»
»
»
Samoieda

GUIA DE RAÇAS
Samoieda

Neste guia você vai encontrar:

Um cachorro amigável e cheio de vida

CBKC - Grupo 02

Saiba tudo sobre esse cão de porte médio e comportamento sociável!

Conhecido por sua animação e pelo companheirismo fora do comum, o Samoieda é considerado um dos cães mais fofinhos e a razão é bem perceptível. Esse cão adora interagir com as pessoas e se apega facilmente à família humana. Não é à toa que ele tem conquistado cada vez mais tutores.

Acompanhe, a seguir, um guia completo que sobre a raça. Aqui, você pode encontrar informações sobre características físicas e comportamentais, cuidados importantes e curiosidades super legais. Assim, você fica bem preparado para, quem sabe, ter um desses cãezinhos como novo integrante da família!

Condição física

Com porte mediano, esse cachorro tem bons níveis de energia e adora uma rotina de atividades e exercícios físicos diários. Sua aparência dá uma impressão de força, resistência e agilidade. Por essas e outras razões, ele foi bastante utilizado como cão de trenó em seu lugar de origem, a Sibéria.

O lado bom desse pet, é que ele curte muito uma brincadeira, ainda mais se o dono estiver por perto. E mesmo com esses atributos físicos, é importante que seu tutor dose muito bem os hábitos de movimentação, principalmente durante épocas de temperatura mais elevada, já que ele é mais adaptado ao frio intenso.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Samoieda

Média de Altura

Média de altura do Samoieda

Média de Peso

Média de peso do Samoieda

Nível de Fofura

Nível de fofura do Samoieda

Características

É animado?

Gosta de brincar?

Gosta de cães?

É sociável?

Gosta de gatos?

É cão de guarda?

É calorento?

É friorento?

Precisa exercitar?

Requer atenção?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É higienico?

Rações para Samoieda

Destaques e curiosidades

Já parou para pensar que todo animal de estimação possui algumas peculiaridades próprias? Determinadas características são únicas de cada bichinho, enquanto que outras excentricidades são comuns no jeito e no histórico de cada raça. Conheça as curiosidades sobre o Samoieda!

Uma das marcas registradas do nosso amigo Samoieda é seu sorriso mais do que encantador. Essa impressão de que está sempre com um belo sorrisinho no rosto vem do formato focinho, com os cantos da boca ligeiramente curvados para cima, além da posição dos olhos..

Alguns Samoiedas ficaram famosos por suas aparições nas histórias em quadrinhos japonesas. No mangá Touch, o cachorrinho Punch é um dos personagens da trama. A raça também é representada pelo cão Soichiro na comédia Maison Ikkoku, e pelo cachorro falante Riku, no sucesso Kino’s Journey.

Além de ser muito utilizado para as expedições pelo Ártico, o Samoieda também foi bastante requisitado durante as primeiras viagens ao continente antártico. O líder da primeira expedição a atingir o Polo Sul, Roald Amundsen, usou trenós puxados por cachorros da raça em 1911.

Samoieda guia raças

História

Origem

A origem da raça está ligada aos povos samoiedos, que eram tribos do norte da Rússia. Os animais serviam como pastores de renas, cães de guarda e puxadores de trenó. Um fato importante é que a raça é considerada uma das mais puras do mundo, tendo como ancestral direto o lobo cinza, com o Husky Siberiano, o Malamute do Alasca e o Chow Chow.

Migração

A migração da espécie começou no século 17, quando exploradores retornaram da Sibéria com alguns exemplares para a Europa. Já no século 19, o Samoieda virou companheiro muito comum de integrantes da nobreza, em vários países, com destaque para a Inglaterra. Além disso, a raça era utilizada para as expedições polares.

Reconhecimento

O casal, Clara e Ernest Kilburn Scott, é considerado o precursor da padronização do Samoieda que conhecemos hoje. Em 1892, eles apresentaram a raça em uma exposição. O primeiro padrão oficial da raça foi escrito já em 1909, na Inglaterra. Só em 1959 a Federação Cinológica Internacional publicou o documento de padronização da raça.

Popularidade

Companheiro e trabalhador, o cão dessa raça sempre conquistou as pessoas ao longo da história, com passagens por diversos países e funções. Desde 1975, é possível encontrá-lo também em terras brasileiras. Por isso é tão importante conhecer e saber bem como é a adaptação da espécie às características do nosso ambiente.

Samoieda veterinário guia raças

Características físicas

A elegância sempre foi uma das características mais marcantes da raça Samoieda. E não é para menos, afinal, trata-se de um Spitz Ártico, que é uma categoria de cães que carrega traços dos lobos. Não é o máximo?

Sempre com um ar de segurança, nosso amigo de quatro patas possui um corpinho definido e super peludo. A cabeça é marcada pelo focinho forte e pontudo, e lábios bem aderentes e cheios, criando o famoso sorriso. Os olhos possuem tonalidade marrom escura. As orelhinhas são triangulares, pequenas e estão sempre eretas.

Conheça rações para Samoieda

Personalidade

O Samoieda tem personalidade pautada pela gentileza. Ele é bastante amigável e aberto a novas relações. Mesmo com seu histórico voltado à força e à caça, ele tem instinto tranquilo e receptivo. Não é nem um pouco tímido ou agressivo e se apega facilmente ao tutor.

Por outro lado, ele ainda carrega a independência como traço forte, por isso, pode ser um tanto teimoso durante o aprendizado de determinadas regras e comandos. O ideal é começar esses processos de adestramento o mais cedo possível.

Convivência

Os exercícios, atividades e brincadeiras são essenciais para que ele fique calmo nos momentos em que estiver dentro de casa. A mesma tática vale com ações que estimulem o bichinho mentalmente, até porque, essa raça é bem inteligente e criativa.

É muito comum a indicação para a criação do Samoieda em apartamento, por conta do tamanho e da fácil adaptação do animal a diferentes tipos de ambientes. Contudo, o ideal é que ele possua espaço suficiente para que possa correr e gastar as energias.

Socialização

O cachorro Samoieda se dá muito bem com pessoas de todas as idades, inclusive com crianças. Entretanto, assim como deve ser feito com qualquer outro bichinho, a interação entre o pet e os pequenos precisa de supervisão de um adulto para a segurança de todos.

A raça também é muito simpática com visitas e confia até mesmo em estranhos. Por isso, adotar um Samoieda como cão de guarda pode ser uma péssima ideia!

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem deste cão é oficialmente branca ou creme. Não se sabe ao certo como o Samoieda preto surgiu, embora muitos considerem essa coloração uma mutação genética. Por essa razão, é tão difícil encontrá-lo em tonalidade mais escura.

De qualquer forma, cuidar desses pelos tão volumosos requer muita atenção. O tutor deve escovar os pelinhos de duas a três vezes por semana e mantê-los sempre devidamente penteados. Durante as fases de trocas de pelos, que acontecem duas vezes ao ano, esses cuidados com Samoieda devem ser realizados diariamente.

Escovação dos Pelos do Samoieda

Higiene

Esse cão não necessita de muitos banhos. Isso acontece pois a raça tem pelos mais espessos e densos, evitando o acúmulo de sujeira. O aconselhável é que o criador dê banhos a cada três meses, com manutenção correta da pelagem.

Já os filhotinhos, precisam de banhos com regularidade menor. O ideal é que haja um acompanhamento do médico-veterinário para definir a quantidade de banhinhos a serem dados não só durante a infância, como ao longo da vida do animal.

Mantenha a saúde bucal do seu amigão sempre em dia. Não deixe de escovar os dentinhos com produtos adequados. Assim, você evita que o animal sofra de problemas como cáries e tártaro. Também é importante que o acompanhamento com o médico-veterinário seja realizado regularmente.

Mantenha as unhas do seu cãozinho sempre em tamanho ideal. Os Samoiedas gostam de se movimentar e isso implica em um desgaste mais efetivo das unhinhas. Caso isso não esteja acontecendo, você pode apará-las em casa ou solicitar um serviço especializado de corte.

Cuidados com a saúde do Samoieda

De modo geral, o Samoieda costuma ser muito saudável e resistente. Porém, pode acontecer de o cachorro desenvolver determinadas complicações de saúde, por isso, o tutor deve estar sempre de olho no comportamento do animal e levá-lo ao médico-veterinário caso perceba algo fora do normal.

Entre as doenças das quais a raça tem mais predisposição estão o glaucoma, a displasia no quadril, o hipotireoidismo e o diabetes. São problemas que não vão necessariamente acometer o bichinho, mas que podem ocorrer com mais facilidade, assim como acontece com outras espécies.

Cuidados Samoieda

Higiene e Limpeza para Samoieda

Alimentação

A rotina alimentar desse cãozinho também demanda determinadas precauções. É importante que o veterinário indique uma dieta exclusiva, com a ração certa, para que ele tenha uma formação nutricional adequada. Assim, a hora do lanchinho do seu peludo fica saborosa e super saudável!

Acompanhamento

Não se esqueça de manter os acompanhamentos rotineiros do seu bichinho com o médico-veterinário. As consultas são ótimas para que o profissional possa precaver o animal de determinadas doenças, além de recomendar mudanças importantes em relação a alimentação, hábitos de higiene e práticas de exercícios. Tudo para que ele fique sempre muito bem e feliz!

Filhotes

Filhotes

A infância dos cães é uma fase que requer alguns cuidados específicos, inclusive antes mesmo do bichinho entrar para a família. Não se esqueça de adaptar a sua casa, com proteções contra acidentes em escadas e batentes. Lembre-se também de realizar um belo enxoval para seu amigo, assim, você já fica bem equipado com todos os acessórios que um cachorrinho precisa ao longo da vida.

O Samoieda filhote também precisa de uma raçãozinha adequada. Converse com o médico-veterinário e escolha o alimento que melhor se encaixa às necessidades nutricionais do bichinho durante essa fase da vida.

Dicas de adestramento

Como todo cachorrinho, o Samoieda precisa passar por um processo de adestramento para que a convivência com a nova família seja ainda melhor. Por isso, leve seu bichinho para as aulinhas ainda cedo. Com certeza, o resultado será incrível!

Trata-se de uma raça inteligente e que gosta de aprender coisas novas. Além disso, como já dissemos, esse cão adora aproveitar a companhia do tutor. Não deixe de incluir truques e brincadeiras interativas.

Encontre produtos para Samoieda aqui na Petz

Gostou de saber tudo sobre Samoieda? Esse cachorro é realmente muito fofo! Aproveite para conhecer ótimas opções de rações, remédios e acessórios importantes que nós separamos especialmente para a raça.

Só aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você encontra os melhores produtos, com um precinho fantástico que cabe no seu bolso. Confira a variedade!

Produtos mais comprados para os Samoieda

Petisco Pedigree Dentastix para Cães Adultos de Raças Médias
Petisco Pedigree Dentastix para Cães Adultos de Raças Médias
Comprar
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar
Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Comprar
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Ração Golden Fórmula Senior para Cães Adultos Sabor Frango e Arroz - 15kg
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças