Bem-Estar

Gato pode comer camarão? Veja se o crustáceo é liberado

Publicado em 11 de maio de 2021

Tempo de leitura: 4min

Seja na moqueca, no bobó, no risoto ou mesmo como prato principal, o camarão é sucesso de norte a sul do Brasil! Mas será que nossos pets também podem aproveitar essa delícia? Gato pode comer camarão

gato em cima da mesa

Geralmente, os felinos são grandes fãs dos frutos-do-mar. Mas será que esse é um dos alimentos que gatos não podem comer? Se quiser saber mais sobre a alimentação dos bichanos, continue lendo. Aprenda aqui se gato pode comer camarão! 

A alimentação natural

Antes de falar se gato pode comer camarão ou não, é necessário entender mais sobre a alimentação natural dos nossos amigos. A Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, explica que os felinos são exclusivamente carnívoros. 

Conforme explica a especialista, os fofos bichanos possuem mais semelhanças com os leões do que você imagina! Na natureza, utilizam seus incríveis reflexos para caçar pequenas presas. Justamente por isso, a dieta dos gatos precisa ser calculada com cuidado!

Criando um cardápio equilibrado

Muitos tutores ficam com dúvidas na hora de montar o cardápio para seus bichanos com o que gato pode comer ou não. Já que eles são exclusivamente carnívoros, como adaptar seus hábitos para o ambiente doméstico? A Dra. Luiza explica que a resposta para essa pergunta é bem simples. Basta oferecer uma ração de qualidade! 

Esse produto é fabricado por especialistas e, por isso, contém tudo que os bigodudos precisam. “A ração atende a todas as necessidades nutricionais dos pets”, comenta a médica-veterinária. 

Além disso, oferece muita praticidade aos tutores, já que é de fácil armazenamento e possui grande durabilidade! Por isso, antes de se perguntar qual a comida que o gato pode comer, confira o estoque de ração do seu peludo! 

Gato pode comer camarão? 

Muitos bichanos se sentem atraídos pelo sabor do camarão. Mas será que esse crustáceo está permitido para os felinos? A pergunta se gato pode comer camarão tem uma resposta difícil. 

De maneira geral, podemos dizer que esse é um dos alimentos da lista “o que gato não pode comer”. Além de possuir um valor nutricional relativamente baixo, o camarão apresenta alguns riscos para a saúde dos bigodudos. 

Com tantos petiscos seguros e certificados disponíveis, não vale a pena arriscar a saúde do seu amigo apenas por um petisco saboroso. 

Porém, alguns gatos se adaptam ao camarão e ingerem esse alimento sem problemas. Nesse caso, o crustáceo pode até ser oferecido como petisco. Entretanto, é recomendado que um veterinário seja consultado para acompanhar as reações do peludo. 

gato comendo ração

Riscos do camarão

Como vimos, o camarão está entre as comidas que os gatos não podem comer. Apesar de alguns felinos se adaptarem à sua ingestão, ele pode trazer prejuízos para a saúde. Os principais riscos associados aos frutos-do-mar são:

  • Alergias alimentares: assim como os humanos, os gatos também podem ser alérgicos ao camarão;
  • Pancreatite: o camarão, geralmente, é preparado com manteiga ou azeite. Esses alimentos, muito gordurosos, podem causar pancreatite nos gatos; 
  • Salmonelose: alimentos crus podem transmitir doenças para os bichanos. A salmonelose é a mais comum entre elas; 
  • Engasgos: algumas partes do camarão, como o rabo, a casca ou a cabeça, podem causar engasgos nos pets; 
  • Problemas gastrointestinais: como não é um alimento preparado especialmente para gatos, há o risco de irritação no estômago, vômitos ou diarreia. 

Vale ressaltar, entretanto, que alguns gatos se adaptam bem ao camarão. Nesses casos, o crustáceo pode até ser servido como petisco, contanto que esteja cozido e sem temperos.

Porém, é importante lembrar que qualquer alteração na dieta do seu peludo deve ser acompanhada por um veterinário. Se estiver pensando em inserir um alimento que não é próprio para gatos, converse com um especialista. 

Gatos precisam de camarão? 

Há um motivo pelo qual os veterinários indicam sempre a ração como a base da alimentação dos gatos. Esse produto é elaborado por especialistas, passa por um rígido controle de qualidade e contém os nutrientes que os pets precisam na medida certa. 

Por isso, há poucos motivos para você oferecer alimentos como o camarão. Além de não adicionar nutrientes, você pode estar colocando a saúde do seu amigo em risco. Mas isso não quer dizer que você não pode variar o cardápio do seu peludo! 

gatinho espiando por cima da mesa

Gostou de saber se gato pode comer camarão? Se quiser oferecer um petisco seguro  e saudável, basta procurar a Petz mais próxima. Em nossas lojas você encontra uma grande diversidade de produtos, pensados e produzidos especialmente para seu filho de quatro patas. Venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog