Cachorro gosta de carinho? Quais são os favoritos?

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 7, 2020

Bem-Estar
Cachorro gosta de carinho? Quais são os favoritos?
Tempo de leitura: 4 minutos

Você já se perguntou se seu cachorro gosta de carinho? Nos últimos tempos, ganhou fama a teoria do escritor estadunidense Gary Chapman sobre as cinco linguagens do amor. Grosso modo, o que ela propõe é que as pessoas expressam seu amor de cinco maneiras diferentes. 

cachorro recebendo carinho do tutor

Segundo a teoria, um dos grandes problemas é que nem sempre a linguagem do amor de um sujeito é entendida pelo outro e vice-versa. Ainda que ela não tenha sido pensada para descrever relações entre diferentes espécies, é possível fazer a transposição da teoria para pensar o nosso relacionamento com os cães. 

Nesse sentido, muitos tutores gostam muito de abraçar e de fazer carícias no pet e acreditam que, com isso, estão demonstrando seu amor. Mas será que os cães também entendem dessa forma?

Sim, cães gostam muito de receber carinho!

Mas por que cachorros gostam de carinho? Há quem diga que os cães não gostam realmente de carinho, apenas “toleram” a demonstração de amor a fim de conseguir algo em troca, seja um petisco ou o simples bom-humor do tutor. 

Mas basta olhar para a carinha que eles fazem quando acariciamos a região logo abaixo das orelhas deles para saber que isso está longe de ser verdade. Para os cachorros, os afagos são como uma massagem que pode inclusive ajudá-los a relaxar. 

Alguns cães gostam tanto de receber carinho que, muitas vezes, este pode acabar servindo até mesmo para substituir o petisco como forma de recompensa para reforçar comportamentos desejados. 

Além disso, acariciar onde cachorro mais gosta de carinho, é muito importante para fortalecer o vínculo entre pet e tutor, assim como conversar com ele.

Esteja atento às vontades do seu cão

Não só com os cães, mas em todos os relacionamentos é importante estar atento às necessidades e vontades dos outros, procurando respeitá-las. Por exemplo, o fato de cachorros gostarem de carícias não quer dizer que gostem de todo tipo de carinho.  É preciso entender onde os cachorros gostam de carinho e onde não gostam.

Tampouco que não se importem de ser acariciados em momentos em que prefeririam ser deixados sossegados, como quando estão comendo, tirando um cochilo ou dormindo. Quanto aos tipos de carinho para cachorro, em geral os eles não gostam muito de ser apertados e de demonstrações de afeto que restringem seus movimentos. 

Dependendo de seu temperamento e da criação, eles podem até mesmo reagir a eles com agressividade. É essencial saber como fazer carinho em cachorro de forma que o agrade.

Por isso, fique muito atento à interação das crianças com os cachorros. Além de supervisionar a brincadeira, ensine a criança a se aproximar e a fazer carinho onde o cachorro gosta de receber carinho, respeitando os limites do pet.

Além de acariciar, busque também outras atividades para que as crianças possam brincar com o cachorro de forma segura e divertida para ambos.

cachorro recebe carinho da tutora

Como se aproximar de um cachorro para fazer carinho?

Quando já temos intimidade com um cachorro e já criamos um vínculo forte com ele é normal fazer carinho no topo da cabeça, na barriga, etc. Porém, ao se deparar com um cão pela primeira vez, é fundamental não ir com muita sede ao pote. 

Mesmo que com boas intenções, alguns movimentos podem ser vistos como ameaçadores para o pet. Viu um cachorro lindo e quer muito fazer carinho nele? Antes de mais nada, vale perguntar para o tutor se o pet é dócil e se não há problemas em acariciá-lo. 

Em seguida, aproxime-se do cão de maneira tranquila, sem gritaria ou movimentos bruscos. Abaixe-se para ficar mais ou menos na altura do cachorro e aguarde até que ele vá até você. O ideal é começar com zonas de carinho “neutras” como no pescoço e região das orelhas. 

Quais são os melhores lugares para fazer carinho no cachorro?

Assim como a gente, os cachorros também têm preferências que variam de um indivíduo para outro. Enquanto alguns adoram receber afagos na barriguinha — o que é sinal de grande confiança —, outros preferem receber carinho na região entre os olhos, por exemplo. 

De maneira geral, os locais favoritos dos cães para receber carinho são: pescoço, na região logo abaixo das orelhas, peito e abdômen. Neste caso, ele pode chegar até mesmo a se virar de barriga para cima para você fazer carinho nele.

Identificar se o cachorro está gostando ou não de determinado afago é fácil: observe a expressão e a linguagem corporal dele. Cães que estão à vontade com a situação permanecem relaxados. Muitas vezes, parecem até estar sorrindo. 

Já se o pet ficar com o corpo tenso ou tentar fugir, é melhor deixá-lo sossegado naquele momento ou buscar outra maneira de fazer carinho. E seu amigo de quatro patas, onde ele mais gosta de receber uma “massagem”? Conte para nós aqui nos comentários!

cachorro recebendo carinho deitado

E para continuar se atualizando sobre assuntos como esse, continue acompanhando o blog da Petz e descubra mais curiosidades sobre os bichinhos de estimação!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *