Cães

Meu cachorro não gosta de brinquedos: o que fazer?

Publicado em 26 de julho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Existe uma questão muito comum que assombra vários tutores: meu cachorro não gosta de brinquedos! Pode parecer que seu peludo tem algum problema maior, mas nem sempre esse é o caso. Às vezes, o bichinho não sente vontade de brincar com os acessórios que o tutor oferece por falta de estímulo.

cachorro feliz

Por isso, antes de chegar à conclusão de que pode ter algo a investigar, saiba que existe cachorro que não gosta de brincar com alguns dos brinquedos mais comuns. A seguir, entenda como oferecer uma diversão diferenciada para o seu pet e quando a falta de brincadeira pode ser um sinal ruim.

Por que meu cachorro não brinca?

Há diversos motivos que fazem o cão perder o interesse pelos acessórios de diversão que o tutor oferece. Por isso, não é preciso se preocupar logo de cara. O pet pode não gostar do brinquedo para cachorro apresentado, preferir outras atividades, ser mais preguiçoso, etc.

Por isso, a questão “meu cachorro não gosta de brinquedos” costuma ser solucionada com outras opções de brincadeiras que agradem ao pet. A seguir, ao lado de Karina Mussolino, médica-veterinária da Petz, separamos alguns exemplos de brinquedos que aumentam o interesse do seu bichinho.

Wobbler

É difícil achar um cachorro que não gosta de brincar, mas encontrar um que não gosta de comer é uma missão mais complicada ainda! Por isso, o brinquedo wobbler junta duas necessidades caninas em uma: brincadeira e alimentação. Ele é feito para que os bichinhos tenham um estímulo a mais para interagir com o acessório.

Disponível em diferentes tamanhos, de acordo com o porte do peludo, esse brinquedo tem um tubo dedicado aos petiscos ou às pastas feitas para o consumo dos cachorros. Assim, os pets tentam comer tudo enquanto se divertem.

filhote com bola de futebol pequena

É importante lembrar que esse tipo de brinquedo não substitui a alimentação do cachorro. Ou seja, mesmo com a adição dessa brincadeira à rotina do pet, a dieta dele deve continuar a mesma. Se você tiver dúvidas, consulte um médico-veterinário.

Mordedor-escovinha

Um cachorro brincando e cuidando da própria saúde: essa é a premissa do brinquedo mordedor-escovinha. Além de ser feito com um material que os pets adoram morder, o acessório tem cerdas que ajudam a higiene bucal do bichinho.

Apesar de, por vezes, ser deixada de lado pelos tutores, a higiene bucal é muito importante para a saúde geral do bichinho. Por isso, esse brinquedo também faz sentido para aqueles pets que têm resistência na hora de escovar os dentes.

Se, ainda assim, o bichinho não se interessar, você pode colocar algum tipo de petisco, pasta ou ração úmida para chamar a atenção para o brinquedo. No entanto, é importante verificar se o pet está mordendo o acessório, visto que a higiene bucal só é alcançada dessa forma.

Bolinha interativa

Por fim, a bola interativa é outro brinquedo muito popular entre os cães! Esse acessório é recomendado para todos os peludos, visto que proporciona diversão e ajuda no enriquecimento ambiental quando eles ficam sozinhos.

Trata-se de uma bola que abre ao meio. Internamente, você pode colocar um pouco de ração seca ou petiscos pequenos. Em seguida, basta juntar as metades novamente e oferecer o acessório para o cachorro. Por meio de uma pequena abertura, a comidinha vai caindo enquanto a bola rola!

Esse brinquedo é uma ótima alternativa para cães ansiosos, visto que distrai enquanto gera recompensas deliciosas! No entanto, é importante conversar com o médico-veterinário para entender a quantidade de ração que deve ser oferecida para o pet por meio desse método.

Quando a falta de interesse é um problema

Se, depois de tentar todas essas alternativas, você continuar dizendo: “meu cachorro não gosta de brinquedos de jeito nenhum”, isso pode ser um sinal de alerta para uma questão maior.

Caso o peludo não responda a nenhum estímulo, se recusa a comer, não se interessa por nenhuma brincadeira e/ou fica muito recluso, ele está apresentando sintomas de depressão canina. Este problema pode ser originado de diversos fatores, que, nem sempre, estão sob o controle do tutor. 

Por isso, é importante saber os costumes do seu cachorro e manter o acompanhamento constante com um médico-veterinário. A melhor forma de agir é procurar o profissional e entender o melhor tratamento a ser feito. 

cachorro ao lado de brinquedo
Entendeu como lidar com o problema “meu cachorro não gosta de brinquedos”? Aqui, no blog da Petz, sempre postamos informações para garantir o bem-estar dos nossos melhores amigos de quatro patas. Não deixe de navegar entre os conteúdos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog