Gatos

Gato pode comer pão de queijo? Tiramos a sua dúvida!

Publicado em 11 de junho de 2022

Tempo de leitura: 4min

Você já deve ter notado que gato é um bicho bem astuto e ligeiro. Se está com fome, e há comida na mesa, basta um segundo de distração, que ele já pula e pega o que consegue. Em uma dessas caças, o alvo pode ser aquele pãozinho de queijo delicioso que você acabou de assar. Porém, gato pode comer pão de queijo?

perfil de gato dormindo.

O ideal é não oferecer o alimento, mas se o animal o ingeriu, não precisa se preocupar. Em pouca quantidade, pão de queijo não faz mal ao seu gato. Falaremos um pouco mais sobre o tema no artigo abaixo. Acompanhe!

Por que gato não pode comer pão de queijo?

Como dito, um pedacinho não faz mal ao gato. No entanto, o pão de queijo é um petisco que deve ser evitado por conta das calorias e das gorduras, que podem ser maléficas para os felinos.

Comer pão de queijo não traz benefício nenhum para a saúde do gato, pelo contrário. A dieta habitual dele fica prejudicada, pois ele não ingere os nutrientes necessários para garantir bem-estar.  

Isso sem contar que, se a oferta do petisco vira um hábito, a longo prazo, pode ocasionar sobrepeso no bichano, devido ao excesso de calorias e gorduras. Sendo assim, a resposta para “gato pode comer pão de queijo?” é negativa. Após um tempo, essa ingestão é muito prejudicial para o pet.

Todas as vitaminas que o amigo de quatro patas precisa para passar bem o dia estão presentes na ração, que ele não comerá na quantidade ideal, se ingerir o pão de queijo.

Gato comeu pão de queijo: o que fazer?

Agora, sabendo se gato pode comer pão de queijo, é importante ficar de olho no bichando caso ele coma um pedaço sem você perceber. Fique atento ao seu gato nas próximas horas e não se culpe. Em pequena quantidade, o pão de queijo pode causar um leve desconforto estomacal no seu bichano.

Uma vez que o pão de queijo não faz parte da alimentação do gato, pode ser que ele apresente alguns sintomas, caso a ingestão tenha sido mais que somente um pedacinho. Fique atento aos sintomas que seu gato pode apresentar:

  • desconforto abdominal;
  • vômito;
  • diarreia.

Monitore o comportamento do seu bichano e, se houver alguma alteração significativa no estado de saúde, é importante levá-lo a um veterinário de confiança para ser examinado e medicado adequadamente.

gato filhote dormindo com as patas para cima.

Opções saudáveis de petiscos para o gato

Como falamos acima, os gatos podem ser ousados e ligeiros quando querem pegar algo. O ideal é ficar bem atento e não deixar nada que eles não possam comer dando sopa na mesa — especialmente sabendo a resposta de “gato pode comer pão de queijo?”. 

Se você quer variar um pouco mais a alimentação do seu pet, ofereça alguns petiscos seguros e saudáveis. Entre as opções que marcam presença na lista de o que gato pode comer, podemos destacar:

  • frutas: banana, maçã, pera, melão e melancia;
  • legumes: cenoura, pepino e abóbora.

Esses alimentos contêm fibras que podem auxiliar o sistema digestivo e facilitar o trânsito intestinal do seu gato. Porém, é primordial estarem bem higienizados e sem nenhum tempero.

Em relação às frutas, além de limpá-las adequadamente, retire o miolo, no caso da maçã e da pera, e as sementes, que podem fazer mal para a saúde do felino. Antes de oferecê-las ao seu gato, corte-as em pedaços pequenos.

Outro detalhe importante é não exagerar na dose e só oferecer de vez em quando, sempre como complemento à alimentação. Seu gato vai adorar experimentar novos sabores que não prejudiquem a saúde.

Alimentação equilibrada e saudável

A alimentação do seu gato deve ser sempre equilibrada para a saúde estar em dia. Oferecer uma ração adequada, de acordo com a idade e o tamanho dele, é sempre a melhor alternativa.

As rações oferecem todas as vitaminas e nutrientes necessários para o seu bicho de estimação. São produtos elaborados por especialistas e atendem a todas as exigências nutricionais diárias do pet, como quantas gramas o gato come, por dia, de cada um dos nutrientes necessários para a saúde. 

Com tantas opções saudáveis e saborosas recomendadas por médicos veterinários, não há necessidade de oferecer alimentos que possam fazer mal para seu pet. 

gato comendo algo de potinho.

Gostou de saber se gato pode comer pão de queijo? Para descobrir mais sobre alimentação e cuidado com o gato, acompanhe nossas postagens aqui, no blog da Petz! Aproveite e deixe suas principais dúvidas sobre a dieta do felino nos comentários. Vamos adorar te ajudar! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog