»
»
»
Pastor Belga

GUIA DE RAÇAS
Pastor Belga

Neste guia você vai encontrar:

Ótimo protetor e companheiro para todas as horas

CBKC - Grupo 01

Cão de porte mediano, reconhecido por sua elegância e resistência.

Quem não se encanta pelas características robustas de um Pastor Belga? Bastante conhecido por sua lealdade, o cãozinho dessa raça está sempre preparado para agir e proteger seus tutores. E, apesar de possuir um caráter super corajoso e agitado, também gosta da tranquilidade e costuma ser bem calmo.

Esse cachorro possui diferentes detalhes na aparência e apresenta um porte mediano com tronco alongado. Além disso, pode ser encontrado com pelagem de diversas tonalidades, sendo o Pastor Belga preto o mais famoso!

Condição física

Quem busca por um Pastor Belga Groenendael, Malinois, Tervueren ou Laekenois, deve conhecer um pouco sobre as características físicas dessa raça. A sua pelagem, por exemplo, apresenta diferentes tons que ajudam a diferenciar a variedade da espécie.

Ele possui um dorso mais firme e bem musculoso, além do tronco grande, o que faz dele um excelente cão de guarda. Também conta com focinho de comprimento semelhante ao crânio, mesmo que, às vezes, pareça ser mais fino que a região comparada.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Pastor Belga

Média de Altura

Média de altura do Pastor Belga

Média de Peso

Média de peso do Pastor Belga

Nível de Fofura

Nível de fofura do Pastor Belga

Características

É animado?

Gosta de brincar?

Gosta de cães?

É sociável?

Gosta de gatos?

É cão de guarda?

É calorento?

É friorento?

Precisa exercitar?

Requer atenção?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É higienico?

Rações para Pastor Belga

Destaques e curiosidades

Muito brincalhão, o Pastor Belga gosta de fazer muitos exercícios e se movimentar em grande velocidade. E, não à toa, esse amiguinho de quatro patas também precisa ter uma rotina regular de atividades físicas.

O espírito aventureiro e protetor desse cachorro também já foi parar nas telonas. Em 2015, por exemplo, um Pastor Belga Malinois estrelou o filme Max - O cão herói, que emociona com a história desse cãozinho e seu trabalho junto de soldados americanos. .

Você sabia que, por conta da sua inteligência, o Pastor Belga costuma ser o preferido dos policiais? Pois é! Os comandantes preferem esse amiguinho porque ele corresponde de forma rápida a comandos de voz e é ágil na hora de realizar tarefas. Além disso, depois de estabelecido um vínculo entre tutor e pet, ele tende a ser tornar um ótimo companheiro.

Essa espécie de pastor necessita apenas de cuidados básicos, como manter uma rotina adequada de exercícios, além de uma dieta balanceada e consultas regulares ao veterinário. Porém, é preciso manter uma escovação frequente, sendo necessário penteá-lo, pelo menos, de uma a duas vezes por semana.

Pastor Belga guia raças

História

Origem

Esse cãozinho charmoso surgiu, oficialmente, entre 1891 e 1897, na Bélgica, como o próprio nome sugere. Ele é resultado do cruzamento entre outras espécies de pastores da europa, o alemão e holandês. Além disso, também resultou de estudos feitos pelo professor Adolphe Reul, o “fundador” da raça.

Migração

Após a primeira Grande Guerra, foi nos Estados Unidos que esse cãozinho ficou famoso e se popularizou. Sendo que um tempo depois, em 1959, três variedades de pastores belgas foram separadas. Entre elas, a Groenendael, que, mais tarde, se tornou a variação mais conhecida da raça.

Habilidades

Conhecida por suas diversas habilidades, essa raça é super obediente e fácil de adestrar. Além disso, é ótima companhia e sempre muito leal ao tutor, sendo excelente protetor de casas. Ainda durante a Primeira Guerra Mundial, esse pet ficou conhecido por seus serviços prestados juntos aos soldados.

Seleção

Em setembro de 1891, foi fundado o "Clube do Cão do Pastor Belga" em Bruxelas e, em novembro do mesmo ano, o professor Reul reuniu cerca de 117 cães da raça para escolher aqueles que eram considerados os melhores "exemplares". Dessa forma, começou uma grande seleção dos reprodutores de pastores belga.

As variedades de raças do Pastor Belga

Entre as variedades da raça, oPastor Belga Malinois é o único com pelos curtos e também considerado por muitos como o mais velho desses pastores. Apesar de pouco conhecido, possui inúmeras habilidades de pastoreio, além de ser ótimo cão farejador.

O Tervueren, embora possua uma pelagem ondulada e longa, semelhante a do Groenendael – a variação mais famosa da raça – não é muito popular por aqui. Porém, assim como o primeiro, também é considerado um ótimo cão de guarda. Já a variação Laekenois, contém um pelo de aspecto mais duro e pode ser longo ou curto e ondulado. Essa espécie também tem pequenos fios mais finos, espalhados entre a pelagem mais grossa.

Pastor Belga veterinário guia raças

Características físicas

O cãozinho dessa raça tem porte mediano e é famoso por sua altivez e aparência elegante. Além de ser bastante resistente e possuir um corpo que, além de bem alinhado, é firme e musculoso, e gosta de estar sempre praticando exercícios ao ar livre. Portanto, é ótima opção para acompanhar atletas.

Possui o comprimento do crânio e focinho fino bem semelhantes, além de um perfil forte e ligeiramente inclinado para frente. Sua pelagem também sofre alteração de cor e tamanho de acordo com a variação da espécie. E sua resistência lida muito bem com as frequentes e drásticas mudanças climáticas.

Conheça rações para Pastor Belga

Personalidade

Se estabelecido um grande vínculo entre o Pastor Belga e seu tutor, esse bichinho pode facilmente ser educado desde de filhote. Isso sem grandes dificuldades, já que ele é inteligente e reage bem a ordens. E, mesmo que tenha uma certa tendência a vigiar outros bichinhos, também é bem fácil de socializá-lo, principalmente se for treinado desde filhote.

Convivência

As diferentes variedades do Pastor Belga possuem alguns modos de se adaptarem, mas de forma geral, são super fáceis de socializar. Como é o caso do Tervuren, que se dá super bem com visitas e outras espécies de cãezinhos.

O Malinois pode até ser um pouco mais reservado com estranhos, porém, se treinado desde novinho, também costuma ser bem receptível. O mesmo acontece com o Groenendael, que convive de forma agradável com crianças e outros pets.

Socialização

O processo de socialização desse cãozinho é bem fácil, e o ideal é que o treinamento comece logo quando filhote. Porém, caso o adestramento seja tardio, o tutor não irá encontrar grandes dificuldades para adestrar seu companheiro.

Vale lembrar que, para garantir um comportamento tranquilo do pet, o tutor precisa criá-lo em um local com bastante espaço, com área onde possa se exercitar com tranquilidade.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Com uma pelagem mais densa, o pet dessa raça precisa de alguns cuidados fundamentais, principalmente na escovação. O tutor de um Pastor Belga Groenendael e Tervuren precisa saber que a escovação da pelagem desses bichinhos deve ser realizada frequentemente, no mínimo duas vezes por semana.

Dessa forma, o embaraçamento e nós entre os pelos são evitados. No caso do Malinois, mesmo sendo o único dessa raça com pelagem curta, a escovação frequente também se faz necessária pela quantidade abundante de pelos no corpo desse pet.

Escovação dos Pelos do Pastor Belga

Higiene

Alguns cuidados são fundamentais para manter a qualidade de vida do seu bichinho. Por isso, hábitos de banho e tosa devem ser mantidos regularmente. O Pastor Belga, por exemplo, precisa de banho sempre que estiver com os pelos repletos de sujeiras. Por se tratar de um pet com muito pelo, é necessário secá-lo devidamente bem!

Sempre que for higienizá-lo, não se esqueça de usar produtos próprios para a espécie e que atendam as necessidades da sua pelagem, você pode encontrá-los aqui mesmo na Petz. Também é importante manter uma rotina de escovação, e evitar deixar seus pelinhos embaraçados.

Os dentinhos do Pastor Belga também devem ser higienizados regularmente! É necessário estar sempre atento em manter a higiene bucal do pet em dia para mantê-lo livre de doenças, como tártaro. Portanto, procure definir uma rotina de escovação no dia a dia do seu bichinho.

As unhas do Pastor Belga também precisam ser aparadas sempre que necessário. É essencial que esse procedimento esteja na rotina de pet e tutor, assim, evita que seu bichinho fique com as garrinhas grande demais e gere incômodos ou machucados em si mesmo.

Cuidados com a saúde do Pastor Belga

Mesmo que seja super resistente, o Pastor Belga, assim como qualquer outro pet, precisa de alguns cuidados fundamentais para evitar doenças. Para começar, o tutor precisa manter visitas regulares ao médico-veterinário e estar atento a algumas doenças, como a displasia coxofemoral e alergias de pele que costumam ser frequentes no pet dessa raça.

Cuidados Pastor Belga

Higiene e Limpeza para Pastor Belga

Alimentação

Na hora de alimentar seu pet, é essencial que o tutor ofereça uma ração balanceada e super saudável. Principalmente por ser um cãozinho que adora praticar exercício, o Pastor Belga necessita de rações especiais, que garantam uma dieta repleta de benefícios para ele. Petiscos, ossos e outras guloseimas são ótimos para complementar as refeições desse bichinho.

Acompanhamento

Como todo tutor já sabe, manter uma rotina de consultas regulares com um especialista é fundamental para garantir maior vitalidade ao seu amiguinho de quatro patas. Além disso, dessa forma, é muito mais fácil garantir que ele esteja com a saúde sempre em dia.

Porém, além de idas preventivas ao médico-veterinário, também é importante estar atento a alterações de comportamento e indisposições que possam indicar algumas doenças no pet.

Filhotes

Filhotes

Os primeiros dias de vida de um Pastor Belga filhote, assim como de outros cachorrinhos, são aqueles em que ele mais necessita de cuidados. E, nesses casos, o primeiro passo é visitar o veterinário para saber tudo sobre o estado de saúde do bichinho, além de se informar sobre vacinas e vermifugação.

Para completar, é normal que esse novo companheirinho se sinta um pouco acuado e deslocado, principalmente nas primeiras semanas, Porém, a raça é famosa por ser extremamente leal ao seu tutor, portanto, ele irá se apegar rápido as pessoas que estão por perto, além de obedecê-las. Por isso, aproveite a idade para iniciar o adestramento.

Dicas de adestramento

Bastante inteligente, o Pastor Belga é fácil de adestrar e responde super bem a comando de vozes. Além de ser ágil e protetor, estando sempre em alerta para cuidar daqueles que conquistam sua confiança.

Apesar de ser facilmente treinado, o indicado é que o adestramento do Pastor Belga comece logo nos primeiros meses de vida. E, para facilitar, o tutor pode usar acessórios estimulantes e petiscos para agradá-lo a cada resultado positivo. Mas, lembre-se de se manter paciente em todas as etapas do treinamento.

Encontre produtos para Pastor Belga aqui na Petz

Agora que você já conhece tudo sobre o Pastor Belga e suas variedades, está pronto para adotar seu pet e proporcionar o melhor para ele. Para adquirir produtos essenciais no dia a dia do seu amiguinho de quatro patas, é só aproveitar as condições imperdíveis do Pet Shop on-line da Petz e comprar agora mesmo. Confira!

Produtos mais comprados para os Pastor Belga

Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar
Rasqueadeira Chalesco para Cães Soft
Rasqueadeira Chalesco para Cães Soft
Comprar
Ração Pedigree Equilíbrio Natural para Cães Adultos 7+
Ração Pedigree Equilíbrio Natural para Cães Adultos 7+
Comprar
Kit de Higiene Petbrilho Varre Xixi - 250g
Kit de Higiene Petbrilho Varre Xixi - 250g
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças