Cães

Vantagens de ter um cachorro: conheça os benefícios

Publicado em 23 de junho de 2020

Tempo de leitura: 5min

Adotar um amigo de quatro patas não é só benéfico para o animal, como também traz grandes privilégios ao tutor. Por esse motivo, falaremos sobre as vantagens de ter um cachorro

filhote de cachorro correndo na calçada

Assim, você aproveita melhor a chegada de um novo amigo peludo e, antes mesmo de adotar, conhece um pouco mais sobre a aventura que é possuir um cãozinho. Continue lendo para saber mais sobre a alegria de ter um cão e tudo que ele pode te oferecer. 

Ter um cachorro traz diversos benefícios para a saúde

Como dito, existem diversas vantagens em adotar um pet. Além de serem divertidos, inspiradores e, às vezes, nos entenderem de uma maneira que nenhum outro humano pode, a ciência prova que os animais em nossas vidas nos oferecem muito mais do que uma mera companhia. 

Entre os diversos benefícios que os pets trazem para a saúde, cães ajudam na depressão, aliviam angústia e nos protegem de alergias. Além disso, cachorros especialmente treinados ajudam até a farejar o desenvolvimento de doenças.

É provado cientificamente, por exemplo, que brincar ou acariciar um cachorro aumenta os níveis do hormônio da felicidade e diminui os níveis de cortisol, responsável por sentimentos de estresse, levando a um melhor humor.

Aliás, animais como os cachorros detectam mudanças no estado emocional e na linguagem corporal de seus companheiros humanos. Assim, um bom abraço faz com que você se sinta menos ansioso.

Existem mais razões para ter um cachorro

Não só pelos benefícios para a saúde, ter um cãozinho proporciona felicidade, satisfação e companheirismo. Não é à toa que existe o termo “melhor amigo do homem”. Por isso, listamos algumas vantagens de ter um cachorro que não vai te deixar dúvida sobre os peludos.

Cães podem ser parceiros de exercícios

A maioria das pessoas sabe que cachorro precisa gastar energia. Por isso, se você gosta de praticar esporte ou quer ter uma rotina mais saudável, essa pode ser uma das vantagens de ter um cachorro. 

Além do mais, ter uma companhia nas caminhadas solitárias ajuda inclusive a conhecer outras pessoas que também possuam pets. Quem sabe assim não começa uma nova amizade para você e para o novo amigo de quatro patas?

Cachorro é um ótimo treinamento para quem pretende ter filhos 

Caso planeje ter um filho no futuro, mas imagine que dá muito trabalho e não sabe exatamente como vai ser, ter um cãozinho pode te ajudar a entender as responsabilidades de cuidar de alguém. 

Além disso, cuidar de um cachorro é uma ótima maneira de determinar que tipo de pai você será. Isso porque você terá compromissos e sacrifícios ao cuidar de um cãozinho. Por exemplo, quem levará o cachorro para caminhar à noite? Quem vai pegar comida de cachorro na loja a caminho de casa? 

Esse tipo de decisão talvez pareça trivial, mas trabalhar em conjunto garante que cão fique feliz e saudável. Além disso, os benefícios de ter um cachorro depois de ter filhos ajudam as crianças a terem mais responsabilidade, já que elas passam a ter mais noção de empatia e lealdade.

cachorro com focinho na câmera

Ter um cão também é vantajoso para quem já tem filho 

Apesar de muita gente achar que cão faz mal para a saúde de crianças e só ver desvantagens de ter um cachorro, essa história é um grande mito. Ter cãozinho ajuda tanto a melhorar o sistema imunológico dos mais novos, como previne doenças respiratórias e alergias.

Por esse e outros motivos, criança com cachorro é uma ótima combinação para os menores. Além do mais, adotar um cãozinho e ensinar os principais cuidados aos filhos é uma forma de ensinar responsabilidade.

Cachorros são leais

Cachorros veem tutores como membros da família. Então, ter um pet garante que você terá um amigo para todas as horas, seja em momentos alegres ou tristes. Isso porque um cão ama o dono incondicionalmente e faz de tudo para deixá-lo feliz.

Cães também fazem bem aos idosos

Além de trazer um propósito a mais para os mais velhos, estudos garantem que idoso com cachorro em casa sente-se mais satisfeito com seu estado social, físico e emocional do que aqueles sem um cachorro.

Além do mais, vale a pena ter cachorro. A troca de alimentação e água do pet, além da limpeza dos recipientes e local onde o animal faz as necessidades, ajuda também o idoso que mora sozinho a se lembrar das próprias refeições e cuidados básicos quando for cuidar do amigo peludo.

Cachorro ajuda na interação social

Como dito, quando fazemos exercícios os pets ajudam a conhecer outras pessoas que também possuam animais. Além disso, ter um pet pode ser motivo para conversar com qualquer um que se aproximar do amigo, não só em momentos de corrida. 

tutora abraçando o cachorro

Existem infinitas vantagens de ter um cachorro. Ele completa e dá mais sentido à vida. Portanto, se deseja mais dicas para o novo amigo peludo, confira o blog da Petz e tenha outros conteúdos sobre saúde e bem-estar animal. Assim, você garante dicas que vão deixá-lo ainda mais feliz. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog