Cachorros

Como fica o cruzamento de Pinscher com vira-lata?

Publicado em 28 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Quando acontece o cruzamento entre cães de raça, é mais fácil prever qual será a aparência e o comportamento do filhote. Afinal, o bichinho de raça tem traços específicos, que serão herdados pelo descendente. Mas qual será o resultado do cruzamento de Pinscher com vira-lata?

Cachorro pinscher com vira-lata comendo um petisco direto da mão do tutor.

Como todos sabem, o vira-lata é uma mistura de raças, por isso é quase impossível saber como serão os filhotes. Mas, com certeza, o filhote de um Pinscher com vira-lata, será inteligente e enérgico, duas características marcantes em cada um. Descubra mais curiosidades sobre esses dois cachorros adoráveis a seguir.

Principais características do Pinscher

Esta raça é a perfeita materialização daquele ditado que diz “tamanho não é documento”. Como esses animais são pequeninos, muitas pessoas pensam que eles são sempre amigáveis. Porém, muitos são agressivos com pessoas desconhecidas, resultado do instinto protetor e territorialista presente nessa raça.

Já com o tutor, o Pinscher é supercompanheiro, brincalhão e carinhoso. Essas alterações de comportamento podem ser perfeitamente solucionadas com cuidados específicos, como o adestramento feito por um profissional.

Pinscher miniatura é o mais popular

De acordo com a Federação Cinológica Internacional, existem seis tipos de Pinscher. Entre eles: austríaco, fazendeiro da Suécia ou da Dinamarca, Affenpincher, Doberman, alemão e miniatura.

O mais popular no Brasil, sem dúvidas, é o Pinscher miniatura, que não tem esse nome à toa: possui, no máximo, 30 cm de altura e costuma pesar entre 5 e 6 kg. Além disso, tem pelo curto de cor preta e manchas em castanho. 

Esse bichinho possui ótima saúde, porém tem tendência para desenvolver problemas nas articulações, especialmente no quadril e nos joelhos. Além disso, tem facilidade para adquirir obesidade. Esses problemas são decorrentes da baixa estatura. Por isso, o melhor a fazer é levá-lo para consultas regulares com o médico-veterinário.

Marcas registradas dos vira-latas

Agora que você conheceu as principais características do Pinscher, chegou o momento de saber um pouco mais sobre o vira-lata. Também chamado de SRD, sigla de Sem Raça Definida, esse cãozinho está entre os animais que mais sofre abandono no Brasil, e ainda assim é amado por muitos.

O nome vira-lata inicialmente era considerado pejorativo, por fazer alusão ao cachorro de rua, que vira as latas de lixo em busca de comida. Porém, com o tempo, isso se tornou um charme.

O grande desafio ao falar sobre o SRD é definir a personalidade, por ter origem desconhecida. Ele pode ter influências de genes dóceis, territorialistas, de guarda e de tantos outros traços comportamentais. Mas, em geral, são amorosos com os tutores.

A maioria dos cães SRD possui pelagem de cor neutra, como cinza, bege ou preta. Lembram do tão estourado vira-lata caramelo, que virou meme na internet? Inclusive, ele foi forte candidato a estampar cédulas brasileiras, por ser considerado o mascote do país!

Por fim, uma característica que pode ser considerada marca registrada desse animal mestiço é a facilidade em se reproduzir: a fêmea costuma ter ninhadas com mais de oito filhotes. Outro traço muito comum é a simpatia, o que faz com que ele seja tão querido.

Cachorro mistura entre Pinscher e vira-lata próximo a uma árvore.

O que o Pinscher e o vira-lata têm em comum?

Simpatia é o primeiro traço de personalidade que se pode esperar do cachorro fruto do cruzamento de Pinscher com vira-lata. Isso porque ambos são incrivelmente simpáticos com os tutores.

Outros pontos em comum são a inteligência e a sagacidade. Isso pode até salvar a vida dos vira-latas que vivem nas ruas, já que são adjetivos muito úteis em momentos de perrengue. Dessa forma, cruzar Pinscher com vira-lata pode gerar animais muito espertos.

Sendo assim, a mistura do Pinscher com vira-lata tem tudo para gerar animais interessantes, que conseguem se virar sozinhos, mas, ao mesmo tempo, adoram dar e receber carinho. 

Cruzamento de cachorro grande com pequeno

Porém, é necessário evitar o cruzamento de Pinscher com animais de grande porte. A diferença de altura dificulta não só a monta, inviabilizando o cruzamento, como pode prejudicar a saúde física dos cães.

A conclusão é que cachorro grande cruzando com Pinscher não é uma ideia interessante para ninguém. Nesses casos, o melhor a fazer é recorrer à inseminação artificial. Assim, você terá lindos filhotes, e os pais permanecerão saudáveis.

Se o cruzamento de Pinscher com um macho de grande porte acontecer naturalmente, e a Pinscher ficar prenha, será uma gestação de alto risco. Afinal, os órgãos reprodutivos de uma linda e pequenina Pinscher são preparados para gestar um cão de tamanho semelhante ao dela.

Pinscher e vira-lata têm tendência à estatura mediana

Este problema é muito raro, já que a maioria dos vira-latas é cão de médio-porte, o que não causa tantos transtornos. O ideal mesmo é promover o encontro da Pinscher com vira-lata que possuam a mesma estatura.

Sendo assim, do cruzamento de Pinscher com vira-lata, pode-se esperar cachorros de pequeno porte, de comportamento agitado e simpáticos com os tutores. Isso se levarmos em conta as características mais marcantes dos pais em questão.

Cachorro resultado de uma mistura entre Pinscher e vira-lata deitado na grama.

Agora que você sabe o que esperar em relação ao aspecto físico e comportamental do cão fruto do cruzamento de Pinscher com vira-lata, não é necessário ficar apreensivo. Ele tem tudo para ser um animal maravilhoso. Vá até uma das lojas da Petz e prepare o enxoval para receber o seu mais novo parceiro.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog