Curiosidades

Golfinho é mamífero? Descubra agora mesmo!

Publicado em 18 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Os golfinhos são animais marinhos superfofos que despertam a curiosidade de muita gente. Mas afinal, será que golfinho é mamífero? Essa é uma dúvida comum, já que o bichinho também vive na água salgada, tem nadadeiras e pode ter comportamentos parecidos aos de peixes.

Golfinho nadando.

Neste artigo que preparamos para você, vamos contar tudo sobre os golfinhos: onde vivem, o que comem e qual é a sua classificação dentro do reino animal. Ainda trouxemos uma lista repleta de curiosidades interessantes sobre esse animalzinho tão fascinante. Vamos lá?

Golfinho é mamífero ou peixe?

Saber se o golfinho é mamífero ou peixe pode não ser uma tarefa tão fácil à primeira vista. Essa dúvida é muito comum quando se trata de animais marinhos que têm algumas características ou aparência semelhantes aos peixes, como é o caso dos golfinhos e das baleias.

Mas a verdade é que golfinho é mamífero. O que diferencia essa classe de animais de todas as outras é o fato de possuir glândulas mamárias e ter pelos no corpo. Já os peixes são bichinhos aquáticos que têm cores, tamanhos e comportamentos diversos, mas que não têm capacidade de produzir leite ou pelos. 

Os mamíferos também apresentam outras características importantes, como fecundação interna dos filhotes, presença de dentes, sistema digestivo completo e sistema nervoso superdesenvolvido. Os cientistas estimam que existam cerca de 5 mil espécies de mamíferos, que podem ser carnívoras, herbívoras ou omnívoras. 

O que é um cetáceo?

Além de fazerem parte do reino animal e da classe dos mamíferos, os golfinhos também são considerados cetáceos. Mas você sabe o que é um cetáceo? Esse é o nome que se dá ao grupo de mamíferos aquáticos que têm o corpo alongado e aerodinâmico, que permite que eles se movimentem com muita facilidade na água. 

Os golfinhos e as baleias são os principais representantes desse grupo de animaizinhos. Sociáveis e animados, os cetáceos têm aquele buraquinho característico na parte de cima do corpo, através do qual ocorre a respiração. Outra particularidade dos cetáceos é a redução na quantidade de pelos. 

Características dos golfinhos

Agora que você já descobriu se golfinho é mamífero, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre os hábitos, alimentação e funcionamento do organismo desses bichinhos adoráveis. 

Entre as principais características do golfinho está o corpo alongado e o focinho longo. Os golfinhos se dividem em várias espécies que podem ser encontradas em todo o mundo. Existem golfinhos de água salgada, presentes em todos os oceanos, e de água doce, que só são nativos dos rios da América do Sul e da Ásia.

Os golfinhos adultos costumam medir entre 1,5 e 10 metros de comprimento e pesar até 7 toneladas. Essa diferença grande acontece porque o tamanho e peso desses animais varia bastante de espécie para espécie. Os golfinhos têm a coloração acinzentada, mas também existem espécimes com cores preto, branco e rosa.

Golfinho nadando.

Alimentação dos golfinhos

E o que os golfinhos comem? Eles são carnívoros, o que significa que se alimentam de outros pequenos animais, como peixes, moluscos e crustáceos. Os bichinhos podem viver de 25 a 30 anos e dão à luz apenas um filhote a cada ciclo reprodutivo.

Assim como outros mamíferos, os golfinhos possuem respiração pulmonar. Por isso, eles precisam subir até a superfície para captar oxigênio. O animalzinho é considerado um acrobata que pode atingir até 5 m de altura em seus saltos para fora da água. Além disso, eles podem nadar até 40 km/h. 

Curiosidades sobre os golfinhos

Você sabia que o golfinho é mamífero extremamente sociável, que gosta de brincar e andar em bandos? Essa é apenas uma das várias curiosidades sobre os golfinhos. Os bichos são famosos pela sua inteligência acima da média e podem aprender vários tipos de tarefas e seguir comandos com facilidade. 

Depois dos seres humanos, o golfinho ocupa o segundo lugar no ranking dos animais que apresentam maior diversidade de comportamentos não ligados à reprodução e à alimentação, como hábitos sociais e comunicação.

Confira mais algumas curiosidades sobre golfinhos a seguir:

  • golfinhos caçam em bandos e nadam em cardumes de até 200 indivíduos;
  • de acordo com a classificação de Lineu, os golfinhos fazem parte do Reino Animal, na classe dos mamíferos, da ordem Cetacea, da família Delphinidae e da ordem dos Odontocenti
  • existem cerca de 35 espécies de golfinho conhecidas no mundo hoje; 
  • golfinhos costumam interagir com outras espécies aquáticas e também com os humanos;
  • aqui no Brasil, temos uma espécie nativa de golfinho vivendo em águas amazônicas: é o famoso boto cor-de-rosa, personagem principal de uma lenda popular do folclore brasileiro;
  • sabia que orcas são golfinhos? Apesar de levarem o nome popular de “baleia orca assassinha”, essas gigantes dos oceanos fazem parte da família Delphinidae. Estão no topo da cadeia alimentar, possuem vários dentes e podem se alimentar de peixes, polvos, morsas, tubarões e baleias; 
  • Golfinho mama? Sim! Assim como todos os mamíferos, os golfinhos produzem leite pelas glândulas mamárias. Para mamar, a mãe e os filhotes precisam subir à superfície;
  • os golfinhos usam sons para se comunicar. O chamado “sistema de ecolocalização” é baseado na emissão de sons de alta frequência que permite que os animaizinhos se localizem e encontrem outros indivíduos da mesma espécie no oceano; 
  • entre os principais predadores dos golfinhos na natureza estão os tubarões e as baleias cachalote. Os humanos, infelizmente, também representam uma ameaça ao animal, que é muito caçado para servir como atração em parques de diversão e para ter sua carne vendida. 

Golfinho nadando.

Gostou de descobrir que golfinho é mamífero e conhecer um pouco mais sobre esse bichinho superadorado? Se tem interesse por animais aquáticos e tem alguns peixes em casa, saiba que no site da Petz você encontra vários itens para cuidar do pet. Conheça já!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog