Filhotes

Saiba até quando um gato é filhote e reconheça os sinais

Publicado em 11 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Afinal de contas, você sabe dizer até quando um gato é filhote? Realmente, muitas vezes, pode ser bem difícil conseguir reconhecer as diferentes fases dos felinos. 

Gato filhote no colo de tutor

Vamos esclarecer de uma vez por todas quais são as características que determinam cada uma das fases. Afinal, são mudanças tanto físicas quanto comportamentais que todos os tutores e tutoras precisam observar nos bichanos, pois isso implica em novas necessidades de alimentação e de rotina.

Ciclo de vida: a fase filhote

Definitivamente, a fase filhote de um bichinho é aquela que amolece o coração de qualquer pessoa, não é mesmo? Não há quem resista a um animal que acabou de nascer ou ainda é um bebê, com seu corpinho pequeno e cheio de energia.

No entanto, como os bichanos costumam crescer de maneira bastante rápida, é muito comum que os tutores não consigam saber com certeza até quando o gato é considerado filhote. Afinal de contas, o cálculo de anos que fazemos entre os humanos não é o mesmo para os animais.

Antes de mais nada, para que você entenda melhor, é preciso desapegar da contagem de anos com a qual estamos acostumados. Para os seres humanos, a fase da infância vai até os 12 anos, mas não é possível aplicar o mesmo cálculo no caso dos gatos.

Para entender até quando um gato é filhote, precisamos praticar outro tipo de raciocínio. Para os felinos, o ciclo é diferente, e a classificação da infância vai somente até os 12 meses de idade.

Parece muito pouco, certo? No entanto, se você considerar todas as fases da vida de um gato, vai entender que faz sentido. Isso se deve ao fato de que esses animais se desenvolvem totalmente dentro do primeiro ano de vida.

Em outras palavras, quando o gatinho completa um ano de idade, ele já pode ser considerado um gato adulto. Nesse sentido, se você quiser fazer matemática, um ano para os felinos é o equivalente a 14 anos dos seres humanos. Muito diferente, né?

Crescimento dos felinos

Por enquanto, você já entendeu até quando um gato é filhote por meio da contagem dos meses e anos de idade, certo? Porém, também é muito importante conseguir fazer essa identificação por meio da observação das características comportamentais e físicas.

Quem já adotou um gato filhote sabe que o bichano pode crescer muito rápido, ou seja, mesmo antes de completar um ano de vida, já não possui mais a aparência de um gato que nasceu há pouco tempo.

Muitas vezes, o animal atinge seu tamanho máximo ainda na infância, ou seja, é muito fácil ser confundido com um adulto! E você sabe que existem perigos nesse tipo de confusão?

Por exemplo, já pensou o que pode acontecer se um gato filhote se alimentar todos os dias com uma ração para gatos adultos? Os nutrientes que o organismo de cada um precisa são diferentes. Logo, sua saúde e bem-estar ficariam comprometidos.

É por esses e outros fatores que é tão importante entender com clareza até quando um gato é filhote. Dessa forma, é possível evitar o surgimento de diversos problemas e promover uma qualidade de vida maior para o bichano.

Quatro gatos filhotes em grama

Da mesma forma, é essencial saber quando o animalzinho entra para a terceira idade. Afinal de contas, o gatinho idoso também passa por mudanças e possui necessidades diferentes, precisando, inclusive, de uma ração especial. Então, fique sabendo: a transição da fase adulta para a idosa acontece aos oito anos.

Transição entre as fases

Já sabemos até quantos meses um gato é filhote e quando passa da fase adulta para a idosa, certo? Porém, as alterações no corpo e no comportamento do pet não acontecem de um dia para o outro. Assim como todas as mudanças de fase da vida, existe uma transição entre o antes e o depois.

Inclusive, as mudanças no ciclo de vida dos gatos acontecem de maneira diferente quando o bichano é castrado e quando não é. Você sabia disso? Sim, isso acontece porque a castração é um procedimento que diminui a produção de hormônios no animal.

Sendo assim, um gato castrado certamente possui menos instintos de reprodução, briga e tentativas de fuga. Portanto, caso o bichano já tenha sido submetido à operação, essas mudanças de comportamento serão mais sutis, principalmente se a castração tiver sido realizada com poucos meses de vida.

Brincadeiras diminuem na fase adulta

Outra mudança de comportamento que podemos observar na transição entre a fase filhote e a fase adulta é a frequência com a qual o bichano quer brincar. De maneira geral, enquanto o gatinho filhote brinca o tempo todo, o gato adulto já não tem a mesma disposição.

Porém, é importante ficar atento: todo gato brinca. Sim, a brincadeira precisa fazer parte do dia a dia do felino para que seu bem-estar esteja em alto nível. Isso vale até mesmo para os gatinhos idosos!

Contudo, é claro que aquela energia que não acaba nunca é algo que permanece apenas nos animais mais novos. Conforme vão envelhecendo, os gatos costumam brincar menos, mas nunca deixam de se interessar pelos momentos de diversão.

Promover saúde e bem-estar

Conhecer as fases de vida dos gatos faz parte das responsabilidades de um tutor. Afinal, queremos sempre o melhor para o bichano, não é mesmo? Para isso, é preciso buscar conhecimento sobre sua natureza e, então, se esforçar para promover o máximo de saúde e bem-estar ao animal.

Gato filhote no colo de tutor

Para encontrar todos os itens de alimentação, higiene, conforto e lazer para o gatinho, é só acessar o pet shop on-line da Petz! Lá você tem tudo o que precisa e pode comprar de maneira fácil e rápida. Assim, você ganha praticidade e o bichano fica ainda mais feliz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog