Aves

Confira uma lista com 8 grupos de animais que botam ovo

Publicado em 01 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Já parou para pensar quais são os animais que botam ovo? Esse é um dos métodos de reprodução da natureza e consiste no desenvolvimento do embrião dentro da mãe para, posteriormente, nascer por meio de ovos depositados no mundo externo.

Peixe nadando.

Pensando nisso, separamos uma lista com oito exemplos de grupos de animais que botam ovo. Por aqui, vamos te explicar mais sobre cada um deles e, assim, você poderá entender tudo sobre esse método de reprodução diferenciado. Pronto para conhecer mais?

Ovíparo, ovovivíparo e vivíparo: qual é a diferença?

Antes de conhecer mais sobre os animais que botam ovo, é preciso saber a diferença entre ovíparo, ovovivíparo e vivíparo. O primeiro é quando a reprodução é feita fora do corpo da mãe, ou seja, os ovos são botados em um ambiente exposto, o que pode ser perigoso para os filhotes.

Já os animais ovovivíparos são aqueles cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo, mas este continua dentro do corpo da mãe. Ou seja, eles não fazem a postura dos ovos. Por fim, no caso dos vivíparos, os bebês crescem dentro do corpo da progenitora sem os ovos, recebendo nutrientes dela.

Conheça oito grupos com animais que botam ovo

Depois de entender a diferença entre os métodos de reprodução, é hora de conhecer alguns animais que botam ovo. Confira a lista que montamos com oito exemplos:

1. Peixes

Você deve se lembrar no filme Procurando o Nemo, da Disney, em que a mãe do Nemo coloca vários ovos. Essa é uma representação de como é a reprodução dos peixes. O mais interessante sobre esses animais é que eles têm um método de proteção aos filhotes, podendo colocá-los na boca ou em bolhas de água para evitar os predadores.

2. Aves

A primeira coisa que você precisa saber sobre as aves é que todas elas são ovíparas, ou seja, fazem a postura dos seus ovos. Nesse caso, esses animais constroem pequenos ninhos para incubação dos seus embriões. Além disso, os filhotes precisam do calor materno para se desenvolver, por isso, os pais chocam os ovos.

Pato parado na grama.

3. Répteis

Os répteis são outro exemplo de animais que botam ovo. Nesse caso, é importante saber que existem espécies ovíparas e ovovivíparas. O que destaca esse grupo é que seus ovos possuem uma casca bem grossa, que evita o ressecamento. Além disso, possui quatro camadas:

  • alantóide: armazena excretas nitrogenadas e atua nas trocas gasosas;
  • córion: também participa das trocas gasosas;
  • âmnion: camada banhada por líquido amniótico que garante proteção contra ressecamento e choques mecânicos para os filhotes;
  • saco vitelínico: funciona como um armazenador de nutrientes para os embriões.

4. Anfíbios

Outro grupo de animais que botam ovo é o dos anfíbios. Dentre as espécies ovíparas, é comum que a mãe deposite seus filhotes dentro da água, mas existem algumas que fazem a postura fora dela. Outra curiosidade é que, normalmente, é posta uma grande quantidade de ovos, mas poucos girinos chegam, de fato, à fase adulta.

5. Moluscos

O quinto exemplo da nossa lista de grupos com animais que botam ovo é o dos moluscos. Uma das curiosidades sobre a reprodução deles é que os filhotes podem nascer de duas maneiras: igual aos pais e como uma larva. A quantidade de ovos varia conforme a espécie.

6. Aracnídeos

Os aracnídeos são mais um dos exemplos de grupos de animais que botam ovo. Porém, é importante destacar que nem todas as espécies têm esse tipo de reprodução. Os escorpiões, por exemplo, são vivíparos. Já as aranhas colocam seus ovos em sacos de seda que as fêmeas constroem. 

7. Mamíferos

Sim, existem mamíferos que botam ovos. As equidnas e os ornitorrincos são dois exemplos. Os primeiros botam apenas um ovo, que passa mais dois meses na bolsa da mãe para se desenvolver depois da abertura da casca. Já o segundo bota de dois a três, cujos filhotes nascem em 14 dias.

8. Insetos

Dentre a enorme variedade de insetos presentes na natureza, algumas espécies são consideradas animais que botam ovos. Esses ovos normalmente têm uma textura pegajosa, que permite que os pais colem a sua estrutura em superfícies inclinadas sem cair. Além disso, alguns podem ter cores vivas e únicas, enquanto outros se camuflam no ambiente.

Confira alguns exemplos de animais que botam ovo

Pronto, agora você já conhece alguns grupos de animais que botam ovo. Para que possa conhecer ainda mais sobre o assunto, separamos uma lista com alguns exemplos de espécies dentro desses conjuntos. Confira:

  • aranha;
  • mosca;
  • galinha;
  • pinguim;
  • abelha;
  • caracol;
  • pavão;
  • tartaruga-marinha;
  • sapo;
  • cobra;
  • formiga;
  • polvos.

Tartaruga marinha nadando.

Viu só? A natureza é um lugar com uma variedade enorme de espécies com hábitos reprodutivos diferentes. Aproveite que está lendo este conteúdo e visite o pet-shop on-line da Petz! Temos produtos para garantir o conforto e aconchego dos bichinhos. Se preferir, visite uma das nossas lojas físicas para conferir.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog