Curiosidades

Confira como plantar hera no muro

Publicado em 31 de julho de 2022

Tempo de leitura: 5min

A hera é uma das trepadeiras mais resistentes que existem e fica linda como decoração de ambientes, dando maior amplitude e sensação de aconchego. A planta é cada vez mais utilizada. Por isso, hoje, vamos ensinar como plantar hera no muro!

Pessoa com terra na mão.

Na verdade, “hera” é o nome dado a diversas plantas trepadeiras utilizadas para ornar muros e paredes. Com elas, não há tempo ruim, pois são pouco exigentes e crescem em qualquer lugar.

Por recobrirem as fachadas das casas rapidamente, diminuem a manutenção das paredes que recobrem, com a vantagem adicional de impedir a ação indesejada dos pichadores. Sendo assim, é vantajoso saber como plantar hera no muro.

Tipos mais utilizados

As heras mais comuns são do gênero Hedera sp. No entanto, outras trepadeiras lenhosas também são chamadas de hera, como você verá em nossa lista de tipos de hera para muro.

Hedera helix

Mais conhecida como hera-inglesa, a Hedera helix é a mais famosa entre as heras verdadeiras. As folhas são verde-escuro com manchas brancas, pratas ou amarelas, brilhantes e lobuladas.

As flores são hermafroditas e atraem abelhas e borboletas na primavera e no verão. Os frutos são pequenos, negros e globosos. Eles servem de alimento para diversos pássaros, mas são potencialmente tóxicos para o ser humano e outros animais.

Hedera canariensis

Também chamada de hera-das-canárias ou hera-da-madeira, essa planta tem folhas de 12 cm de comprimento e 15 cm de largura, de coloração verde-escura e nervuras em verde-claro. Os caules são vermelhos-escuros intensos.

Parthenocissus tricuspidata

A hera-japonesa é muito procurada por ter as folhas parecidas com as da parreira, sendo chamada de falsa vinha. As frutas também são semelhantes a pequenas uvas em cachos esparsos.

A folhagem é avermelhada na primavera, verde no verão e gradativamente dourada ou acobreada no outono, caindo no inverno. Por essa diversidade de cores que a planta apresenta conforme as estações do ano vão mudando, é muito apreciada como ornamento dentro e fora de casa.

Plantas no jardim.

Ficus pumila

A unha-de-gato mantém as folhas verdes durante todo o ano, pois é muito resistente às intempéries sazonais. A folhagem é pequena e tem o formato de coração, com cerca de 2,5 cm de comprimento.

Ela faz parte da família das figueiras, por isso o fruto assemelha-se ao figo. Das heras descritas, é a que mais precisa de podas constantes. Caso contrário, torna-se lenhosa e destrói o muro que a suporta.

A Ficus pumila não deve ser confundida com a unha-de-gato brasileira, Uncaria tomentosa, planta medicinal utilizada há milênios pelos índios da região amazônica para tratar processos inflamatórios das articulações, como a artrite. Elas possuem o mesmo nome, mas são completamente diferentes.

Antigonon leptopus

A amor-agarradinho é uma trepadeira linda, com flores em formato de corações rosas ou brancos que atraem bastante as abelhas. Para ter florações intensas, é preciso fazer adubações constantes.

Thunbergia grandiflora

A tumbérgia azul possui flores grandes, com coloração azulada, de tom próximo ao lilás, e centro mais claro. Ela cresce durante quase o ano todo e atrai muitas abelhas e borboletas. Possui uma variedade em que as flores são brancas.

Clerodendrum thomsoniae

A lágrima-de-cristo é uma trepadeira com folhas ovaladas de cor verde-escura que florescem na primavera e no verão. As flores são ramificadas e têm formato de coloração vermelho-claro, envolvidas por um cálice branco.

Como cultivar as heras

Antes de saber como plantar hera no muro, é preciso fazer a manutenção correta e impermeabilizar. Isso porque, após a hera forrar essa parede, se ocorrer uma infiltração, será necessário arrancá-la, o que pode matar a planta.

Características do cultivo

Como já foi dito, as heras são bastante resistentes. Você verá como plantar hera no muro é fácil. Plante-a sob sol pleno ou meia-sombra, em solo arenoso e com boa drenagem, pois não suporta solos encharcados.

Apesar de preferir temperaturas mais altas, tolera bem o frio subtropical, mas padece com as geadas. As podas são recomendadas para o caule não ficar muito lenhoso e destruir o muro. Essa é a dica mais importante de como cuidar de hera.

Plantando as heras

Para plantar hera no muro, abra covas com 30 x 30 x 30 cm ao longo do muro, bem próximo dele. As raízes são profundas, por isso evite locais onde passam canos, para não danificá-los.

Você deve plantar hera diretamente nessas covas, cobrindo-as com terra e firmando-as bem ao solo. Na maioria das vezes, não é preciso direcioná-la para o muro, mas caso isso seja necessário, é só colocar um fio de arame fincado no chão e em direção à superfície.

No início e até a cobertura total do muro, faça regas a cada três ou quatro dias em clima quente e seco (menos em épocas de chuva). Depois, espace para uma vez na semana ou menos, pois a planta resiste bem às secas.

Planta na mão.

Cumprimos o que prometemos: provamos como plantar hera no muro é fácil! Seguindo nossas recomendações, seu muro vai ficar lindo! Para tornar esse projeto viável, conte com as lojas da Petz, onde você encontra tudo para suas plantas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog