Calopsita toma banho? Saiba como higienizá-la!

Postado por PETZ, em 07/01/2021

Animais Silvestres
Calopsita toma banho? Saiba como higienizá-la!

Todo tutor gosta de manter seu pet alegre, saudável e limpinho. Porém, no caso das aves domésticas, algumas dúvidas podem surgir. É muito comum, por exemplo, se perguntar se calopsita toma banho

calopsita observando

Esse fofo pet costuma ser muito higiênico, mas será que é necessário uma higienização mais profunda de vez em quando? Se você está com essa dúvida, continue lendo. Aprenda aqui se a calopsita toma banho e como cuidar da higiene de sua amiga!

Calopsita toma banho? 

Se você está pensando em higienizar sua ave doméstica, saiba que a calopsita toma banho, sim! Na verdade, as penosas adoram brincar com a água e se divertem durante a ducha! 

Oferecer oportunidade de se limpar é importante e recomendado, já que esse é um hábito comum entre os pássaros domésticos. Entretanto, é necessário atenção! O banho de calopsita precisa de alguns cuidados. Abaixo, separamos três formas seguras de higienizar seu pet. 

1. Pote com água

Uma das formas mais comuns de dar banho na calopsita é fornecer um pote com água para a penosa. Esse simples acessório geralmente é suficiente para que elas se limpem de forma segura e eficaz! 

Basta separar um recipiente raso, com aproximadamente um dedo de água, e deixá-lo próximo à calopsita. Quando tiver vontade, ela irá se limpar sozinha e em seu próprio tempo. 

Para oferecer ainda mais segurança, procure uma banheira para calopsita tomar banho, encontrada em lojas especializadas, como a Petz. Esse acessório é elaborado em um material seguro e não oferece riscos de intoxicação para a sua amiga. 

Aliás, como as aves costumam espalhar bastante água durante o banho, é recomendado que você higienize a gaiola quando seu pet terminar de se limpar! Assim, você evita que fungos se proliferam no ambiente.

calopsita parada na gaiola

2. Borrifador de água

Outro acessório utilizado para banho em calopsita é o borrifador. Esse acessório, muito comum na jardinagem, espirra água de forma suave e agradável, permitindo que as penosas se limpem de maneira segura! 

Porém, é importante lembrar que os borrifadores podem guardar resíduos de outras substâncias, como sabão ou produtos de limpeza. Por isso, o mais recomendado é que o banho em calopsita com borrifador seja feito a partir de um item exclusivo para sua amiga.

Outro ponto importante: nem toda calopsita gosta de tomar banho com borrifadores. Faça o teste e, se sua amiga não curtir, procure um método mais agradável para ela! 

3. Água de chuveiro 

A terceira dica para calopsita tomar banho é fácil de se fazer em qualquer lar: usar a água de chuveiro! Nossas amigas adoram se limpar os respingos que caem da ducha e, muito frequentemente, gostam de passar esse momento junto a seus tutores. 

Entretanto, se você optar por utilizar seu chuveiro para dar banho em calopsita, é necessário ficar atento. A espuma do sabonete ou do shampoo é prejudicial para as aves. Assim, mantenha os produtos de higiene longe de sua calopsita. 

A temperatura também merece atenção, já que água muito quente pode ser prejudicial para a saúde das penas das aves. Seguindo esses passos, seu pássaro poderá tomar banho no chuveiro sem problemas! 

Os três métodos acima são os mais utilizados para banho em calopsita. Escolha o que mais se adapte ao estilo de sua amiga e lembre-se de seguir sempre as indicações de segurança! 

Cuidados ao dar banho calopsita

A higiene dos pássaros é um hábito necessário quando convivemos com esses pets. Entretanto, em alguns casos, os hábitos de limpeza podem ser prejudiciais. Abaixo, separamos alguns pontos de atenção para quem está se perguntando se calopsita pode tomar banho:

  • Não utilize shampoo e sabonetes: na hora de dar banho em sua penosa, utilize apenas água limpa. As aves possuem um óleo natural em suas penas, essencial para sua saúde. Shampoos e sabonetes são desengordurantes e, assim, prejudicam o equilíbrio do organismo dos pássaros; 
  • Não utilize secadores elétricos: como vimos, a calopsita toma banho por conta própria, em seu ritmo pessoal! Dessa forma, ela também saberá se secar sem a ajuda de secadores. Se estiver em um dia frio, você pode dar uma mãozinha utilizando uma toalha seca e limpa, apenas, 
  • Não corte as unhas ou as asas de sua calopsita: no processo de higiene, muitas vezes os tutores consideram cortar as unhas ou as asas de sua ave doméstica. Esse processo, entretanto, deve ser realizado apenas por profissionais. Se você achar que sua amiga precisa aparar as garras, procure o centro de estética da Petz. Lá, profissionais especializados poderão realizar os procedimentos da forma correta! 

calopsita observando
Agora que você já sabe que calopsita toma banho, poderá limpar sua amiga de forma segura! Lembre-se que um pet limpinho é um pet mais feliz! E, para outros conteúdos que garantem todo o bem-estar e saúde do seu amigo pet, não deixe de conferir o blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *