Aquário

Como montar um aquário garantindo o bem-estar de pets

Publicado em 11 de fevereiro de 2017

Tempo de leitura: 4min

Um aquário funciona, basicamente, como uma casa. O tanque é a estrutura da residência, as decorações são os móveis e o sistema de filtração e iluminação são todo o suporte que dá funcionalidade ao lar, como a fiação e outras especificações técnicas da residência.

Montando seu aquário

A aquariofilia, arte de montar aquários, mais do que uma atividade que garante o lazer, é
também uma forma de garantir aos peixes as condições ideais de sobrevivência em um ambiente harmonioso e saudável.

Por isso, é necessário escolher itens que garantam qualidade de vida nesse habitat, ao mesmo tempo em que são também excelentes itens de decoração para sua casa, escritório, ou qualquer outro ambiente.

A estrutura do seu aquário, ou seja, os itens que irão dentro, também devem garantir a segurança dos peixes e a melhor qualidade da água. Investir em bons equipamentos para isso é também uma forma de economia, pois você precisará trocar a água com menor frequência e garantirá a saúde dos animais.

Para você que deseja começar a se aventurar no mundo dos peixes ornamentais, separamos 5 checklists do que um aquário deve receber de acordo com seu tamanho. Confira!

Temperatura e Filtragem

A temperatura do aquário varia de espécie para espécie; por isso, o termostato deve ser ajustado de acordo com as necessidades e condições de vida do pet. Para a limpeza do aquário, você precisa saber que existem três tipos de filtragem, a mecânica, a química e a biológica. A filtragem mecânica é operada por uma lã acrílica ou perlon, enquanto a química é realizada pelo carvão ativado. A biológica, por sua vez, por bactérias que vivem nas cerâmicas e compostos de vidro.

aquário

Iluminação

Você sabia que a iluminação do aquário pode influenciar no comportamento do Pet? Pois é, as luzes artificiais podem aliviar o estresse dos peixes! Mas cuidado: o período de iluminação não deve ultrapassar de dez horas diárias, pois se ocorrer por mais tempo, o seu bichinho pode apresentar um comportamento negativo – e o aquário tende a acumular algas.

 

Água

Você deve ficar atendo aos valores de PH e os níveis de Amônia, Nitrito e Nitrato do seu aquário para garantir a qualidade da água e as melhores condições para seu peixe. O PH, entretanto, varia de acordo com a espécie do peixe – por isso é importante consultar um profissional ao adotar o pet. Já os níveis de Amônia e Nitrito devem ser iguais a ZERO, pois são prejudiciais à qualidade da água e à saúde do peixe. O Nitrato é acumulativo, por isso é fundamental que a água seja trocada semanalmente, entre 10 a 15% do volume do aquário.

Alimentando seu pet

A alimentação dos peixes deve ser balanceada tanto em nutrientes como em quantidade, para isso utilizar um alimento de qualidade é fundamental, Isso porque uma alimentação fora do normal pode deixá-los doentes, aumentar a taxa de mortalidade no seu aquário e ainda tornar a água turva, sendo necessário aumentar a frequência com que é trocada.

Procure oferecer a comida de qualidade na quantidade e frequência corretas para saciar a fome dos peixes do seu aquário sem prejudicar o ecossistema.

Cuidados com a instalação

Outro passo importante é garantir que o aquário esteja instalado adequadamente. Deixe-o perto de tomadas, para que você ligue os filtros, bombas, termostato, luzes e outros acessórios que necessitam de energia elétrica.

Ele também precisa estar em um lugar seguro, longe de animais que possam ser predadores para os peixes, como gatos e aves; além de estar protegido da iluminação solar direta – que pode aquecer a água e deixar o ecossistema afetado, e também acarretar no aparecimento de algas .

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog