»
»
»
Border Collie

GUIA DE RAÇAS
Border Collie

Neste guia você vai encontrar:

Um cão cheio de energia e muito inteligente

CBKC - Grupo 05

Os Border Collies são cachorros de porte médio, espertos e bastante agitados

O cachorro Border Collie é considerado um dos mais inteligentes e leais. De porte médio e popular pela aparência, ele tem muita energia e está sempre apto para praticar alguma atividade, por isso, tem conquistado cada vez mais tutores que buscam por um companheiro para rotinas mais agitadas.

Por estar sempre tão disposto, o Border Collie tende a procurar novos desafios, o que ajuda muito nos programas de adestramento. Por outro lado, ele pode ficar entediado facilmente quando essas características não são estimuladas. Esse cachorro também se adapta muito bem às rotinas de trabalho e é um ótimo cão de guarda, já que está sempre em alerta com a chegada de estranhos.

Condição física

Por ter como característica a necessidade do estímulo físico e mental, uma rotina de exercícios é fundamental para a qualidade de vida do Border Collie, que adora brincadeiras educativas e jogos de agilidade, como lançamentos de bolinhas e de disco. O importante é que as atividades possam consumir toda a energia que ele carrega, ao mesmo tempo que proporcionam novos aprendizados.

Além das brincadeiras mais comuns, as técnicas de adestramento funcionam muito bem. Levar o filhote de Border Collie para programas do tipo garante um desenvolvimento mais saudável e ativo, fora o impacto positivo na relação com os tutores. As atividades do tipo podem continuar sendo feitas ao longo da vida do animal, o que contribui para que ele não fique tímido ou agressivo.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Border Collie

Média de Altura

Média de altura do Border Collie

Média de Peso

Média de peso do Border Collie

Nível de Fofura

Nível de fofura do Border Collie

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Border Collie

Destaques e curiosidades

Quem considera ter um cãozinho dessa raça em casa deve ter em mente que, assim como outros animais agitados, será preciso ter espaço e tempo de dedicação com seus hábitos mais animados. Em troca, o tutor pode esperar um amigo apegado e bastante fiel.

Não é à toa que muitos admiradores da raça brinquem ao dizer que o Border Collie pode ser mais inteligente que o próprio dono. Sua fixação pelos estímulos físicos e mentais é tão forte que ele pode criar as próprias brincadeiras!

O cachorro Collie já foi xodó da Rainha Vitória do Reino Unido no século XIX. Em pinturas e fotografias antigas, é comum observar a monarca com os cãezinhos. Um dos favoritos da realeza era Sharp, que faleceu em 1879, aos 15 anos, e recebeu um memorial especial na cidade de Windsor.

Antes mesmo de figurar em filmes e programas de televisão, o Border Collie já era muito famoso mundo afora. Um bom exemplo vem das diversas coleções de selos de correspondência, principalmente em países da comunidade britânica, como a Austrália e Nova Zelândia.

Border Collie guia raças

A História do Border Collie

Origem

Original da Grã-Bretanha, o cão foi adotado como pastor de ovelhas pelos fazendeiros e era útil por sua resistência e independência para agrupar e caminhar com os animais entre as montanhas e vales do país.

Origem do nome

A raça recebeu esse nome em 1975 como referência à região de Borders, na fronteira entre a Escócia e a Inglaterra, antes disso, era chamado de Sheepdog, por conta dos trabalhos com pastoreio.

Migração

Os primeiros Border Collies desembarcaram na América ainda no século XIX. A espécie foi muito utilizada na exploração da agricultura no Oeste norte-americano e se tornou uma das principais raças para auxílio na criação de ovelhas.

Reconhecimento

Além de atuar como pastor, a raça também obteve muito sucesso em campeonatos de obediência. Porém, foi apenas em 1995 que o American Kennel Club reconheceu a raça e ela pôde entrar oficialmente no círculo de exposições.

Os descendentes do Border Collie

A utilização de cães pastores de ovelha sempre foi muito comum na Grã-Bretanha, resultando na reprodução de diferentes raças para a função. Entretanto, a maioria dos cachorros eram difíceis de serem adestrados e faziam muito barulho ou atacavam as criações. Essa dificuldade fez com que os fazendeiros da região buscassem frequentemente por cães com habilidades mais adaptadas.

Em 1873 foi realizado o primeiro campeonato de cães pastores, com o intuito de encontrar a raça ideal. O cãozinho Hemp se destacou na disputa pela facilidade em intimidar as ovelhas sem precisar latir ou mordê-las. Como resultado, em pouco tempo, começaram a aparecer vários descendentes.

Border Collie guia raças

Características físicas

Com aparência atlética, o Border Collie tem um tronco ligeiramente mais longo que a altura dos ombros. São encontrados cães da raça Border Collie com duas variações de pelagem, uma curta e outra moderadamente mais longa. Nos dois casos, a cobertura é densa e de textura média, enquanto o subpelo é macio de denso.

O Border Collie tem cores bem diversificadas, com manchas brancas pelo corpo. O focinho é afilado e moderadamente curto. Os olhos são bem separados e de tamanho médio, geralmente de cor marrom. Outra característica marcante é que os machos são um pouco maiores do que as fêmeas, a altura da cernelha fica na média dos 53 cm.

Conheça rações para Border Collie

Personalidade

O Border Collie tem temperamento trabalhador e mesmo parecendo um pouco sério, na verdade é um cão muito amigável. Contudo, é sempre importante ressaltar que todo esse companheirismo está bastante ligado às brincadeiras e atividades feitas em conjunto. O espírito de proteção e obediência aos familiares é uma característica marcante.

Assim como a timidez e os comportamentos agressivos podem acontecer quando os cães dessa raça não são estimulados, fobias a determinados tipos de ruídos também são muito comuns. Isso acontece pelo constante estado de alerta, que fica ainda mais aguçado durante tempestades ou barulhos inesperados.

Convivência

Os Border Collies não devem viver em apartamentos ou lugares com pouco espaço, afinal estão sempre se movimentando. Além disso, a raça é bastante apegada à família e não pode ser deixada sozinha por períodos muito longos. Outro ponto marcante é a forte tendência ao latido.

Esse pet também costuma se dar muito bem com as crianças e outros bichos de estimação, principalmente nos casos em que a convivência começa ainda quando filhote. Entretanto, a raça tem como instinto o cuidado em sempre manter as pessoas, animais e objetos próximos de si.

Socialização

A socialização pode ser fácil por conta da sabedoria dessa raça, embora esse processo tenha melhores resultados quando iniciados ainda na infância. Procure por técnicas de adestramento direcionadas especificamente para o Border Collie, levando em consideração as características próprias e os hábitos que você e seu cãozinho passarão a ter em casa.

Por ser um cão que precisa de uma ocupação, é muito importante que o espaço e o planejamento da rotina do Border Collie sejam adaptados. Atividades físicas e mentais devem ser feitas todos os dias. Ao final desses exercícios, o cachorro deve se sentir satisfeito, portanto, é essencial demonstrar que ele fez ou está fazendo um bom trabalho!

Saúde e Bem-estar

Cuidados com os pelos

A queda de pelos acontece periodicamente, portanto, é muito importante ficar atento à presença de fios mortos pelo corpinho do cachorro. A pelagem precisa ser escovada ou penteada de uma à duas vezes por semana.

Escovação dos Pelos do Border Collie

Higiene

Por se tratar de um cãozinho de instinto trabalhador e independente, o Border Collie não demanda tantos cuidados em relação à higiene. Os banhos, por exemplo, podem ser dados com um intervalo de quatro meses, ou quando o cão está muito sujo.

Mesmo que eles não necessitem de tantos banhos, é fundamental manter hábitos básicos de higiene sempre em dia. Manter a casinha e outros ambientes higienizados é essencial, tanto para o bem-estar do cãozinho, como para toda a família.

Para evitar o risco de tártaro e acúmulo de bactérias, os dentes devem ser escovados por pelo menos duas ou três vezes na semana, mas nada impede que também possam ser limpos todos os dias, para prevenir outros problemas bucais.

As unhas podem ser aparadas mensalmente, embora nem sempre seja necessário, já que elas acabam se desgastando naturalmente durante as atividades físicas. Lembre-se de que o corte deve ser feito com muita cautela e com os materiais limpos e em ótimo funcionamento, para não haver machucados ou até mesmo sangramentos.

Cuidados com a saúde do Border Collie

A saúde dos cães dessa raça é muito resistente e eles dificilmente contraem doenças mais sérias. Mesmo assim, é muito melhor prevenir problemas típicos em cães de diferentes raças. Leve seu cãozinho para a realização de exames ao longo da vida.

Verifique semanalmente as condições físicas do animal. Limpe os ouvidos dele com algodão umedecido com soluções em pH balanceado, além de analisar o aparecimento de feridinhas ou sinais de infecção e sensibilidade na pele, na boca, no nariz e nos olhos. Por conta dos exercícios, lembre-se também de ficar atento a saúde das patinhas.

Escovação dos Pelos do Border Collie

Higiene e Limpeza para Border Collie

Alimentação

Os hábitos alimentares desse cachorro estão diretamente ligados à resistência e gasto com energia durante o dia. Procure oferecer alimentos de excelente qualidade e adaptados à cada faixa etária, divididos em duas refeições completas. Mas lembre-se, a quantidade ideal de cada porção de ração para Border Collie e outras indicações de dietas devem ser feitas pelo especialista.

Acompanhamento

Para que o seu cãozinho se desenvolva de maneira saudável e feliz, leve-o regularmente ao veterinário. O profissional vai indicar quais os cuidados específicos com o seu pet de acordo com as particularidades dele, além disso, você vai poder sanar possíveis dúvidas sobre o bem-estar e o comportamento do animal.

Filhotes

Filhotes

Assim como todo cachorrinho, o filhote de Border Collie demanda alguns cuidados importantes. Por isso, antes de receber seu novo amiguinho em casa, certifique-se de que a vacinação, vermifugação e outros cuidados com a saúde estejam em dia.

As fêmeas dessa raça costumam ter uma média de dez filhotes por ninhada. Os pequenos são bastante atléticos e curiosos, por isso o adestramento deve ser realizado o quanto antes para evitar alguns vícios de comportamento, como a desobediência.

Dicas de adestramento

A raça é considerada a mais inteligente do mundo, de acordo com estudos realizados pelo psicólogo americano especializado em cães, Stanley Coren. A psicologia canina leva em consideração característico a inteligência adaptativa, quando o animal descobre coisas, a operacional, relacionada às ordens, e as instintivas, que avaliam os talentos inatos do cachorro.

Os Border Collies têm a facilidade enorme de entendimento lógico das atividades do adestramento. Geralmente, os treinamentos contam com lições que relembram os trabalhos como pastor, além de tarefas que possam instigar as capacidades de descobrimento de novos comandos.

Encontre produtos para Border Collie aqui na Petz

Agora que você já sabe tudo sobre Border Collie, que tal se preparar para receber esse novo amiguinho em casa? Mas, antes disso, é fundamental contar com produtos e acessórios para tornar essa experiência ainda mais incrível!

Aqui no Pet Shop on-line da Petz você encontra tudo que seu cãozinho precisa. Aproveite os preços sensacionais que nós preparamos!

Produtos mais comprados para o Border Collie

Coleira Antiparasitária Tea Konig para Cães de porte Médio
Coleira Antiparasitária Tea Konig para Cães de porte Médio
Comprar
Comedouro Regulável Royale para Cães Médio Color
Comedouro Regulável Royale para Cães Médio Color
Comprar
Refil de Grama Para Banheiro Pet Park Médio Chalesco Para Cães
Refil de Grama Para Banheiro Pet Park Médio Chalesco Para Cães
Comprar
Ração Faro para Cães Adultos Raça Média Sabor Carne e Cereais
Ração Faro para Cães Adultos Raça Média Sabor Carne e Cereais
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças

Pesquisa - Qual o seu pet?

Nome:
E-mail:
Cachorro
Gato
Outros