Curiosidades

Roupinha para hamster é necessária? Veja dicas

Publicado em 22 de junho de 2021

Tempo de leitura: 5min

Os dias estão mais frios e você tem um pequeno roedor em casa? Pode ser que ele precise de ajuda para se aquecer durante o inverno, e é nessas horas que muitas pessoas compram roupinha para hamster. Você já pensou em fazer isso? 

Há ainda os que aprendem como fazer roupinha para hamster e costuram em casa o modelinho exclusivo para o seu pet. Mas será que isso é realmente necessário? Claro que será preciso fazer o possível para proteger o bichinho do frio. Afinal, os hamsters sírios, por exemplo, já começam a sofrer com o frio quando a temperatura está a 13 ºC.

hamster comendo

Dependendo da região do Brasil que a pessoa morar, o pet vai ter que suportar temperaturas muito mais baixas do que essas, não é? Contudo, nem sempre as roupinhas de hamster são as melhores opções nesse momento. 

Veja dicas de cuidados que você precisa ter caso resolva colocar roupinha para hamster. Confira também algumas maneiras de ajudá-lo a tolerar melhor o inverno! 

Roupinha para hamster: usar ou não usar? 

Muita gente se empolga com o novo pet e acha que tratá-lo como se fosse um cachorrinho é a melhor alternativa. Entretanto, é preciso ficar atento, pois são animais muito diferentes. Além do formato, os hábitos de vida são completamente opostos.

Assim, enquanto um casaco para o cão de estimação pode ser uma boa ideia, a roupinha para hamster chinês, por exemplo, pode se tornar um problema. Por quê? Porque estamos falando de roedores! 

Quando expostos a algo novo ou que incomode, esses animais podem roer o tecido da roupinha de hamster e, pior de tudo, engoli-la! Algumas vezes, o tecido consegue ser eliminado pelo intestino, em outras, não. Quando isso acontece, é um grande problema, visto que esses animais são sensíveis, e os tratamentos, complicados.

Enfim, é melhor evitar. É por isso, por exemplo, que não se deve colocar cobertor na gaiola nem tampar o viveiro direto com o pano. O hamster pode puxar o tecido, roer, engolir e adoecer.

Quando posso usar roupinha para hamster? 

O correto é não deixar o hamster com roupinha sem que você esteja por perto, atento a ele, para garantir que ele não será a peça. Assim, a roupinha para hamster às vezes é usada para fazer uma foto, por exemplo. Entretanto, é preciso sempre se lembrar de que, muitas vezes, o animal não gosta. Por isso, o melhor é evitar. 

hamster

Quero fazer uma roupinha para tirar foto com o meu hamster, como faço?

Como o uso de roupinhas para hamster pode colocar em risco a saúde dele, dificilmente você vai encontrar uma disponível em um pet shop. Por isso, caso decida tirar uma foto com o seu amiguinho na qual ele esteja vestido, vai precisar fazer roupinha para hamster.

Nesse caso, uma opção é fazer algo no modelo das de cães e escolher um tecido molinho, para ser mais fácil de vestir e retirar em seguida. Para desenhar o modelo, será preciso saber as seguintes medidas: 

  • A altura (depois da cabeça);
  • A largura do seu hamster;
  • O tamanho do pescoço, para fazer a gola;
  • A medida da “cintura”, para saber a largura da roupinha.

Feito isso, é só fazer o molde, recortar e costurar. Como o uso será rápido e sob supervisão, você pode usar velcro para fechar a roupinha para pet com mais facilidade. Entretanto, não se esqueça de retirar a peça antes de colocar o seu bichinho na gaiola ou deixá-lo sozinho! Isso ajudará a evitar problemas. 

Já que não posso usar roupinhas, como vou proteger o animal no inverno? 

Os roedores realmente sentem frio e precisam de ajuda durante o inverno. Porém, a roupinha para hamster não é a melhor opção. Por isso, é importante conhecer algumas alternativas que podem ser usadas até para tentar impedir que o bichinho hiberne. Dentre as ações, o tutor pode:

  • Garantir que as gaiolas estejam sempre limpas e secas, com camas adequadas, como as de serragem ou pellets;
  • Garantir que o viveiro fique longe de lugar que bata vento ou chuva, ou seja, coloque o bichinho para dentro de casa;
  • Cobrir a gaiola com papelão e, se achar necessário, colocar um pano por cima. Porém, nunca pôr diretamente o pano em cima da gaiola, pois o animal pode roer e engolir;
  • Oferecer água fresca a todo tempo;
  • Dar mais comida a ele, já que no inverno ele gasta mais energia para manter a temperatura e, consequentemente, se alimenta mais;
  • Não pegar o pet com as mãos geladas;
  • Colocar uma lâmpada amarela em cima da gaiola, mas em local longe do alcance do pet. Isso ajudará a aquecer o local;
  • Colocar uma toca de madeira na gaiola com cama dentro, para que o pet se esconda. 

hamster na caminha

É importante que o tutor se lembre de que embora a roupinha para hamster não seja indicada, esse animal é sensível ao frio. Por isso, que a temperatura do local no qual você mora começar a cair, é hora de redobrar a atenção. Para deixá-lo mais confortável, na Petz você encontra ótimas toquinhas. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog