Aquário

Peixe betta pode ficar junto: 6 questões sobre o assunto

Publicado em 02 de janeiro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Apesar de ser uma das espécies preferidas do aquarismo, o peixe betta sofre diversos preconceitos. Muitos aquaristas acreditam que se trata de uma espécie agressiva e se perguntam se peixe betta pode ficar junto

peixe betta nadando

Afinal, muitas vezes eles são comercializados de forma individual e há recomendações sobre não colocá-lo em um aquário comunitário. Mas será que essa história realmente é verdade? 

Se deseja conhecer mais sobre esse pet aquático, continue lendo. Descubra se peixe betta pode ficar junto e aprenda sobre seu comportamento! 

1. Peixe betta é agressivo?

A suposta agressividade do peixe betta é bem conhecida. Mesmo pessoas não acostumadas ao mundo do aquarismo costumam classificar a espécie como encrenqueira e territorialista. 

Porém, será que esse é um fato ou um mito? De acordo com especialistas, a fama de brigão do peixe betta é um tanto exagerada, mesmo que a história possua um fundinho de verdade. Isso porque tudo vai depender do sexo do peixinho. Machos e fêmeas possuem comportamentos e personalidades bem diferentes.

2. Peixe betta macho pode ficar junto? 

Não! O peixe betta macho é territorialista e ficará muito agressivo caso encontre outro representante macho da mesma espécie. Dessa forma, é sempre recomendado manter apenas um peixe betta macho por aquário. Essa é a melhor maneira de evitar problemas e manter seus peixinhos sempre seguros. 

como criar peixe betta aquario pets

3. Bettas fêmeas podem ficar juntas? 

Sim, peixe beta fêmea pode ficar junto. Diferentemente dos machos, as bettas fêmeas costumam ser mais amigáveis e pacíficas. Assim, elas podem viver em grupos de duas ou mais sem grandes problemas. Basta lembrar de oferecer um espaço grande e confortável para suas amigas nadadoras. 

4. Casal de betta no mesmo aquário: é permitido? 

Sim! Quando o macho está longe de seus semelhantes, costuma ser bastante amigável e simpático. Dessa forma, um peixe betta macho pode ficar com a fêmea no mesmo espaço sem grandes problemas. 

Lembrando apenas que a reprodução da espécie costuma ser complexa e delicada. Assim, ter um casal de betta no mesmo aquário não traz a certeza de que novos peixinhos virão por aí. 

5. Quantos peixes betta posso colocar em um aquário? 

Depende do espaço disponível. Para criar peixe betta não é possível ter dois peixes betta machos no mesmo aquário. Já as fêmeas são mais amigáveis e de fácil convivência. Entretanto, mesmo as fêmeas precisam de um aquário grande para viver de forma confortável e pacífica. 

Quando há diversos peixes em um espaço pequeno, é provável que um deles se torne o líder do grupo, demonstrando agressividade com os mais frágeis. Para aquários de 30 a 45 litros, três peixinhos é um bom número. Agora, se você é apaixonado pelos nadadores e gostaria de vários companheiros, construa um ambiente mais confortável, com no mínimo 100 litros. 

6. Peixe betta pode conviver com outras espécies? 

Sim! Peixe betta pode ficar junto com outro beta, desde que seja fêmea, e ele também pode ficar com outros peixes. Como vimos, a agressividade do peixe betta só aparece quando há dois machos em um mesmo aquário. 

Assim, tanto o macho como a betta fêmea podem ficar com outros peixes sem grandes problemas. Porém, procure sempre espécies compatíveis com o comportamento e com o ambiente do seu pequeno nadador. 

Peixes compatíveis com o betta

Há diversas espécies que podem conviver com o peixe betta, construindo um aquário belo e colorido. Entretanto, sempre fique atento ao comportamento das outras espécies para evitar problemas entre seus pets aquáticos. 

Em alguns casos, o peixe betta pode ser até mesmo alvo de ataques. Abaixo, separamos alguns peixes compatíveis com o betta. 

  • Tetra-neon: o pequeno tetra-neon costuma viver pacificamente com o betta caso o aquário seja grande e confortável;
  • Corydoras: são espécies pacíficas que, geralmente, ficam na parte de baixo do aquário. Como os bettas preferem viver próximos à superfície, convivem sem problemas,
  • Cascudinho: o famoso cascudinho ou limpa-vidro também pode conviver pacificamente com o betta em um aquário grande.

Com informações sobre a convivência dos seus pets aquáticos, você poderá construir um ambiente mais agradável e saudável. E agora que você já sabe que peixe betta pode ficar junto com outros peixes, está na hora de ampliar sua família. 

peixe betta azul nadando

Na Petz você encontra peixes, acessórios e rações para seus amigos nadadores. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog