Dicas

Veja como plantar um girassol no vaso!

Publicado em 25 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 4min

O que acha de aprender como plantar um girassol no vaso? Para quem não tem muito espaço ou jardim em casa, essa é uma alternativa interessante e simples de aproveitar a beleza que essa linda flor traz ao ambiente. 

Vaso branco com girassóis.

Além disso, você sabia que o girassol é uma flor que pode ser consumida? Os botões são ótimas fontes de nutriente, podendo ser incluídos no cardápio, desde que bem lavados e cuidados.

Se você gostou da ideia de aprender como plantar girassol em vaso e já quer começar a pôr as ideias em prática, continue lendo este conteúdo. Abaixo, separamos algumas dicas importantes, além de um passo a passo que vai te ajudar a ter essa linda flor em sua casa.

É fácil cultivar girassol?

Antes de tudo, não se deixe enganar quando te dizem que plantar girassol no vaso e cultivá-lo é um desafio impossível. Na verdade, tudo que você tem que fazer é respeitar as características para ter essa flor por muito tempo ao seu lado.

O girassol não é uma planta muito exigente e sobrevive em diversos ambientes. O que você precisa é supervisionar as regas constantes e garantir que ele esteja sempre em contato com o sol, quando sempre desabrocha e fica mais bonito. 

Porém, cuidado! Essa flor não gosta de ter um solo muito úmido. Isso porque, as raízes podem apodrecer facilmente se o substrato não possuir uma boa drenagem e acumular água nas raízes.

Passo a passo para plantar um girassol no vaso

Agora que já sabe que o cultivo de girassol não é o “monstro de sete cabeças” que as pessoas comentam, já pode começar a pôr em prática o seu desejo de aprender a ter a flor em um vaso.

A seguir, separamos um passo a passo sobre como plantar um girassol em vaso. Dê uma olhadinha e já comece a se preparar para esse desafio verde.

Encontre as sementes de girassol

O primeiro passo para plantar girassol no vaso é escolher as sementes. Para isso, você tem duas opções: comprar em uma loja especializada ou em supermercados, afinal, como dissemos, as sementes de girassol são comestíveis.

Se encontrar uma muda de girassol, é possível extrair as sementes. Porém, é importante retirá-las de uma flor já desenvolvida e conservá-las em um pote hermético na geladeira para plantar. Afinal, quando as sementes envelhecem, têm menos chances de brotar.

Girassol em fundo preto.

Fique atento ao tipo de girassol

Encontrar a variedade de girassol que mais te interessa também é muito importante. Isso porque existem 67 espécies incríveis para plantar e se divertir com o cuidado.

Se você estiver interessado em plantar girassol um pouquinho raro, uma dica é encontrar as sementes na internet. É possível pesquisar e negociá-las mesmo à distância, comprando exatamente aquela que estava desejando.

Escolha o vaso ideal

Não dá para esquecer dos vasos! Quando for escolher um modelo, leve em consideração o tamanho do seu girassol e a quantidade de sementes que pretende colocar nesse espaço.

Grande parte das espécies de girassóis anões pode ser plantada em vasos de 30 ou 40 cm. Agora, se for uma flor maior, o mais indicado é um vaso com, pelo menos, 20 L.

Além disso, lembre-se de fazer furos na parte de baixo do vaso para a flor ter um lugar para eliminar a água. Também coloque um prato ou até um pires sob ele. Assim, é possível conter a água que escorre.

Use substrato e fertilizante

Assim que for plantar o girassol, lembre-se de escolher um solo de qualidade, no qual a drenagem e os nutrientes não são um problema. A indicação é que a terra tenha pH entre 5,5 e 7,5, além de mais de 3% de matéria orgânica. Se precisar, o fertilizante é uma boa pedida para lidar com a deficiência de nutrientes.

Tendo isso em conta, é hora de plantar! Para isso, coloque as sementes a 2,5 cm de profundidade, dando um espaço de 10 a 12,5 cm entre elas, sem deixar que se aproximem muito da borda. Agora, é só cobri-las com a terra.

Atenção à rega do girassol!

Principalmente durante a germinação, a água é um item importante. O indicado é ter, pelo menos, oito litros por semana. Se estiver em dúvida sobre quando regar, é só colocar o dedo na terra e sentir se ela está úmida ou não.

Lembre-se de colocar o vaso no sol

Como o nome sugere, o girassol ama o sol, por isso, é muito importante que ele esteja sempre sob a luz solar, uma necessidade que só aumenta conforme cresce. Como o girassol segue o sol, se não ficar em contato com ele, o caule pode danificar, curvando-se com o passar do tempo.

Girassóis em vaso com água.

Agora, você já sabe como plantar um girassol no vaso! Se estiver precisando de alguns materiais de jardinagem, não deixe de visitar o site da Petz. Lá, você encontra vários artigos de qualidade. Confira!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog