Gatos

Dicas de como saber se o gato está com febre!

Publicado em 13 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Os felinos são animais que escondem os sintomas quando estão doentes e, por isso, fica muito difícil para o tutor identificá-los. Então, vamos falar sobre dicas de como saber se o gato está com febre para ajudar você nessa empreitada!

Gato com pelagem clara deitado no chão.

Apesar de ser uma tarefa difícil, alguns comportamentos do bichano podem indicar que ele está com febre ou algum desconforto. É com essas alterações que o tutor acaba suspeitando da febre em gatos.

Qual a temperatura normal nos gatos?

Para aprender como saber se o gato está com febre, o tutor precisa antes reconhecer a temperatura normal da espécie. Comparada à do corpo dos seres humanos, ela é maior, e isso pode confundir o tutor.

O normal, para os felinos, é de 38ºC a 39,5ºC. Assim, a temperatura do gato com febre é acima de 39,5ºC, tolerando-se 1ºC a mais em dias muito quentes e se o bichano estiver ofegante.

Como medir a temperatura do gato?

Então, como saber se o gato está com febre? Para conferir com precisão, o ideal é colocar um termômetro no ânus do animal e aferir a temperatura corporal do bichano.

Só que não é todo mundo que consegue ou sabe como medir febre de gato em casa. O bichano precisa cooperar e, muitas vezes, isso não acontece. Se for possível contar com a ajuda de outra pessoa, o procedimento fica mais fácil.

No entanto, se o tutor está sempre pegando o gatinho no colo, já deve estar acostumado com a temperatura corporal mais quente e consegue identificar quando está anormal. Caso tenha mais de um felino em casa, pode comparar a temperatura deles com a mão na barriguinha dos dois ao mesmo tempo.

Como o gato fica quando está com febre?

Quando nós, humanos, estamos com febre, sentimos o corpo dolorido e muita vontade de ficar na cama. Isso também acontece com os bichanos. Para identificar melhor, conheça, a seguir, outros sintomas de febre em gatos.

gato pode comer cenoura crua3 1

Apatia

Como dissemos, a vontade é grande de não fazer nada quando estamos doentes. O gato com febre também não se anima: fica apático, amuado, deitado o tempo todo, mesmo que não esteja necessariamente dormindo.

Caso o tutor o chame para brincar, ele não aceita. Tirá-lo do esconderijo à força é pior, pois ele vai tentar se proteger e pode arranhar ou morder o tutor, uma vez que o incômodo da febre também o deixa mal-humorado.

Olhos e orelhas diferentes

Quando estão com febre, alguns animais podem apresentar os vasos dos olhos mais ingurgitados de sangue, aparentando estar mais avermelhados.

Ao tocar a ponta das orelhas do gatinho, o tutor pode sentir que elas estão mais quentes. O focinho do gato, antes brilhante e mais frio que o corpo, também fica mais seco e com a temperatura elevada. Com todos esses sintomas, é possível que a frequência respiratória do felino tenha aumentado.

Falta de apetite e de higiene

A febre causa um incômodo tão grande que é possível que o gatinho coma pouco ou até mesmo recuse o mais gostoso dos sachês e nem chegue perto da água, ficando desidratado.

Outra coisa bastante comum no gato com febre é a falta de higiene. Ele para de tomar banho, os pelos ficam arrepiados e é possível observar pequenas caspas nos pelos, principalmente no dorso.

Agora, você tem como saber se o gato está com febre. Essas condições não dão 100% de certeza, mas, pelo menos, apontam que algo não está bem com seu felino. Lembre-se de que a temperatura corporal fora do normal é um sintoma, e não uma doença em si.

Desconfio que meu gato está com febre, e agora?

Gato com febre: o que fazer? Se você acha que seu bichano está mal, não há muito o que se fazer em casa. O mais seguro é levá-lo para uma consulta com o médico-veterinário para que ele realize o diagnóstico exato e prescreva os medicamentos certos.

Além disso, como a febre é um sintoma, para descobrir o que está acontecendo com o bichano, o veterinário pode requisitar exames complementares, como os de sangue, para fazer o diagnóstico.

Caso o gatinho apresente outros sinais, os exames de imagem podem ser auxiliares nesse momento. Por exemplo, se ele estiver espirrando e com catarro, uma radiografia é de grande valia.

Se ele apresentar vômitos ou diarreia, o veterinário pode solicitar um ultrassom abdominal e um exame coproparasitológico de fezes para identificar algum parasita intestinal que possa estar causando esses sintomas.

Posso medicar meu gato com um antitérmico?

Não recomendamos que o tutor medique o gatinho sem a prescrição do médico-veterinário por diversos motivos. Primeiro, não é todo antitérmico de uso humano que pode ser dado para os animais.

O paracetamol, por exemplo, é altamente tóxico para os gatos, e somente uma dose pode levar o pet ao óbito. O ibuprofeno e o ácido acetilsalicílico também são muito nocivos.

Além disso, dar um remédio antes de saber o motivo da febre pode mascarar o sintoma e deixar o animal mais confortável. Assim, o tutor pode achar que não precisa levá-lo para o atendimento, porém, isso impede a identificação correta do problema.

gato tem medo de fogos3

Como saber se o gato está com febre já não é mais um mistério para você! Porém, o ideal mesmo é levar o bichano para uma consulta com os veterinários das lojas da Petz. Agende uma consulta e venha nos conhecer!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog