Aves

Calopsita mancando: por que isso pode acontecer?

Publicado em 24 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Vamos falar de uma ave que chama atenção por seu temperamento alegre e ativo. Ao perceber que há algum problema, como calopsita mancando, é mais do que normal se preocupar e buscar soluções. A fim de restabelecer as atividades normais da companheira o quanto antes, você precisa saber o que está acontecendo.

calopsita na gaiola

Uma vez que a claudicação pode ter diversas causas, ao perceber calopsita mancando é fundamental consultar um médico-veterinário. A seguir, confira algumas informações sobre esse problema infelizmente comum entre essas aves domésticas e veja dicas de como cuidar delas nessa situação.

Principais causas de calopsita mancando

Machucados na região das patas são a principal causa de uma calopsita mancando. Estes costumam ser decorrentes principalmente de problemas de manejo, como poleiros e brinquedos de tamanho e material inadequados ou acidentes domésticos. 

De maneira geral, podemos classificar os problemas na pata de calopsita em alguns tipos principais:

  • torção da pata: é a causa mais comum da claudicação. Como nós, as calopsitas também podem perder o equilíbrio e acabar pisando de mau jeito. Nesse sentido, o corte inadequado das asas costuma ser uma causa comum para o desequilíbrio ao andar, o que pode levar a quadros de torção; 
  • fratura das patas: menos comuns, as fraturas costumam resultar de acidentes, como as quedas. Em caso de pata de calopsita quebrada, além da dificuldade para andar, a ave tende a sentir ainda mais dor, podendo apresentar outros sintomas, como apatia e perda de apetite;
  • lacerações: podem ocorrer por diversos motivos, com destaque para brigas entre calopsitas, ataques de predadores ou contato com objetos cortantes na gaiola. É importante cuidar da ferida rapidamente a fim de evitar infecções.

Para um leigo, é muito difícil identificar a causa da ave estar mancando. Portanto, ao perceber que a calopsita está machucada, leve-a o quanto antes para uma consulta com o veterinário. Quanto antes for iniciado o tratamento, melhor será o prognóstico.

calopsita mancando3

Calopsita mancando: o que fazer para ajudar?

Ao perceber que a calopsita está mancando, o primeiro passo é levá-la para uma consulta com o médico-veterinário. Somente um profissional saberá identificar o tipo, o local e a extensão da lesão a fim de recomendar e dar início ao tratamento adequado.

Em caso de torção ou fratura, o veterinário poderá imobilizar a patinha e prescrever um remédio para dor. Em caso de feridas, um fármaco para evitar contaminações e facilitar a cicatrização.

Nunca medique sua calopsita sem prescrição veterinária! Administrados incorretamente, os remédios podem causar diversos problemas graves, como a intoxicação. 

Mesmo medicamentos de uso tópico, como as pomadas, devem ser evitados. Uma vez que, entre outros problemas, podem causar a obstrução de folículos de crescimento de novas penas. 

Independentemente da causa do problema e do tratamento prescrito, algumas mudanças no manejo ajudam muito na recuperação da penudinha. Entre os cuidados com a calopsita estão:

  • manter os poleiros em locais mais baixos na gaiola, evitando quedas;
  • facilitar o acesso à água e aos alimentos;
  • se possível, remover a grade do chão da gaiola ou forrar o local para facilitar a locomoção da calopsita até a plena recuperação;
  • continuar interagindo com a calopsita que está mancando. Isso é importante para o bem-estar dela. Porém, evite brincadeiras com muito movimento ou risco de queda.

Com essas dicas, o seu pássaro poderá ter muito bem-estar, mesmo quando a calopsita está mancando. Nessas horas, cuidar dela com toda a atenção e carinho faz muita diferença para uma boa recuperação. 

calopsita na mão de tutor
Em caso de qualquer mudança na aparência ou no comportamento da ave, não perca tempo. Procure um médico-veterinário. E agora que sabe o que fazer em caso de calopsita mancando, veja outros artigos que garantem a felicidade e saúde da amiguinha, aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog