Gatos

Gato pode comer amendoim? Saiba o que seu bichano pode comer!

Publicado em 20 de julho de 2022

Tempo de leitura: 5min

O amendoim é um petisco americano que se tornou muito querido na mesa dos brasileiros. Por conta disso, é comum que os tutores ofereçam os alimentos quando o pet pede ou que o bichinho coma até por acidente. Mas será que o gato pode comer amendoim

Gato olhando para o lado.

Para garantir o bem-estar do felino, é preciso entender principalmente quais alimentos fazem bem e quais podem ser tóxicos para o peludo. Por isso, o blog da Petz te conta se o amendoim é saudável ou não para o gato e te dá outras dicas de alimentos para o bichano! 

Alimentação natural

O amendoim é uma leguminosa querida por muita gente, com razão. Além de delicioso, ele é rico em ômega 3, vitamina B, vitamina E, potássio e muitas outras propriedades que previnem a obesidade, o câncer e a diabetes no ser humano. Mas será que por ser bom o gato pode comer amendoim? 

Antes de dar amendoim para gatos ou qualquer tipo de petisco, é importante que você, como tutor, saiba se esse é um alimento seguro ou não para o pet. Afinal, não é todo alimento da dieta humana que é apropriado para os gatos, por mais gostoso que seja.

O organismo deles é diferente do humano e nem sempre tem a capacidade de processar alimentos que o humano tem. Por isso, para saber ao certo se um gato pode comer determinado alimento que seja diferente de sua ração, consulte um veterinário. Pensando nisso, os gatos podem comer amendoim?

Amendoim faz mal? 

Apesar de não ser tóxico, o amendoim não é indicado para esses pets. O alimento apresenta alto teor de gordura, risco individual de alergia e ausência de benefícios dietéticos. Por isso, diversas outras opções de petiscos viáveis são mais indicados.

Essa leguminosa contém muitas gorduras, o que a torna extremamente calórica. Fora que o amendoim é uma proteína vegetal, e os gatos são animais de natureza carnívora, então pode nem ser tão interessante assim para eles. 

A versão com casca pode ser ainda pior. A casca pode ser difícil de o gato engolir,  com o risco de causar engasgo e indigestão no bichano. Por isso, muito cuidado! O gato pode comer amendoim, mas existem outros alimentos com mais nutrientes e mais seguros para eles. 

Ração e petiscos para pets

A ração é um alimento que além de gostoso contém tudo o que o gato pode comer: todos os nutrientes na medida certa para cada fase da vida dos gatos. O ideal é que os petiscos próprios para pets sejam oferecidos no momento de agradar o seu amigo de quatro patas em vez de arriscar alguns alimentos que, para os humanos, são saudáveis.

Como variar a dieta dos gatos?

Sabendo que gato pode comer amendoim, mas não é indicado, separamos uma lista com algumas coisas que gatos podem comer sem medo!  Eles são nutritivos e seguros para os felinos. 

Peixes

Tilápia, anchova e salmão são uma variação deliciosa e nutritiva. Peixes são um dos melhores petiscos para gatos. Sua composição é rica em ômega 3 e proteína, por isso, eles fortalecem os ossos do felino e dão energia. 

Só evite dar bacalhau, sardinhas em conserva, peixe defumado e atum. Este contém alta concentração de mercúrio e sódio, o que pode ser nocivo para o pet. Fique de olho! 

Gato olhando para o lado.

Ervilhas

Ricas em vitamina A, fibras e vitamina C, as ervilhas são uma ótima opção de petisco. Elas auxiliam no bom funcionamento do intestino do gato e, justamente por isso, algumas comidinhas para gatos contêm esse legume. Para estimular ainda mais o bichano a explorar, experimente dar as ervilhas geladas!

Ovos cozidos ou mexidos

Eles também são uma excelente fonte de proteína para os gatos, mas nunca sirva ovos crus! Sem cozimento, o ovo pode causar intoxicação alimentar no bichano.  Sirva sem sal e outros temperos. 

Carnes

As carnes magras, como carne de frango e peru, podem ser oferecidas sem pele e picadas para facilitar a mastigação e o processo digestivo.

Melão

Melão é uma ótima opção principalmente para dias quentes! Essa fruta contém betacaroteno e antioxidantes que ajudam o felino a ter uma boa visão, sirva em pequenos pedaços. Lembre-se de tirar as sementes e a casca, pois elas podem provocar uma indigestão no bichano. 

Outras opções 

Mesmo sabendo que o gato pode comer amendoim, esses são petiscos naturais que você pode dar ao pet sem medo, porque eles não fazem mal nenhum à saúde felina. Porém, se na correria do dia a dia você não tiver tempo de preparar esses petiscos naturais, pode dar opções mais práticas entre o que os gatos podem comer. 

As rações molhadas são uma ótima opção para essa hora: elas têm a quantidade perfeita para uma porção e os mais variados sabores, como salmão, frango e sardinha, e os felinos adoram. 

amendoim
Gostou de saber que gato pode comer amendoim, embora não seja indicado? Então, você também vai gostar de saber que na Petz você encontra bifinhos e biscoitos perfeitos para esse tipo de lanchinho também. Você pede no site e recebe em menos de 24 horas! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog