Gato pode comer arroz? Descubra aqui!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 2, 2021

Dicas
Gato pode comer arroz? Descubra aqui!
Tempo de leitura: 3 minutos

Saboroso e nutritivo, o arroz é um ingrediente indispensável na mesa da maioria dos brasileiros! Mas será que os pets também podem desfrutar desse alimento? Gato pode comer arroz

gato olhando para a mesa

Mesmo que esse vegetal seja tão presente na dieta humana, precisamos lembrar que o organismo dos peludos é bem diferente! Se você deseja saber se gato pode comer arroz, continue lendo. Aprenda aqui qual a alimentação é ideal para seu amigo de quatro patas! 

O que gato pode comer?

Parece que estamos tão acostumados com os pets em nossas vidas que muitas vezes esquecemos que nossos amigos possuem uma essência selvagem! Os bichanos, por exemplo, podem até ter um comportamento fofo e brincalhão dentro de casa, mas, por dentro, os bigodudos são verdadeiros predadores! 

Sua alimentação, na natureza, é exclusivamente carnívora. Isso significa que o organismo dos bichanos depende de uma alta ingestão de proteína para seu bom desenvolvimento. Esse é um fator essencial para entendermos a dieta dos nossos amigos e, assim, escolher os melhores alimentos e petiscos! 

Entender a natureza e o comportamento dos pets é essencial para uma tutoria responsável. Dessa forma, é possível adaptar certas práticas, recriando uma rotina próxima àquela que é própria dos bichanos. 

Mas como fazer isso quando o assunto é alimentação? A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que a resposta é bem simples: basta oferecer uma boa ração! 

“A ração tem como objetivo fornecer aos nossos pets uma nutrição completa e balanceada de forma prática. Através de fórmulas e cálculos, é possível chegar à quantidade ideal de nutrientes para cada pet”, comenta. Por isso, sempre ofereça uma dieta equilibrada para seu filho de quatro patas!

Gato pode comer arroz?

Sabendo que a dieta dos bichanos é exclusivamente carnívora, fica a pergunta: gatos podem comer arroz? De acordo com especialistas, não é indicado incluir esse alimento na dieta do seu amigo. 

Apesar de o arroz ser muito recomendado para os humanos, ele não contém os nutrientes necessários para o organismo dos peludos. A Dra. Suelen Silva, médica-veterinária da Petz, explica que na maioria das vezes os felinos nem se sentem atraídos pelo prato. 

dois gatos comendo ração

“Por serem animais carnívoros, dificilmente vão se interessar por vegetais”, afirma. Mas, em especial, gatos não podem comer arroz cozido que fazemos para humanos, pois ele pode conter outros ingredientes que são tóxicos para o bichano.

O arroz é tradicionalmente preparado com temperos como cebola, alho e sal, ingredientes que não estão na lista do que gato pode comer. Assim, o melhor é variar sua dieta com produtos garantidos. 

Meu gato comeu arroz. E agora?

Mesmo sabendo que não pode dar arroz para gato, acidentes acontecem. Se seu peludo invadiu a dispensa ou roubou restos do almoço, não há motivos para pânico. Apesar de este ser um alimento pobre em nutrientes para felinos, muitas vezes sua ingestão não causa efeitos negativos. 

Assim, se seu gato comeu arroz, o próximo passo é observar o comportamento do bichano. Se ele apresentar sintomas como enjoo, vômito ou diarreia, busque ajuda de um veterinário. Lembre-se que intoxicação é um assunto grave, e apenas um especialista deve tratar do caso! 

O que gato pode comer além da ração?

A ração é a opção mais segura e completa, e deve ser sempre a base da alimentação dos bichanos. Entretanto, muitas vezes os tutores querem variar na dieta do seu amigo. Afinal, comer o mesmo alimento todos os dias pode ser um tanto entediante, não é mesmo? 

Já que nosso gato não pode comer arroz e feijão conosco, nesse caso, o ideal é investir em petiscos próprios para pets. Esses produtos são produzidos por especialistas, o que garante uma composição segura e saudável. Além disso, os petiscos são muito saborosos para os peludos! 

colher com arroz

Em lojas especializadas, como a Petz, você encontra uma grande variedade de petiscos que certamente irão agradar seu filho de quatro patas. Aproveite também e confira aqui no nosso blog mais dicas de como cuidar do seu bichano!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *