Plantas

Como fazer muda de alho? Conheça um passo a passo

Publicado em 11 de dezembro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Se você gosta de consumir uma refeição orgânica e cuidar de uma horta, aprender como fazer muda de alho é uma ideia interessante. Afinal, esse tempero traz um gosto todo especial às refeições, seja uma massa ou mesmo o tradicional arroz com feijão.

como fazer muda de alho

Entender como fazer muda é uma tarefa simples: até quem ainda é novato no cultivo consegue aproveitar essa prática. Ficou interessado? Continue lendo o conteúdo a seguir para conferir algumas dicas de como aproveitar alhos fresquinhos em sua refeição!

Por que plantar alho?

Antes de explicarmos como fazer muda de alho, você sabe por que plantá-lo? Afinal, existem diversas plantas, temperos e vegetais que podem ser facilmente cultivados no quintal de casa. Porém, a escolha desse condimento não é por acaso.

Isso porque o cultivo de uma muda de alho traz diversos benefícios à sua vida, além de ser fácil de cuidar em casa. Veja os principais benefícios abaixo.

  • Ajuda a combater o crescimento e a proliferação de bactérias, vírus e fungos, já que possui ação antimicrobiana;
  • Previne o câncer de cólon por conta da alicina, da aliina e do alhoeno, compostos sulfurados, que agem como poderosos antioxidantes;
  • Protege o coração, já que o alho é eficaz na diminuição dos níveis de colesterol ruim no sangue;
  • Combate doenças inflamatórias, diminuindo a dor e regulando a resposta do sistema imunológico do corpo;
  • Evita as doenças respiratórias, já que conta com as propriedades antissépticas e expectorantes que facilitam a respiração;
  • Mantém o cérebro saudável por conta do enxofre, do selênio e da colina.

Convencido de que vale a pena aprender como fazer muda de alho em casa? Então, não perca tempo e comece a sua horta com algumas dicas e o passo a passo que explicaremos mais adiante.

Como plantar alho em casa?

Sabia que é possível fazer a sua horta sem semente de alho? Para começar o cultivo desse condimento, você pode ir ao mercado comprar um broto do vegetal.

Mas como fazer a muda de alho para planta? É bem simples. Você precisará de um recipiente aberto, como uma bandeja ou uma tigela, papel-toalha, vaso e terra fertilizada. Com esses materiais reunidos, siga o passo a passo abaixo.

  1. Separe os dentes de alho;
  2. Encha o recipiente aberto com água;
  3. Coloque a parte inferior do dente de alho em contato com a água;
  4. Espere três dias ou até o alho começar a brotar;
  5. Plante a muda na terra.

É importante ter um cuidado extra no plantio. Isso porque as raízes devem ter de três a cinco centímetros de profundidade, deixando um espaço de três dedos entre cada muda, evitando que as plantas “roubem” os nutrientes uma da outra.

como fazer muda de alho

Cuidados na manutenção da sua horta

Viu como é fácil aprender como fazer muda de alho e aproveitar todos os benefícios desse condimento caseiro? Porém, assim que a muda entra em contato com a terra, o próximo passo é entender como cuidar, afinal cada planta possui necessidades próprias.

Para aprender como plantar em casa o alho, fique atento aos tópicos abaixo. Confira em que você deve se atentar para ter uma horta no quintal.

Luminosidade

A exposição à luz do sol é muito importante para o cultivo. Afinal, a fotossíntese é essencial para o crescimento saudável das plantas, porém cada uma possui necessidades específicas.

O alho é um condimento que precisa ficar exposto diretamente ao sol por algumas horas do dia. Mas fique atento! As mudas devem ter algum momento fresco nas sombras, por isso escolha o local da horta com cuidado.

Solo

Uma boa notícia é que o alho não tem muitas exigências quanto ao solo. Isso quer dizer que você pode escolher desde terras menos férteis até aquelas que possuem grandes quantidades de nitrogênio.

Porém, o ideal é escolher solos leves, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Para ficar mais fácil de comprar, lá vai uma dica: o pH ideal é de 5,5 a 8,3.

Irrigação

Nos primeiros dias, a rega é muito importante, por isso deve ser feita de duas a três vezes. Depois de uma semana, você pode diminuir a frequência da irrigação. De 10 a 20 dias antes da colheita, é hora de suspender a água.

Colheita

Agora que já ensinamos como fazer muda de alho e cuidar da plantinha, é hora de explicar como realizar a colheita, que deve acontecer depois de oito meses do plantio.

Se estiver em dúvida se as mudas estão realmente prontas para serem colhidas, é só verificar se as folhas estão murchas.: esse é um sinal de que estão maduras.

Assim que colher, lembre-se de secar bem, limpar e deixar algum tempo ao sol. Depois, é só aproveitar e temperar a sua comida com um produto que você mesmo plantou.

como fazer muda de alho

Caso precise de algum material, não se esqueça que você encontra tudo para as suas plantas na Petz. Acesse e confira como podemos te ajudar a cuidar da sua horta.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog