárias mantém os peludos protegidos de forma segura e confiável. Lembre-se que pet merece o melhor! 

cachorro se coçando

Após conferir como tirar carrapato de orelha do cachorro, confira no blog da Petz outras dicas que garantem a saúde e bem-estar do peludo. 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *