Cães Filhotes

Descubra quando é o dia dos filhotes!

Publicado em 21 de junho de 2023

Tempo de leitura: 5min

Já que os pets são nossos filhos de quatro patas, por que não ter um dia só para eles? Sim, nós nos lembramos deles todos os dias, mas o Dia dos Filhotes é especial, e eles merecem muitos presentinhos e mimos!

filhotes de cachorros dormindo deitados em pote de ração

Os cães e os gatos estão na lista dos animais de estimação mais adorados pelos humanos, mas os coelhos, hamsters, aves, lagartos, peixes, equinos e pequenos e grandes ruminantes também são muito queridos e lembrados no Dia dos Filhotes! Saiba mais sobre a data a seguir.

Quando é o Dia dos Filhotes?

O Dia dos Filhotes é comemorado em 12 de outubro. Isso mesmo, no mesmo dia que o Dia das Crianças! Muito fofo, não é mesmo? Não poderia ser diferente, afinal, eles são eternas crianças!

Como são considerados membros das famílias humanas e receberam o status de “filhos”, também faz sentido que tenham seu dia especial na mesma data que os filhotes humanos!

Cuidando de um filhote de cachorro

Agora que você já sabe quando é o Dia dos Filhotes, vamos falar sobre o que você precisa saber para cuidar de cachorrinhos bebês. Eles são muito fofos, engraçados, e nos conquistam só com o olhar. Além disso, precisam de muitos cuidados!

Mas quando o cachorro deixa de ser filhote? Os cachorros são considerados filhotes por um período de 10 meses a 2 anos, dependendo do porte. Animais de pequeno porte envelhecem mais rápido, então, já são adultos aos 10 a 12 meses.

Já os grandões são bebezões por mais tempo. Como possuem o crescimento um pouco mais lento e prolongado, alguns filhotes de cachorro de raças gigantes só chegam à maturidade aos dois anos.

Alimentação do filhote de cachorro

A primeira preocupação que se tem com o filhote é como alimentá-lo, e isso faz parte de como cuidar de cachorro filhote, afinal, sua dieta deve ser de ótima qualidade para que ele cresça forte e saudável.

Por isso, procure sempre oferecer rações Super Premium. Elas são completas, balanceadas e possuem as exigências nutricionais necessárias para os diferentes portes que comentamos acima.

No entanto, se o filhote ainda é muito pequeno e tem poucos dias de vida, ele não se alimenta de ração. Nesse caso, ou você encontra uma ama de leite, ou oferece um sucedâneo do leite materno canino.

Esse sucedâneo é encontrado nas lojas especializadas em produtos veterinários. Nem pense em oferecer leite de vaca ou de cabra para o cachorrinho, afinal, eles são de espécies bem diferentes.

filhotes de gato no meio das plantas.

Ensinando o filhote a fazer as necessidades no lugar escolhido pelo tutor

Ensinar um bebê a fazer xixi e cocô no lugar certo demanda tempo e paciência, mas os filhotes aprendem rápido. O primeiro passo é escolher onde será o banheirinho deles. Esse local deve ser tranquilo e longe do pote de comida e de água.

Existem vários tipos de “banheiros” para cães: tapetinhos higiênicos, bandejas sanitárias, jornais pets e sanitário com grama sintética. Escolha o modelo que mais se adapta ao seu estilo de vida.

Se sua casa é grande, em um primeiro momento, o pet vai precisar de mais de um local para suas necessidades. Isso porque ele pode não ter tempo de chegar até o local escolhido e acabar fazendo o que precisa no meio do caminho.

Sempre que ele acertar o lugar, faça bastante festa, encha-o de carinhos e petiscos. Quando ele errar, nada de bater ou gritar. Isso só o confunde e pode fazer com que ele coma as fezes!

Pode dar banho em filhote de cachorro?

Com quantos dias pode dar banho em filhote de cachorro? O filhote só poderá tomar banho em pet shop quando já tiver terminado seu esquema vacinal. Isso não quer dizer que não possa tomar banho em casa.

Deixe o banheiro bem fechado para evitar que ele se resfrie. Coloque água morna em um recipiente grande o suficiente para que ele caiba dentro sem ficar apertado. Use um shampoo neutro para filhotes de cães.

Coloque brinquedos na água e comece colocando só um pouco dela no recipiente para ele ir se acostumando aos poucos. Brincando, o banho vai ficar mais divertido e sem traumas para quando ele for para o pet shop.

As vacinas do filhote

A vacinação do filhote é uma etapa muito importante na vida dele. Ela é imprescindível para que ele não adoeça enquanto é tão frágil, permitindo que cresça com anticorpos que o protegerão frente aos muitos desafios da sua vida.

Quando pode dar a primeira vacina no filhote de cachorro? Essa resposta depende de muitos fatores: se o filhote mamou na mãe, se ele foi encontrado abandonado, se está bem-nutrido e outros.

Por isso, logo que o peludinho chegar em casa, leve-o para uma primeira consulta com o médico-veterinário para que ele oriente sobre as vacinas, castração, troca e escovação de dentinhos, escovação dos pelos, limpeza dos ouvidos e tudo mais que você precisar saber.

imagem de filhotes de gatos e cachorros

Pronto para comemorar o Dia dos Filhotes? Ainda não? Então, conte com as lojas da Petz para ajudar você nessa comemoração. Temos tudo que você precisa para deixá-lo muito feliz. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog