Filhotes

Filhote de gato pode comer ração de gato castrado ou isso afeta seu desenvolvimento?

Publicado em 01 de maio de 2023

Tempo de leitura: 5min

Se você fica olhando para as diversas opções de rações para felinos e não sabe qual escolher para seu bichano bebê, está no lugar certo! Afinal, será que filhote de gato pode comer ração de gato castrado? Qual alimento oferecer: um para gatos filhotes ou um para gatos castrados?

gato comendo ração no pote.

Se essas são suas dúvidas, não se preocupe! Neste artigo, vamos falar se filhote de gato pode comer ração de gato castrado. Continue lendo para saber mais sobre a alimentação do felino.

Por que o tipo de dieta oferecido ao filhote é tão importante?

A importância de oferecer o tipo correto de alimento para o bebê está relacionada à alta taxa metabólica dessa fase. O adequado equilíbrio das proteínas, vitaminas, minerais, carboidratos e gorduras vai determinar a boa saúde do bichano.

Além disso, o filhote gasta muito mais energia do que o gato adulto, sendo assim, sua ração possui mais calorias. Por isso, não é recomendado oferecer a ração de gatos castrados para filhotes. Agora você já sabe se filhote de gato pode comer ração de gato castrado!

Qual é a diferença entre a ração para gato filhote, adulto e castrado?

Então, o que gato filhote pode comer? Para entender por que seu gato deve comer um alimento específico para a idade dele, saiba a diferença entre as rações para gato filhote, adulto e castrado.

Ração para gato filhote

A ração para gato filhote precisa ter fontes de proteínas de alta qualidade e quantidade de calorias suficiente para dar o correto suporte ao seu crescimento, além de fortalecer o seu imaturo sistema imunológico e ser digerido facilmente.

Como essa fase é caracterizada pela alta taxa de crescimento, o teor de proteína dessa ração é bem alto, pois é ela que constrói os músculos, ossos, articulações e muitos outros tecidos. Além de tudo isso, a ração deve ter um tamanho adaptado à boquinha do bebê e à sua estrutura dentária, que é ainda muito jovem e vai passar por transformações importantes. Por isso, ele não deve comer a ração para gato castrado.

Ração para gato adulto

Quando os gatos filhotes atingem um ano, devemos fazer a transição para uma ração de gatos adultos. Ela deve ser feita gradualmente para não causar alterações na flora intestinal e consequente vômito ou diarreia.

Comece misturando as rações aos poucos para, em um período de dez dias, mudar totalmente a alimentação do seu gato para a ração adulta. Nesse alimento, os nutrientes são mantidos, mas com menor valor calórico.

Ração para gato castrado

A ração para gato castrado também possui os nutrientes que eles precisam, mas com menos energia ainda. Isso porque muitos felinos ficam mais sedentários quando são castrados, então, é importante fazer uma nova transição gradual de ração quando eles passam pela castração.

Ração para gato filhote castrado

A ração para gato filhote castrado é a opção ideal para aquele gato que é filhote e já foi castrado. Ela possui todas as necessidades nutricionais que o filhote precisa, porém com uma quantidade de energia menor do que a ração de castrados e maior do que a de adultos.

gato filhote olhando pote de ração.

Posso oferecer ração úmida para meu gato filhote?

Sim, a ração úmida é tão boa quanto a seca, e a maioria dos gatos fica louca quando vê um sachê. Uma das vantagens da comida úmida é o alto teor de água e a textura bem agradável.

É possível alimentar um felino somente com a ração úmida. Antigamente, achava-se que ela possuía muito sódio e que não deveria ser oferecida diariamente. Porém, hoje já sabemos que sua composição garante o correto balanço nutricional para a espécie e está mais próxima à composição natural da dieta de um felino selvagem.

Aliás, sempre ofereça água para seu gato e coloque o pote de água longe da comida. Além disso, os gatos são seletivos, portanto, mantenha sua água sempre limpa e fresca.

Outra dica importante é manter os potes de água e comida longe da caixa de areia e uns dos outros. Tanto os potes quanto a liteira devem ficar em ambientes tranquilos para que o gato não se assuste e passe a evitar o local.

Principais nutrientes necessários na ração para gatos

Além de saber se o filhote de gato pode comer ração de gato castrado, é necessário entender quais nutrientes ele precisa. Gatos são carnívoros estritos e, na ração deles, é importante haver proteínas. Entretanto, outros nutrientes devem estar presentes para uma alimentação balanceada e completa. Confira:

  • gorduras: nós temos a tendência de achar que a gordura é um péssimo nutriente, mas não é bem assim. Ela é imprescindível para o bom funcionamento do organismo do gato, pois fornece a maior parte da energia da sua dieta;
  • fibras: também são importantes na ração dos felinos, pois auxiliam no bom funcionamento do trato intestinal e dão a sensação de saciedade, o que ajuda no controle do peso do pet;
  • aminoácidos essenciais: são os aminoácidos que o felino não produz de forma satisfatória ou não produz em quantidade alguma, por isso, devem ser provenientes da dieta;
  • vitaminas e minerais: são adicionados à ração para suprir todas as necessidades nutricionais dessas categorias. Você pode encontrá-las na embalagem, em “Enriquecimento nutricional”.

gatos filhotes comendo ração úmida no pote.

Agora que você já sabe se filhote de gato pode comer ração de gato castrado, atente-se sempre à saúde dele e procure ajuda veterinária quando necessário. Visite as lojas da Petz para encontrar alimentos e outras utilidades para o dia a dia dos bichanos.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog