Aves

Como saber se o periquito é macho ou fêmea? Siga as dicas!

Publicado em 21 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Como os órgãos genitais do periquito não ficam visíveis, saber se é um macho ou uma fêmea não é uma tarefa tão fácil e rápida como costuma ser com outros animais. Mas então, como saber se o periquito é macho ou fêmea?

Dois periquitos juntos.

Para aprender como identificar, existem alguns caminhos possíveis. Nesse sentido, algumas características podem ser observadas, desde a aparência até o comportamento da espécie. Vamos começar?

Observando a aparência

Em primeiro lugar, uma das formas de diferenciar um periquito macho de um periquito fêmea é observando sua aparência. Isso vai desde as cores de suas penas até o formato do seu corpo e da sua cabeça.

Características das penas

Se você acha que as cores das penas indicam como saber se o periquito é macho ou fêmea, saiba que não é bem assim que funciona. Dificilmente as cores te darão alguma pista. No entanto, é observando as características das penas que poderemos ter um palpite.

Geralmente, o periquito macho possui uma constituição mais forte que o periquito fêmea. Nesse sentido, as penas do macho costumam ter uma espessura mais grossa e áspera, enquanto a das fêmeas são mais finas.

Cor da cera

Você sabia que a cor que fica no topo do bico da ave é uma dica de como saber se o periquito é macho ou fêmea? Mas atenção, pois essa dica só vale para periquitos que já alcançaram a fase adulta.

Localize a cera e observe a coloração. A cera das fêmeas costuma ser marrom-claro ou branca e um pouco rosada, enquanto nos machos costuma ser azul-esbranquiçado. Aliás, a cera muda na fase em que estão acasalando. 

O azul da cera do macho fica mais vibrante, e a da fêmea fica com secreções. Geralmente, fêmea com muito hormônio e vivendo em bando com outras fêmeas podem apresentar coloração azul

Cor das patas

Outra pista que podemos encontrar está na cor das patas dos periquitos. Mais uma vez, isso só poderá ser observado na fase adulta, ou seja, a partir de um ano de idade. Afinal, antes desse período, a cor ainda pode mudar.

Observe que as cores da cera e dos pés geralmente são as mesmas, ou seja, se a cera do periquito é mais azulada, assim também serão suas patas. Da mesma forma, as patas das fêmeas poderão ser vistas nos tons de marrom, rosa e branco.

Tamanho do corpo e da cabeça

Além das dicas acima, você ainda pode identificar o gênero da ave analisando os formatos do corpo e da cabeça. Lembra que falamos sobre o porte do periquito ser mais forte do que o da periquita? Então, podemos afirmar que o tamanho dos machos costuma ser sempre maior que o das fêmeas.

Essa dica pode ser mais fácil de observar quando se cria mais de um periquito, pois facilita a comparação. Porém, também é possível tentar medir a ave e analisar com as medidas dos periquitos de outros criadores.

Mesmo analisando a aparência, ainda pode ser desafiador entender como saber se o periquito é macho ou fêmea. Mas as dicas ainda não acabaram! Também é possível observar o comportamento das aves e tirar algumas conclusões. 

Periquito olhando para a câmera.

Observando o comportamento

Assim como muitas espécies, os periquitos também desenvolvem comportamentos distintos quando são machos e quando são fêmeas. Isso pode ser observado nas características comportamentais relacionadas ao canto, reprodução e personalidade.

Analisando a personalidade

De modo geral, podemos dizer que o periquito macho é mais sociável do que a fêmea. Observe isso ao longo do tempo. Se a ave for mais aberta para se relacionar com humanos, balança bastante a cabeça e faz mais barulho, as chances de ser um periquito macho são grandes.

No entanto, quando o periquito é fêmea, a tendência é de que a ave seja mais mandona e demonstre que gosta de marcar território. Observe esses detalhes do comportamento e veja quais pistas você encontra.

Prestando atenção aos sons

Como dissemos acima, os machos costumam ser mais barulhentos do que as fêmeas. Porém, há mais uma dica: os sons emitidos por eles geralmente são mais agradáveis de ouvir, ou seja, possuem mais melodia e musicalidade.

Por outro lado, os sons emitidos pelas fêmeas são mais altos e menos agradáveis. Fica fácil de perceber no convívio com a ave, pois, além disso, os machos também têm o hábito de falar bastante quando querem conquistar a fêmea.

Observando a reprodução

Mais uma dica é analisar o período de reprodução. Nessa fase, você poderá perceber que as periquitas ficam ainda mais autoritárias, e os machos, mais sonoros. Lembrando que tal observação só é possível após o primeiro ano de vida das aves.

Outras formas de identificação

Como vimos, existem muitas dicas de como saber se o periquito é macho ou fêmea. Porém, caso você queria ter certeza científica sobre essa pergunta, também é possível realizar um exame em laboratório de sexagem.

Identificar o gênero da ave que você cria pode contribuir ainda mais na construção da relação entre vocês, mas tanto o periquito macho quanto a fêmea são ótimos companheiros que tornam o dia a dia dos tutores mais alegre e divertido.

Periquito em cima de um galho.

No site da Petz, você encontra tudo o que precisa para criar essas aves encantadoras e promover uma rotina de máximo bem-estar a elas. Confira todos os produtos disponíveis para periquitos e faça seu companheiro ou companheira mais feliz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog