Bem-Estar

Cachorro puxando guia: por que isso acontece?

Publicado em 27 de julho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Levar o pet para passear é uma delícia. Porém, o cachorro puxando guia não é nada bom por vários motivos. Um deles é que o tutor fica mais cansado. Além disso, dependendo do tamanho do peludo, ele pode até derrubar a pessoa no chão.

O cachorro puxando guia ainda pode se ferir. Afinal, a coleira entra em grande atrito com a pele, o que não é adequado. Sem contar que, quando o pet não usa peitoral para cachorro, mas guia no pescoço, pode até desmaiar!

garotinho passeando com cachorro na guia

Isso porque o cachorro puxando guia tem a parte do pescoço apertada, o que pode dificultar a respiração e levá-lo ao desmaio. Enfim, fora o incômodo, dar uma volta com um animal assim pode causar problemas. 

Por isso, é preciso tentar descobrir o motivo do comportamento para amenizá-lo! Confira porque isso acontece, como acalmar o seu peludinho e como fazer o cachorro parar de puxar a guia

Cachorro puxando guia? Descubra as possíveis causas

Porque funciona

O cão quer chegar a algum lugar e descobre que, puxando a guia, obtém o que deseja. Então, na próxima vez, vai puxar mais. Já que deu certo, a tendência é continuar o ato. 

A pessoa puxa a guia

Se o animal é forçado para trás, ele acaba puxando para frente para equilibrar. Assim, quando a pessoa puxa a guia, o pet é obrigado a ir para frente para conseguir andar. Consequentemente, o cão acaba aprendendo que isso faz parte do passeio. 

Uma maneira de perceber se você está puxando a guia é vendo a segura. Se você enrola o acessório na mão, provavelmente, está puxando-a, incentivando o peludo a puxá-la também.

cachorro tranquilo preso à guia

Equipamento

Esta é uma ferramenta que pode ajudar ou atrapalhar o processo. Não é que a coleira faça o cão puxá-la, mas o uso do equipamento errado acaba favorecendo o animal com esse hábito.

Uma dica é colocar um peitoral, cuja guia esteja na frente, em vez das costas. Essa é uma boa escolha de coleira para cachorro que puxa muito. Assim, quando o animal forçá-la, ele vai rodar, tendendo a parar de puxá-la.  

Outra possibilidade de coleira para cachorro que puxa é a gentle leader. Embora não seja muito comum no Brasil, ela também ajuda a controlar o cão durante o passeio. Funciona como se fosse um cabresto: quando o animal tenta puxá-la, a cabeça dele gira.

Embora essa seja uma boa opção, é preciso acostumar o cão antes de sair de casa com ela. Se você já for para a rua, há grande chance do pet ficar se debatendo no chão. Então, o que era para uma solução vira um problema. Por isso, acostume o animal antes do passeio. 

Não foi ensinado

Outro motivo possível é que o animal não foi ensinado, ou seja, ninguém mostrou para ele o modo correto de passear. Para a maioria dos cachorros, andar lentamente ao lado do dono não é algo natural. Uma boa maneira de observar isso é vendo como o seu pet caminha em casa. 

Se ele é agitado, vive correndo ou anda muito mais rápido que você, a tendência é que faça isso na hora do passeio, puxando a guia. Portanto, será preciso ensiná-lo a andar mais vagarosamente e ao seu lado.

O ideal é que, durante o passeio, a guia não fique tracionada. O animal deve caminhar perto do tutor, de modo que a distância da guia saindo da mão em direção ao cão forme um J. 

Como ensinar o cão a andar ao lado? 

Como ensinar cachorro a não puxar a coleira? A primeira coisa a ser feita é acostumar o animal com a coleira e a guia em casa. Isso ajuda a acalmar cães que ficam muito agitados ou com medo ao ver os acessórios.

Se o seu animal tiver medo, coloque a guia para cachorro e dê um petisco para ele associá-la a algo bom. Já se ele for agitado, coloque a guia e faça uma massagem ou algo para tranquilizá-lo, em casa. Repita isso diariamente, cinco minutos, várias vezes, sem levá-lo para passear.

Depois, com o tempo, deixe o animal com o equipamento, desde que você esteja supervisionando, em momentos do dia a dia. Coloque a guia no pet e vá assistir à TV, por exemplo, mas sempre fique atento ao que ele está fazendo, já que é possível que o item enrosque em alguma coisa. 

Passo dois

Uma vez que ele esteja mais tranquilo com o equipamento, coloque a guia e leve-o para passear em casa. Isso vai ajudar o pet a se acostumar. Durante o exercício, a guia não deve estar tensa. É preciso que ela forme a letra J entre você e o cão. 

Nunca deixe o cachorro puxando guia. Sempre que ele passar à sua frente, antes de tensionar o acessório, pare e chame o cão. Se você não fizer isso, ele vai aprender que, ao puxá-la, consegue alcançar o que deseja.

cachorro puxando a guia

Por fim, passeie todos os dias com o animal. Assim, a atividade se tornará mais rotineira, e ele ficará menos excitado. Gostou das dicas? Na Petz, você encontra as melhores coleiras. Confira! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog