Aquário

Tudo para aquário: você sabe a diferença entre os principais equipamentos?

Publicado em 24 de janeiro de 2019

Tempo de leitura: 4min

A entrada no mundo do aquarismo costuma vir acompanhada de muitas dúvidas. Ainda mais para quem não era tão chegado assim nas aulas de física, de química e de biologia, nem sempre é fácil entender os processos que ocorrem dentro desse interessante ecossistema. Por isso mesmo, também é muito comum surgirem dúvidas a respeito da função de cada equipamento e se você precisa ter tudo para aquário.

Enquanto alguns itens, como os de iluminação parecem simples, acessórios que desempenham funções parecidas ou interligadas no aquário são os campeões em criar nó na cabeça dos iniciantes. É o caso, por exemplo, da bomba e do filtro, e do termômetro e do termostato.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Confira a diferença entre alguns dos principais equipamentos a seguir!

tudo para aquario ornamental

Termômetro x termostato

Se você está pensando em montar um aquário, já deve saber da importância da temperatura da água para os peixes. Diferente de nós, eles regulam sua temperatura corporal a partir da temperatura do ambiente, sendo que cada peixe vive melhor em determinada faixa de temperatura.

Manter o peixe fora dela é algo que tem impacto direto no metabolismo dele, tanto é que mudanças bruscas de temperatura podem, inclusive, levar esses bichinhos nadadores à óbito.

Com tanta importância para o aquário, não é de se estranhar que a temperatura da água deva ser constantemente controlada e monitorada. E é para isso que servem termômetro e termostato.

A função do termômetro todo mundo conhece: ele serve para indicar a temperatura. Por isso, o ideal é que ele esteja sempre à vista do aquarista. Já o termostato regula a temperatura da água, acionando ou desativando um aquecedor conforme a necessidade. Ou seja, não tem choro nem vela! É preciso ter os dois acessórios para aquários ornamentais.

Pensando em economizar, alguns aquaristas consideram ter somente termômetro e aquecedor. No entanto, o controle manual de temperatura não é nem um pouco recomendado. Afinal, como garantir que seus peixes não serão “cozidos” quando você estiver dormindo ou fora de casa? Em vez disso, prefira um termostato que já venha com aquecedor.

tudo para aquario

Filtro x bomba

Outra confusão muito comum entre os aquaristas de primeira viagem diz respeito a esses dois acessórios. Motivo para isso até existe. Isso porque, embora os dois equipamentos para aquário possam ser complementares, a bomba nunca pode ser usada sem um filtro, já o filtro nem sempre precisa de uma bomba adicional.

Começando pela bomba, ela tem a função de movimentar a água, permitindo uma maior troca de gases entre a água do aquário e a atmosfera. Isso significa que ela promove a entrada de mais oxigênio no aquário. No entanto, ela não é capaz de remover impurezas da água nem de transformar a amônia em nitritos e nitratos. E é aí que entra o filtro.

Disponível em diferentes modelos externos e internos, o filtro é muito importante para o aquário. É ele que irá garantir que a água permaneça limpa e atóxica para os peixes por meio de mídias mecânicas, químicas e biológicas. Por isso, invista em um produto de qualidade.

tudo para aquario 1

Mas, se a bomba promove a oxigenação e o filtro, a limpeza, como é possível ter no aquário só o filtro?

A razão pela qual a bomba nem sempre é necessária é que filtros externos como o canister já contam com uma bomba acoplada, que, além de sugar a água para o filtro, também promove a oxigenação da água. Sendo assim, a bomba é recomendada nos casos de uso de filtro biológico de fundo, que não gera movimentação na superfície.

Além desses equipamentos, a montagem do aquário inclui, ainda, outros acessórios, como iluminação, substrato e decoração. A boa notícia é que você encontra todos eles na Petz, assim como especialistas que poderão auxiliá-lo caso surja alguma dúvida.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog