Aves

Como cuidar de um diamante-sparrow

Publicado em 27 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você já pensou em adotar um diamante-sparrow? Este simpático e sociável passarinho pertence a uma espécie exótica, muito apreciada em todo o mundo e que ganha cada vez mais popularidade no Brasil nos últimos anos. A boa notícia é que ele tem autorização do Ibama para ser criado como animal de estimação.

Pássaro em gaiola

Por isso, se você tem interesse em virar tutor de um sparrow, continue lendo para descobrir tudo o que precisa saber para cuidar dele no dia a dia e proporcionar a melhor qualidade de vida possível. Vem com a gente embarcar nessa aventura!

Diamante-sparrow: características principais

Originário da Austrália, o diamante-sparrow é uma ave fascinante. Além da terra natal, o animalzinho já foi visto em outros países, como Timor, Indonésia, Portugal e Brasil. 

Em geral, essa espécie gosta de climas secos e quentes, pois não se adapta muito bem a locais úmidos. O habitat inclui jardins, florestas secas e plantações, locais onde pode circular livremente.

Com o nome científico de Emblema Guttata, o pássaro diamante-sparrow também é conhecido por outros apelidos populares, como diamante-rabo-de-fogo (diamond firetail, em inglês), graças à cauda, cuja plumagem é vermelha viva e chamativa.

No restante do corpo, que mede cerca de 12 cm de comprimento, esse passarinho apresenta uma beleza única. A cabeça do diamante-sparrow prata é cinza, e o papo é branco. O colarinho é negro, o restante da barriga é todo branco, e o dorso é castanho. 

As asas são as partes mais belas dessa pequena ave. Com tons pretos e brancos, elas lembram uma tela pintada à mão, graças aos padrões diferentes que apresentam, como bolinhas ou listras.

Como parte da família de pássaros Estrildidae, o amigo de penas é conhecido por ser uma ave granívora, isto é, que se alimenta principalmente de grãos e sementes. Na natureza, o animal também pode caçar pequenos insetos e larvas para compor o cardápio. 

Alimentação do diamante-sparrow

Como já mencionamos, na natureza, o diamante-sparrow consome principalmente grãos e sementes. Ele tem o hábito de buscar comida no chão, procurando frutos que caem das árvores.

Se você está pensando em fazer criação de diamante-sparrow, saiba que a dieta da ave pode ser composta principalmente de ração própria para espécies exóticas. Para complementar o cardápio, ofereça pequenas quantidades de frutas, vegetais e sementes (linhaça e alpiste, por exemplo).

Se estiver em dúvidas sobre o que o sparrow pode comer, não deixe de levar o animalzinho a uma consulta veterinária. O profissional vai te passar uma lista com todas as opções de alimentos liberados na dieta, além de orientações sobre o que não deve ser oferecido para preservar a saúde do bichinho a longo prazo. 

Como cuidar de um diamante-sparrow

Para cuidar de um diamante-sparrow no dia a dia, é importante contar com uma gaiola espaçosa para o passarinho se movimentar. Além disso, inclua acessórios, como comedouro e bebedouro, para o sparrow ter um lugarzinho reservado para se alimentar.

Você também pode incluir um pequeno ninho para o animalzinho dormir. Essa espécie tem preferência por dormir em ninhos em vez de galhos. Além disso, ela gosta de tomar banhos em pequenos lagos, então investir em uma banheira para aves pode ser uma excelente opção.

Pássaro em comedouro

Para manter a gaiola limpinha e higienizada, é recomendado forrar o espaço com granulado higiênico e trocar os grãos sempre que lavar a gaiola, a cada sete dias. Esse tipo de produto funciona absorvendo as fezes e a urina, ajudando a manter os odores sob controle e deixar o espaço confortável para o pet. 

Criação de diamante-sparrow

Gostou da ideia de criar um diamante-sparrow? Esse bichinho amigável é um fiel companheiro do tutor. Porém, para ter a devida autorização do Ibama para criar esse pássaro exótico em casa, é preciso providenciar uma documentação especial.

Para ter os documentos que registram o pássaro de estimação regularizado pelo Ibama, é preciso comprovar que o animal foi adquirido por meios legais, em vez de retirado diretamente da natureza por traficantes. 

Ao investir em uma criação de pássaro sparrow, lembre-se que essa ave é bastante sociável e gosta de viver em bandos com cerca de 30 indivíduos. Por isso, vale considerar a sua capacidade de manter e cuidar de tantos animaizinhos de forma responsável e segura.

Reprodução de diamante-sparrow

Você já ouviu falar de diamante-sparrow cantando? Este é um dos comportamentos reprodutivos mais conhecidos da espécie. Na época de acasalamento, o macho canta para tentar se exibir e atrair a atenção da fêmea.

Durante a época de acasalamento, que acontece entre o final do outono e o começo do inverno, é mais fácil identificar a diferença entre o macho e a fêmea. Isso porque, nessa fase, o bico das fêmeas é um pouco mais escuro que o dos machos.

No período de acasalamento, a espécie costuma apresentar comportamento territorialista. A fêmea põe entre 4 e 7 ovos, que eclodem depois de 12 e 14 dias. Os ovinhos são chocados pelo casal, que se reveza durante o dia e a noite. Depois que nascem, os filhotes ficam com os pais por cerca de 40 dias.

Diamante Sparrow

Esperamos que tenha gostado de aprender tudo sobre o diamante-rabo-de-fogo. Se está considerando adotar esse passarinho, conte com o apoio da loja on-line da Petz. Em nosso catálogo, você encontra gaiolas, viveiros, rações próprias para aves, acessórios, medicamentos e muito mais. Confira já!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog