Aves

Bicos de aves: por que o bico do meu papagaio está descamando?

Publicado em 26 de fevereiro de 2019

Tempo de leitura: 4min

Ter um animal de estimação pela primeira vez é uma experiência repleta de descobertas capazes de deixar qualquer um ainda mais fascinado pela natureza. No caso das aves, por exemplo, muita gente só descobre o quanto elas são inteligentes e divertidas depois de conviver com uma! Por outro lado, outras descobertas costumam deixar muitos tutores de ave de primeira viagem assustados, como é o caso da muda de bicos de aves.

Isso mesmo! Assim como as aves mudam de penas, elas também “trocam” de bico. Considerado algo normal e esperado para as aves, o processo é natural e pode até mesmo passar despercebido. No entanto, caso a alimentação não esteja equilibrada, ele também pode dar a impressão de bico descamando. Vamos aprender mais sobre o assunto?

bicos de aves passaros

Quando e por que as aves mudam de bico?

Ainda que eles sejam muito bonitos e deem um visual interessante para as aves, os bicos não existem por acaso. Tanto é que, ao longo do tempo, a evolução do bico das aves aconteceu de acordo com as necessidades de cada espécie, o que explica a variedade de tamanhos e formatos.

Constituídos principalmente por queratina (um tipo de proteína), eles acabam se desgastando com o tempo. Mas não se preocupe! É justamente para mantê-los sempre fortes e intactos que, uma vez por ano, as aves passam pelo processo de muda de bico. Nele, a camada desgastada é substituída por outra novinha em folha.

Em geral, a troca ocorre junto com a muda de penas e, assim como a troca da plumagem, acontece de forma bastante gradual, podendo levar até 6 semanas para se completar.

bicos de aves

Cuidados com a ave durante a muda de bico

Não é por se tratar de um processo natural que ele não deva ser levado à sério. Afinal, o bico das aves desempenha funções que vão desde a alimentação até a autolimpeza desses pets.

Por isso mesmo, de acordo com a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, o período da muda de bico e de plumagem é ideal para levar a ave para uma consulta de rotina no veterinário especializado em animais silvestres.

Segundo a Dra. Mariana, quando se trata de uma ave saudável e com uma alimentação perfeitamente balanceada, o processo de renovação acontece de forma tranquila, sem a necessidade de mudanças no manejo ou na alimentação.

Já quando a ave apresenta deficiências, principalmente de proteínas e de vitaminas, costuma ser necessário fazer a correção por meio de suplementos e/ou de farinhadas. Além disso, durante a consulta de rotina, o veterinário também poderá solicitar exames a fim de identificar qualquer problema que possa debilitar a ave.

Aliás, não estranhe se sua amiga ficar mais quietinha, comer menos e parecer mais desanimada nessa fase. Desde que o veterinário tenha verificado estar tudo bem com ela, essa mudança no comportamento é normal. Para ajudá-la, procure garantir que a gaiola está em um local tranquilo e reservado.

Bico de papagaio descamando: o que pode ser?

Sem dúvidas, a muda de bico está entre os principais motivos por trás da descamação do bico de papagaio. Mas fique atento! Quando ela é muito perceptível, é sinal de que há algo de errado com o estado de saúde do seu pet, principalmente no que diz respeito à alimentação. Nesse caso, a visita ao veterinário é fundamental para que ele faça as alterações necessárias.

Outras causas comuns para a descamação dos bicos de aves são deficiências nutricionais e a presença de fungos. Daí também a importância de consultar um veterinário, já que, por serem presas na natureza, as aves costumam esconder quando estão doentes, não demonstrando outros sintomas.

bicos de passaros

Por fim, lembre-se que, além dos check-ups, a melhor forma de garantir a saúde da sua amiga ave é por meio de uma alimentação balanceada, com alimentos extrusados específicos para a espécie dela. Veja as opções no Pet Shop on-line da Petz ou na unidade mais próxima a você.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog