Cães Nutrição

Ração para cachorro: qual a opção ideal para seu pet?

Publicado em 30 de maio de 2017

Tempo de leitura: 3min

Saber quando e com o que alimentar seu cachorro é de certa forma um mistério, mas não tema! Estamos aqui para desvendar esse mistério culinário. Saber a porção correta de ração para cachorro e criar uma rotina pode se tornar bastante simples depois que você conhece seus fundamentos.

Qual é a melhor escolha de ração para cachorro?

Comer besteiras o dia inteiro parece a dieta dos sonhos, certo? No entanto, todos sabemos que uma dieta balanceada é o que precisamos. O mesmo se aplica aos cachorros, e a melhor escolha de ração para cachorro são as super premium.

Ração para cachorro envolta em fita métrica ao lado de copo de medidas

Não importa se o alimento é seco ou enlatado, a proteína de carne ou peixe é geralmente o ingrediente base do produto. As marcas super premium custam mais, no entanto são o melhor negócio para a saúde do seu cão. As rações dessa categoria ofertam mais sustento, o que leva seu cão a comer menos, mas permanecer satisfeito por mais tempo.

Se compararmos a ração seca para cães com a enlatada, a seca é melhor para os cães de porte grande, pois eles dificilmente conseguem atender suas necessidades nutricionais com comida enlatada. Se o seu cão tem até cerca de 13,5 kg, os alimentos secos são a melhor escolha.

Programando as refeições do seu pet

Ao optar por programar as refeições do seu cãozinho, você tem a opção de controlar a quantidade de ração que ele recebe e quantas vezes por dia, de maneira a adaptar a dieta do seu pet a sua idade e raça. Aqui vão algumas dicas de como programar as refeições do cachorro:

  • 6-8 semanas: se o seu filhote se encontra nessa fase, você pode alimentá-lo de 3-4 vezes ao dia.
  • + de 8 semanas: nessa etapa do desenvolvimento, seu filhote deve ser alimentado duas vezes ao dia.
  • 6 meses ou mais: alguns especialistas consideram que cachorros na fase de jovem adulto podem ser alimentados apenas uma vez ao dia. Outros especialistas afirmam que uma única refeição por dia pode levar ao sobrepeso ou até mesmo a obesidade, além de aumentar a propensão para o desenvolvimento de uma torção gástrica em animais de grande porte. Neste caso, considere conversar com seu veterinário para que ele te indique quantas vezes e quanta ração seu cachorro deve receber enquanto cresce.
  • 6 anos ou mais: antes de adotar uma rotina de refeição para cachorro nesta fase, consulte seu veterinário. Usualmente, os cães com mais de 6 anos são alimentados duas ou três vezes ao dia com ração específica, de acordo com a idade.

Pet em frente a pote vazio e pote com ração para cachorro

Quando seu cachorro deixa a “infância”, geralmente por volta do 1 ano a depender da raça, é ideal que sua alimentação seja alterada para de adulto. Essa alteração deve ser gradual, introduzindo a ração de adulto diariamente, com aumento gradual enquanto diminui a ração de filhote.

Além da ração adequada para o seu cão, lembre-se que seu pet deve ter acesso a água limpa e fresca. Uma dica importante sobre a alimentação do seu cachorrinho é: se a pele não está ressecada e o pelo encontra-se sedoso, você provavelmente está fazendo a coisa certa.

Encontrar a melhor ração para cachorro pode ser difícil, considerando que dois cachorros nunca são iguais e existe uma variedade imensa de alimentos para cães no mercado.

Consulte um especialista e encontre as mais variadas rações na Petz. Seu cão irá agradecer o seu cuidado com a alimentação dele.

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog