Espécies

Por que cachorro tem bigode? Entenda a importância das vibrissas para o cão

Publicado em 20 de dezembro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Por que cachorro tem bigode? Será que existe uma utilidade para isso? Você sabe se pode cortar o bigode do cachorro?

Hoje, o blog da Petz vai falar mais sobre o assunto para acabar com as dúvidas dos leitores. Confira tudo o que você precisa saber sobre o bigode de cachorro!

cachorro pode comer papelao meio

Por que cachorro tem bigode?

Por que cachorro tem bigode? Para ajudá-lo a se encontrar no ambiente em que está de uma maneira mais ampla. O bigode do cachorro é um tipo de sensor, que transmite a informação para o cérebro do pet.

A pele da base do folículo piloso tem terminações nervosas, que transmitem a informação. Assim, os bigodes sentem as vibrações de onde o cachorro se encontra. Isso facilita a locomoção, pois os bigodes encostam no lugar primeiro. Algo parecido acontece com os gatos, pois os bigodes são orientadores espaciais.

Além disso, estudiosos dizem que os bigodes do cachorro servem até para saber sobre a previsão do tempo, já que eles percebem as correntes de ar. Outra função é medir distâncias de um lugar para o outro, o que explica por que cachorro tem bigode.

O que é e onde fica exatamente o bigode do cachorro?

Agora que você sabe para que serve o bigode do cachorro, é preciso entender o que é o bigode. Os cachorros têm bastante pelos no focinho, mas o bigode é composto por aqueles fios mais grossos, que se sobressaem entre os outros. Eles são chamados de vibrissas e se encontram em outras partes da face, como:

  • vibrissas interramais: abaixo do queixo;
  • vibrissas labiais: lábios;
  • vibrissas mandibular: mandíbula;
  • vibrissas supraciliares: acima dos olhos;
  • vibrissas zigomáticas: bochecha.

De modo geral, por que cachorro tem bigode? Para ajudar na localização espacial. No entanto, o bigode do queixo tem mais uma função, já que ajuda no ponto cego do peludo. As vibrissas supraciliares também servem para proteger os olhos dos cachorros

Os bigodes aparecem muito cedo nos peludos. Desde filhotes, eles já sabem como usar as antenas receptoras de sinais.

É possível cortar o bigode do cachorro?

focinho de cachorro 2

Uma dúvida comum é se pode cortar o bigode do cachorro. Afinal, quando é levado para tosar, ele volta com os bigodes cortados. Embora essa situação seja comum, devido à importância deles para os pets, essa atitude não deveria ser tomada.

O bigode de cachorro cresce? Alguns cachorros são muito peludos, sendo preciso fazer a tosa para melhorar a aparência. Porém, perder o bigode, o cachorro também perde a sensibilidade natural, podendo ficar inseguro e desorientado. O ideal é pedir orientação ao médico-veterinário.

Jamais puxe os bigodes do cachorro com os dedos ou uma pinça para ele demorar mais para crescer. Além de ser algo extremamente doloroso, isso pode causar trauma no pet. Converse com o tosador e veja uma maneira de não precisar cortar o bigode.

Todo cachorro tem bigode?

Sim, todo cachorro tem bigode, alguns mais compridos que outros, mas a função permanece a mesma. Assim como os pelos, você pode se deparar com o bigode de cachorro caindo. Isso acontece naturalmente.

Quando aparados ou raspados na máquina, eles também voltam a crescer, e as funções se normalizam. Ainda assim, devido às funções tão importantes que os bigodes têm para os cachorros, o corte não é recomendado.

O bigode dos cachorros tem as mesmas funções em outros animais?

Agora que você entendeu por que cachorro tem bigode, será que essa característica se aplica a outras espécies? Se o cachorro tem bigode para se localizar melhor, entre outras funções, isso acontece com outros animais.

Um exemplo são os gatos. A maioria possui bigodes enormes e muito mais visíveis que dos cachorros. Aliás, todos os felinos têm bigode, que também os ajudam na localização espacial. Um exemplo é quando o gato pretende passar por um lugar bem apertado: se o bigode passou, ele sente que o corpo também consegue.

Elefantes também tem bigodes que os ajudam a saber mais sobre o tempo, assim como acontece com os hipopótamos. No entanto, as vibrissas desses animais são bem menores que dos cachorros e dos felinos.

focinho canino

Entre os animais marinhos, a foca, a morsa e o leão-marinho também têm bigodes. Assim como os cachorros, eles os ajudam a se localizar melhor embaixo da água. As vibrissas são bem longas e grossas.

Agora que você já sabe por que cachorro tem bigode, vai pensar muito mais antes de apará-lo. Gostou de conhecer essa curiosidade? Então, acompanhe as publicações do blog da Petz para mais conteúdos como este!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog