Plantas

Como fazer muda de peperômia e cuidar bem da plantinha!

Publicado em 02 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Se existe uma plantinha de fácil cultivo e famosa no Brasil é a peperômia. Com vários nomes comuns que dependem da espécie, essa verdinha encanta os jardineiros de plantão pela beleza. Quer aprender como fazer muda de peperômia? Então nos acompanhe!

Mulher segurando um vaso com terra.

Talvez você tenha uma em casa, mas nem saiba, tamanha a quantidade de tipos de peperômia que existem. São formatos, tamanhos e cores diversos, uma mais linda que a outra! Ficou curioso? Saiba mais como cuidar dessa planta.

Origem da peperômia

A planta peperômia é originária do continente americano e algumas espécies são nativas aqui do nosso país verde e amarelo! E é por isso que o cultivo é tão fácil: ela já está acostumada com nosso clima e nossas intempéries.

Mas, como nosso país tem diversos tipos de climas, a peperômia é mais adaptada ao clima parecido com o da Mata Atlântica, ou seja, tropical úmido, quente, mas com muita sombra.

Assim, aprender como cuidar da planta peperômia não tem segredo. Basta entender que ela gosta desse tipo de solo úmido, rico em matéria orgânica e que está sempre com um índice de umidade um pouco mais alto.

Como fazer mudas da peperômia

Se você tem uma peperômia em casa, já deve ter notado que ela não tem sementes. Desta forma, como fazer muda de peperômia? Tudo é fácil e simples com essa plantinha, veja só!

Aprender como fazer muda de peperômia não requer muita habilidade, e mesmo o jardineiro iniciante consegue fazer a plantinha vingar com sucesso! Uma forma de reprodução é a estaquia, ou seja, a partir de um ramo da verdinha é possível fazer outras plantinhas semelhantes!

E tem como fazer muda de peperômia com a folha direto na terra? Sim, esse método também é muito fácil. E na água, a mudinha também vinga? Com certeza. Como dissemos, essa planta é muito generosa e nos dá suas mudinhas de maneira simples e acessível para todos!

Muda de peperômia por estaquia

Fazer a muda de peperômia por estaquia é muito fácil. Você só precisa de um ramo da espécie que você quer reproduzir. Esse ramo pode ser obtido pela poda de alguma peperômia adulta.

Ou você pode escolher um cabinho que aparenta estar bem saudável. Tanto o ramo quanto o cabo precisam ter aproximadamente 10 centímetros de comprimento. Corte-os com uma tesoura bem afiada para não amassar o centro.

Prepare o solo que vai receber a mudinha. Lembre-se de que ela gosta de uma terra rica em matéria orgânica e bem molhadinha. Para evitar o apodrecimento das raízes, faça uma boa camada de drenagem no fundo do vaso ou da floreira.

Coloque o substrato por cima dessa camada e finque o ramo, deixando 1/3 para dentro da terra e o restante para fora. Faça uma leve pressão em volta para que ele fique bem fixo. Pronto, agora é só esperar o aparecimento das primeiras folhinhas!

Muda de peperômia na água

Como fazer muda de peperômia na água? Muito fácil também. Basta pegar um raminho da planta e colocar em um recipiente com água limpa.

A muda pega muito fácil, mas também produz mais raízes que brotação. Por isso, se a sua escolha é manter a planta na água, saiba que vai demorar um pouco mais para ela brotar.

Mulher colocando terra num vaso retangular.

Muda de peperômia pela folha

Como fazer muda de peperômia pela folha? Essa mudinha também se desenvolve muito facilmente e de forma simples. Ao invés de colocar, na terra, um ramo da planta, basta colocar algumas folhas.

Em torno de 30 dias, ela já começa a brotar. A folha pode ser retirada com ou sem um pedacinho do caule, não faz diferença no tempo ou na forma de brotação. Não esqueça de regar as mudas na terra sempre que senti-la um pouco mais seca.

Como cuidar da peperômia

Agora que as mudas já se transformaram em lindas plantas, é preciso saber como cuidar direitinho da peperômia para que ela continue bem colorida, vistosa e encantando a todos.

Para tanto, alguns cuidados rotineiros são suficientes. Como já foi dito, a peperômia não é uma planta de difícil cultivo e também não é muito exigente nas necessidades.

Luminosidade

A peperômia aprecia a meia sombra ou um ambiente interno com boa claridade natural. Nada de sol a pino ou escuridão, pois, em ambas as situações, a planta vai definhar e morrer.

Escolha um local próximo de uma janela, por exemplo, onde a peperômia consegue receber a luz indiretamente. Ao manter essa plantinha nas condições ideais, ela será sua companheira fiel!

Rega

A rega é uma necessidade de qualquer planta. Pode parecer fácil, mas, no caso da peperômia, é preciso um pouco de cuidado para não encharcar a verdinha, já que os ramos são suculentos, ou seja, armazenam água.

Não tem como estabelecer qualquer regra do tipo: “a peperômia deve ser regada tantas vezes na semana”. Isso é genérico demais, levando em consideração os diversos tipos de clima no país, o tipo de substrato usado e a qualidade da camada de drenagem.

Sendo assim, para saber se é hora de regar a peperômia ou não, basta colocar o dedo na terra e enterrá-lo um pouquinho. Se ele sair sujo de terra, quer dizer que o solo ainda está úmido. Caso contrário, é hora de umedecer a plantinha.

Terra para planta com uma pá vermelha em cima.

Gostou de aprender como fazer muda de peperômia? Para colocar a mão na massa, conte com as lojas da Petz! Nosso setor de jardinagem é completo e também muito bonito, venha nos conhecer!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog