Descubra com quantos dias os gatos abrem os olhos

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 31, 2021

Curiosidades
Descubra com quantos dias os gatos abrem os olhos
Tempo de leitura: 4 minutos

Quem já teve filhotes de bichanos em casa sabe que acompanhar o desenvolvimento dos bebês é sempre um momento mágico. Entretanto, essa fase também desperta dúvidas nos tutores. Uma pergunta comum é com quantos dias os gatos abrem os olhos

gato filhote na coberta

Essa etapa é decisiva na vida dos pequenos e, por isso, todo conhecimento é bem-vindo! Quer saber mais sobre os pequeninos? Continue lendo este texto e descubra com quantos dias os gatos abrem os olhos, além de outras curiosidades sobre filhote de gato recém-nascido

Com quantos dias os gatos abrem os olhos? 

Para tirar todas as dúvidas sobre os pequenos felinos, conversamos com a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz. A especialista explica que alguns fatores podem influenciar nesse processo e com quantos dias os gatos abrem os olhos. 

Mas, geralmente, isso ocorre entre 9 e 12 dias de idade. De acordo com a veterinária, nesse período, os gatinhos também já estarão com a audição funcionando. Por isso, são dias adequados para se apresentar para gatos recém-nascidos

Se seus bichanos têm mais de 15 dias e ainda não abriram os olhos, é recomendado procurar auxílio de um profissional. O médico irá analisar o desenvolvimento dos filhotes e, assim, poderá determinar para você quando os gatos abrem os olhos

Cuidados com os olhos dos bichanos

Os filhotes merecem uma série de cuidados especiais. Além de muito fofos, nossos amigos ainda estão aprendendo a se higienizar. Assim, depois de saber com quanto tempo os gatos abrem os olhos, é importante aprender a melhor forma de limpá-los.

“Para isso, o tutor deve umedecer uma gaze com solução fisiológica e cuidadosamente limpar os olhinhos”, explica a Dra. Luiza. Se o seu pet apresentar secreções em excesso, é recomendado consultar um veterinário. 

O especialista poderá analisar a saúde do bichano, além de passar as recomendações necessárias para a higienização correta do pet. Assim, se você estava querendo saber com quantos dias os gatos abrem os olhos, saiba que o período seguinte a esse processo exige bastante dedicação. 

gato filhote no colo

Como cuidar de um gatinho recém-nascido

Agora que você já sabe com quantos dias os filhotes de gato abrem os olhos, é hora de entender como cuidar dos bichinhos. É importante dizer que nos primeiros dias os filhotes devem passar um bom tempo com as mães. 

As mamães felinas são muito cuidadosas com suas crias. Por isso, esse contato entre mãe e bebê é importante para o aprendizado e desenvolvimento de laços fraternos. Além disso, é um período fundamental para a nutrição do pet. Afinal de contas, gatos recém-nascidos só se alimentam de leite. 

O primeiro alimento dos filhotes deve sempre ser o leite materno. A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que, dessa forma, os bebês recebem todos os nutrientes e anticorpos necessários. De acordo com ela, o ideal é que os bichanos possam viver com sua mãe e irmãos por 2 ou 3 meses. 

Leite para filhotes

Nem sempre o tutor pode esperar o período de desmame. Gatos órfãos, em situação de rua ou resgatados de abrigos, muitas vezes são muito pequenos e ainda não podem se alimentar de ração.

Substituir o leite materno por leite de vaca não é uma opção recomendada. “O leite de vaca é muito prejudicial devido às suas propriedades, que são muito diferentes. A composição de gorduras, proteínas e carboidratos é distinta. Isso pode culminar em um distúrbio gastrointestinal.”, afirma a Dra. Paulon. 

Assim, indica-se a utilização de leite próprio para o bichinho, que pode ser encontrado em lojas especializadas, como a Petz. Esse produto contém os nutrientes necessários para os peludos. Segundo a especialista, o leite deve ser administrado por uma mamadeira especial, anatomicamente pensada para filhotes . 

A ração para filhotes

Um dos passos mais importantes para cuidar de um gato recém-nascido é a alimentação. Nesse caso, a Dra. Cássia reforça que a ração para filhotes é a opção mais recomendada. Assim que o bichano iniciar o processo de desmame, a ração deve ser introduzida.

Se seu amigo se alimenta de leite para pets, o prazo também é o mesmo. “Uma boa ração possui a quantidade ideal de carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais”, comenta a veterinária. Saúde é um assunto sério. Por isso, busque sempre um produto de qualidade para seu peludinho! 

gato recém nascido miando

Agora você já sabe com quantos dias os gatos abrem os olhos e como cuidar deles depois disso. Para garantir tudo que os bichinhos precisam, é só dar uma olhada aqui no Pet-Shop online da Petz. Você certamente encontrará tudo que os felinos precisam para ter a melhor qualidade de vida possível! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *