»
»
»
Cão de Montanha dos Pirenéus

GUIA DE RAÇAS
Cão de Montanha dos Pirenéus

Neste guia você vai encontrar:

Leal, protetor e gentil

CBKC - Grupo 2

Um peludo para chamar de guardião!

Informações Gerais

Tudo que esperamos de uma grande amizade é lealdade e muito amor, não é mesmo? Afinal, quanto mais nos dedicamos a quem amamos, melhor nos sentimos com nós mesmos. Essa é justamente a filosofia de vida seguida pelo Cão de Montanha dos Pirenéus.

Com coração e coragem proporcionais ao próprio tamanho, esse cãozinho conquista cada vez mais tutores e amantes de pets. Afinal, é um cão de pastoreio focado e comprometido que adora passar tempo com a família. Sendo assim, se quiser saber mais sobre o peludo, continue lendo este guia!

Condição física

O Cão de Montanha dos Pirenéus é um cachorro grande e bem forte, mas não pode ser considerado atlético. Originalmente, ele era criado para proteger o gado contra predadores comuns das montanhas, como ursos e lobos. Sendo assim, ele costuma poupar energia para os momentos que requerem esforço físico.

Portanto, esse molossoide se contenta com caminhadas esporádicas e tranquilas ao ar livre. Desde que esteja com seu tutor, o pet aprecia qualquer tipo de atividade leve e descontraída. Porém, é importante ter bastante espaço para ele se desenvolver.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Cão de Montanha dos Pirenéus

Média de Altura

Média de altura do Cão de Montanha dos Pirenéus

Média de Peso

Média de peso do Cão de Montanha dos Pirenéus

Nível de Fofura

Nível de fofura do Cão de Montanha dos Pirenéus

Características

Requer atenção

Vive bem em
apartamento

É afetuoso

Gosta de gatos

Gosta de caes

Gosta de crianças

Precisa de exercícios

É saudável

É inteligente

É brincalhão

É sociável

Solta pelo

É fácil de treinar

Gosta de estranhos

É friorento

Rações para Cão de Montanha dos Pirenéus

Destaques e curiosidades

O Cão de Montanha dos Pirenéus ou Chien de Montagne des Pyrénées (como é chamado no idioma da terra natal) encanta com facilidade. Seja pela aparência imponente, seja pela personalidade amigável, o bichinho chama atenção e conquista muitos fãs por onde passa. Saiba mais sobre ele a seguir!

Relatos antigos apontam que o Cão de Montanha dos Pirenéus era utilizado como guardião de grandes castelos. O peludo era escolhido para essa função por conta do porte físico e da força. Essas características eram fundamentais na hora de afastar quaisquer visitantes indesejados.

Esse cachorro francês é uma raça extremamente antiga. Não se sabe, ao certo, em que período ela surgiu. Entretanto, foram encontrados fósseis desse animalzinho datados da Idade do Bronze (1800 – 1000 a.C.).

De cão de guarda até pastor de gado, o Chien de Montagne desempenhou muitos papéis ao longo da história. Além das funções mencionadas, o pet era um dos animais de companhia favoritos da corte francesa no século XVII e foi bastante utilizado pelo exército do país.

Cão de Montanha dos Pirenéus guia raças

História do Cão de Montanha dos Pirenéus

Origem

Não se sabe exatamente quando o pet chegou aos Pirenéus (cordilheira entre França e Espanha considerada o local de origem do peludo). Entretanto, evidências fósseis apontam que o cãozinho já estava andando por ali entre 1800 e 1000 a.C.

Ancestrais

Acredita-se que o Cão de Montanha dos Pirenéus seja descendente de molossoides levados da Ásia Central para a Península Ibérica. Se essa informação estiver correta, isso ocorreu há mais de 5 mil anos.

Migração

Durante muitos anos, o Cão dos Pirenéus viveu na região que dá origem ao próprio nome, como cão pastor ou mascote da nobreza. Em 1824, a raça chegou às Américas quando o General Lafayette levou dois cães da raça para o amigo J. S. Skinner nos EUA.

Reconhecimento

O Cão de Montanha dos Pirenéus foi reconhecido pela Federação Cinológica Internacional (FCI) em 01/25/1955. Já o padrão oficial da raça foi publicado em 03/13/2001.

Cão de Montanha dos Pirenéus  veterinário guia raças

Características físicas

O Cão de Montanha dos Pirenéus é um peludo bem grande, com musculatura forte e rígida. A pelagem dele é adaptada para suportar baixas temperaturas de regiões montanhosas, por isso é bem espessa e comprida.

Além disso, o porte condiz com animais que vivem em terrenos acidentados, uma vez que as patas têm comprimento médio e são bem rígidas. As cores do pelo costumam variar entre tons de branco, branco com manchas cinzentas e amarelado.

Conheça rações para Cão de Montanha dos Pirenéus

Personalidade

Esse cachorro da França é conhecido por ser extremamente dedicado, corajoso e, ao mesmo tempo, muito gentil. O instinto de proteção do Cão de Montanha dos Pirenéus o torna um ótimo guardião.

Entretanto, isso não significa que o bichinho costuma demonstrar agressividade. Ainda assim, em geral, os cães dessa raça são tranquilos e carinhosos, apesar de sérios e comprometidos com o dever.

Convivência

Imagine conviver com um cobertor ambulante, fofo e quietinho 24h por dia. Essa é a sensação de ter um Cão de Montanha dos Pirenéus em casa. Afinal, os bichinhos adoram ficar perto dos tutores.

Além de dócil e afável, o pet é inteligente e aprende novas lições com facilidade. Sendo assim, desde que receba muito amor e carinho, o seu Chien de Montagne não dá muito trabalho.

Socialização

Como dissemos anteriormente, esse cãozinho gosta de mostrar serviço e proteger a família. Por isso, ele pode ser um pouco desconfiado de estranhos e estar sempre alerta contra possíveis perigos — não leve a mal, o peludo só se preocupa com a segurança de quem ama.

Sendo assim, a melhor forma de tornar o pet sociável é acostumá-lo, desde filhote, com o contato com pessoas e animais desconhecidos. Uma prática que pode ajudar nisso são caminhadas em praças ou parques, além de atividades em creches para cães ou outros ambientes do tipo.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Apesar de os pelos do Cão de Montanha dos Pirenéus serem bem volumosos, o pet não necessita de escovações constantes. Isso porque a pelagem do bichinho repele bem a sujeira e não costuma embaraçar com facilidade.

Escovação dos Pelos do Cão de Montanha dos Pirenéus

Higiene

Justamente por conta da pelagem espessa, os pets desta raça não precisam tomar banhos com frequência. O ideal é manter as orelhas dos bichinhos limpas e lavá-los a cada 2 meses. Para isso, utilize shampoos que não tirem a oleosidade dos pelos, pois essa camada de gordura serve como proteção natural.

As unhas do seu mascote devem estar sempre limpas e bem aparadas. Do contrário, elas podem rachar, o que gera dor e pode acarretar problemas mais graves (provenientes de infecções).

Por mais que muitos tutores ignorem os cuidados com a higiene bucal dos pets, é importante ressaltar que eles são fundamentais. Afinal, o acúmulo de tártaros pode gerar uma série de consequências ao pet, como dentes fracos e até mesmo quebrados. Por isso, escove-os diariamente com os materiais adequados.

Cuidados com a saúde do Cão de Montanha dos Pirenéus

Alguns problemas que podem afetar o Cão de Montanha dos Pirenéus ao longo da vida são: displasia de cotovelo e quadril, distúrbios oculares, luxação da patela, distúrbios neurológicos e imunomediados. Portanto, mantenha as consultas com o veterinário em dia para evitar tais doenças.

Cuidados Cão de Montanha dos Pirenéus

Higiene e Limpeza para Cão de Montanha dos Pirenéus

Alimentação

Como todo tutor responsável sabe, uma alimentação saudável e balanceada é a base para uma vida longa e tranquila. Por isso, não deixe de oferecer um alimento que atenda a todas as necessidades nutricionais do seu amigo de quatro patas. Lembre-se de que a ração deve ser a base da dieta do bichinho.

Portanto, na hora de escolher o alimento do seu companheiro, considere fatores como porte, idade e frequência de atividades físicas do pet. Petiscos podem ser oferecidos esporadicamente, mas só entre as refeições (durante sessões de adestramento, por exemplo).

Acompanhamento

O Cão de Montanha dos Pirenéus é suscetível a uma série de problemas de saúde. Porém, algumas dessas enfermidades podem ser facilmente tratadas se forem identificadas rapidamente. Sendo assim, mantenha o acompanhamento veterinário do seu bichinho em dia.

O especialista pode ajudar com uma série de questões. Seja para indicar uma ração adequada, seja para ensinar a escovar os dentes do peludo, um veterinário de confiança faz toda a diferença na vida de pets e tutores.

Filhotes

Cuidar de filhotes de cachorro não é tarefa fácil. Isso porque os pequeninos requerem muita atenção e paciência. Afinal de contas, eles estão descobrindo o mundo e aprendendo a discernir o certo do errado.

Assim, prepare sua casa para a chegada dos pequenos. Garanta todos os acessórios necessários (como brinquedos, comedouro, caminha, etc.) e separe algum tempo na sua agenda para cuidar dos pets. Além disso, é importante levá-los ao veterinário para tomarem as primeiras doses de vacinas e vermífugos.

Dicas de adestramento

O Cão de Montanha dos Pirenéus é extremamente inteligente. Porém, esse cãozinho é do tipo que aprende a desempenhar funções específicas que variam de acordo com as circunstâncias. Então, eles podem aprender a cuidar do gado com mais facilidade que sentar, rolar e caminhar junto.

Os pets desta raça não são conhecidos pela capacidade de seguir comandos e realizar truques com facilidade. Porém, se forem treinados desde filhotes, eles podem ser bem obedientes e seguir instruções básicas.

Garanta tudo que seu Cão de Montanha dos Pirenéus precisa aqui na Petz!

Esperamos que você tenha gostado de aprender mais sobre o Cão de Montanha dos Pirenéus e, assim como nós, tenha se apaixonado ainda mais pelo pet. Se quiser garantir todos os itens necessários para os cuidados com seu bichinho, não deixe de conferir o catálogo completo do Pet Shop on-line da Petz!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Cão de Montanha dos Pirenéus

Snack Pet Delícia Vegetariano Blueberry para Cães 120g
Snack Pet Delícia Vegetariano Blueberry para Cães 120g
Comprar
Cobertor Bonito pra Cachorro Soft Unicórnio para Cães
Cobertor Bonito pra Cachorro Soft Unicórnio para Cães
Comprar
Comedouro Pop Furacão Pet para Cães Rosa
Comedouro Pop Furacão Pet para Cães Rosa
Comprar
Bandana Griff Dog Banana para Cães
Bandana Griff Dog Banana para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças