Doenças de pássaros: como identificar quando é um sintoma ou apenas comportamento

Postado por PETZ, em Atualizado em May 6, 2019

Aves
Doenças de pássaros: como identificar quando é um sintoma ou apenas comportamento
Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar de serem dóceis, divertidas e ótimos animais de estimação, uma coisa é fato sobre as aves: elas não facilitam a nossa vida na hora de identificar que há algo de errado com elas, principalmente em relação às doenças de pássaros. Mas quem pode culpá-las?

Enquanto para nós seria muito bom se pudessem nos dizer quando algo não vai bem, na natureza, é justamente essa capacidade de esconder doenças que as protege de predadores.

Sendo assim, além de ficar atento a qualquer mudança no comportamento das aves, também ajuda muito entender o que costuma e o que não costuma ser sinal de problema, como você confere abaixo.

Minha ave tem o costume de arrancar as próprias penas. Devo me preocupar?

Bastante raro em aves que vivem na natureza, trata-se de um sintoma de que tem algo incomodando a sua ave. As causas são diversas.

Pode ser, por exemplo, que as penas dela estejam engorduradas, causando grande incômodo, mas também pode ser que estejam estressadas ou mesmo com alguma doença parasitária.

Seja qual for a suspeita, é importante procurar um veterinário o quanto antes para começar um tratamento e evitar mutilações mais graves.

Embora não chegue a arrancar as penas, minha ave vive passando o bico nelas. É normal?

Sim. Embora nem todo mundo saiba, as aves têm o costume de se limpar com o bico, e é por isso que podem passar algum tempo esfregando-o em suas penas sem que isso signifique que estejam com coceiras ou algo do gênero.

Meu canarinho não canta, o que posso fazer?

Sempre que uma ave tem um comportamento atípico, é bom investigar. No caso do canarinho, embora a ausência de canto possa ser comum durante a fase de adaptação na casa, quando ele não canta nunca é sinal ou de que anda estressado por algum motivo ou de que está com alguma condição física, como ácaros na traqueia, por exemplo. Procure um especialista!

 

Por que minha ave fica parada em um pé só? Será que está com dor?

Ao contrário! Algumas aves, como as calopsitas, têm o costume de se apoiar em um pé só justamente quando estão relaxadas, sendo que muitas delas chegam até a tirar uma bela soneca nessa posição!

No entanto, se notar que estão com algum problema para se apoiar no poleiro ou que apresentam alguma mudança de coloração nas patas, fique atento. Nesse caso, é bem provável que estejam com alguma lesão, parasitas ou problema nas articulações.

De vez em quando, minha ave fica com as penas eriçadas. O que pode ser?

Pode ser tanto sintoma quanto comportamento, vai depender de quanto tempo ela permanece desse jeito. Isso porque, as aves eriçam suas penas quando estão com frio ou querem ajeitar as penas.

Porém, se elas permanecem assim por períodos prolongados, é bem possível que estejam com alguma doença. Não deixe de procurar um médico-veterinário.

Minha ave não para de andar de um lado para o outro. Será que está entediada?

Provavelmente. Embora algumas aves, como a cacatua, possam demonstrar o estresse por meio desse comportamento, muitas aves fazem isso como forma de chamar nossa atenção, seja porque querem brincar conosco ou porque estão interessadas em algo que estejamos comendo. Vale observar!

Por fim, é importante lembrar que a melhor maneira de manter um bom comportamento das aves, deixando-as saudáveis e livres do estresse é garantindo a ela uma alimentação balanceada e um ambiente adequado.

Para ajudá-los a tratar doenças de pássaros ou quaisquer outras necessidades, aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você encontra rações feitas exclusivamente para cada espécie, assim como gaiolas, brinquedos e todos os acessórios que garantem o bem-estar do pet. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *