Aprenda a como plantar orquídeas no vaso
Publicado em 24 de setembro de 2022Tempo de leitura: 4min
Não é por acaso que as orquídeas são uma das flores mais queridinhas. Afinal, a beleza rara transforma o ambiente. Pensando assim, o que acha de aprender como plantar orquídeas no vaso em vez de comprá-las? É possível tê-las em casa, mesmo sem um jardim!
Muitos apaixonados por flores tratam as mais de 50 mil espécies de orquídeas (20 mil encontradas na natureza e 30 mil em laboratório) com grande carinho. Como item de decoração ou hobby, aprender como plantar orquídeas é uma tendência que ganha cada vez mais força.
Se você gostou da ideia de plantar algumas orquídeas em casa, confira o conteúdo a seguir! Trouxemos algumas dicas, além de desmistificar o mito de que essa flor é difícil de cuidar. Dê uma olhada e já se prepare para colocar a mão na terra.
É fácil plantar orquídea em vaso?
Se você seguir a risca um passo a passo sobre como plantar orquídeas em vaso, não será difícil! Porém, é importante ter em mente que essa planta é exigente e tem manias próprias, que precisam ser respeitadas se você quiser aproveitar a beleza das flores.
Em geral, você pode fazer o plantio da orquídea em uma árvore viva ou na casca de uma árvore. Essas duas formas são as mais frequentes, já que a planta prefere esse contato direto com a natureza.
Porém, não se desanime se essas opções não forem possíveis: a orquídea também aceita ser plantada em vasos, desde que você siga um passo a passo para plantar a orquídea em vaso. Assim, pode aproveitar a beleza dela por muito tempo.
Passo a passo para ter uma orquídea no vaso
Interessado em aprender a como plantar orquídeas em vaso? A seguir, temos um passo a passo que vai te ajudar a tornar esse desejo em realidade. Veja como podemos te ajudar nessa “missão verde” abaixo.
1 – Escolha um vaso adequado
O primeiro passo para aprender como cultivar orquídea é escolher o vaso ideal. O de barro é o mais recomendado, já que “transpira”, fazendo com que a água não se acumule entre as raízes.
Se não for possível comprar esse recipiente ou você já tiver outro modelo em casa, como o de plástico, dá para fazer o plantio também. Porém, uma dica é ficar atento às regas, evitando que água fique acumulada, o que pode apodrecer as raízes.
Também preste atenção ao tamanho do vaso. Como você encontra essa planta em diferentes tamanhos, formatos e cores, é difícil indicar medidas específicas. Apenas observe se o recipiente tem, ao menos, dois dedos a mais que o bulbo da orquídea.
2 – Coloque o substrato
A compra de um substrato cheio de nutrientes, como o orgânico, também é importante. Você encontra solos específicos para orquídeas, com musgo, substância mais adequada para a planta com uma beleza exuberante.
Assim que tiver o substrato em mãos, é só forrar o fundo do vaso com uma camada de pedras ou até de cacos de telhas para facilitar a drenagem. Depois, acrescente o substrato, lembrando de apertar bem quando for colocar a planta para ela ficar firme.
Caso perceba que a planta ainda está bamba, mesmo após deixar a terra bem firme, pegue um espeto de churrasco e prenda o caule da flor com um arame, firmando-o.
3 – Não se esqueça das regas frequentes
É preciso ficar atento à quantidade de regas para não exagerar. Isso porque, se deixar uma grande quantidade de água nas raízes, as chances de que elas apodreçam são grandes, principalmente se escolher um vaso de plástico.
A dica para não errar na hora de fazer a rega é colocar um dedo na terra a cada dois dias e checar a umidade. Aos pouquinhos, você percebe os sinais e não precisa mais utilizar esse truque. Inclusive, sempre prefira colocar o pratinho do vaso só depois que a água escorrer um pouco para ela não acumular.
4 – Acrescente adubo de vez em quando
Mesmo que substrato traga os nutrientes necessários para o crescimento da planta, às vezes, há uma deficiência de certas substâncias. Por isso, o conselho é colocar um adubo equilibrado para o enraizamento, as flores e as folhas a cada três meses, como o NPK 10-10-10.
5 – Deixe-a em um lugar iluminado
Quando a orquídea em vaso estiver florida, você pode escolher onde colocar o vaso. Porém, se ainda estiver no período de crescimento, lembre-se de posicioná-la em um lugar bem iluminado, sem vento, mas com boa circulação de ar.
6 – Fique atento ao cuidado diário
Por último, não deixe de ficar de olho no cuidado diário da sua planta. Lembre de esterilizar a tesoura quando for fazer o corte, além de evitar cortar as folhas velhas, deixando-as cair espontaneamente e retirando-as para limpar a terra.
E aí, gostou dessas dicas sobre como plantar orquídeas em vaso? Se estiver precisando de um lugar para comprar todos esses materiais, não deixe de acessar o site da Petz! Lá, você encontra vários artigos de qualidade.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário