Gato pode comer azeitona? Tire todas as suas dúvidas!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 30, 2021

Dicas
Gato pode comer azeitona? Tire todas as suas dúvidas!
Tempo de leitura: 4 minutos

Com sabor forte e muito característico, a azeitona sempre é alvo de polêmicas. De um lado, temos os seus defensores, do outro, aqueles que odeiam esse aperitivo. Agora, como fica a situação dos bichanos com esse alimento? Afinal de contas, gato pode comer azeitona

gato olhando para a câmera

Mesmo que seu bichano seja do tipo aventureiro, que adora experimentar novos sabores, é necessário ter cuidado. Existem alimentos que os gatos não podem comer por serem tóxicos para o peludo. Portanto, se você quer saber se gato pode comer azeitona, continue lendo e aprenda mais sobre a alimentação dos felinos! 

Entendo a alimentação dos felinos 

Antes de responder se você pode dar azeitona para gatos, é importante conhecer mais sobre a alimentação dos felinos. Isso porque parte da tutoria responsável é compreender a natureza dos nossos amigos. 

Conforme explica a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, os gatos são exclusivamente carnívoros. Na natureza, os bichanos são grandes caçadores e, por isso, a alimentação dos felinos deve conter altas doses de proteínas e gorduras. Esses são os principais nutrientes para o bom funcionamento do seu organismo. 

Criando uma dieta saudável 

Sabendo que os gatos são exclusivamente carnívoros, fica a dúvida: como adaptar a dieta dos bichanos para o contexto doméstico? A Dra. Luiza explica que essa é uma tarefa fácil de se reproduzir graças aos avanços da ciência e da medicina veterinária.

“A ração é o alimento mais indicado, pois atende todas as exigências nutricionais dos gatos”, comenta a médica. Como este é um produto elaborado por especialistas, ele contém todos os nutrientes que os bigodudos precisam na medida certa.

gato no sofá

“Além disso, é de fácil acesso, tem um tempo de conservação grande e dá muita praticidade aos tutores”, complementa a Dra. Luiza. Ou seja, antes de se perguntar se gato pode comer azeitona, dê uma olhada no estoque de ração da sua casa. Afinal, esse é o melhor alimento para a nutrição dos pets! 

Gato pode comer azeitona? 

Mas, afinal, será que gato pode comer azeitona? A Dra. Luiza explica que o melhor é evitar o petisco. Apesar de não ter componentes tóxicos, a forma com que a azeitona é preparada pode trazer prejuízos para a saúde do pet. 

Por sua conservação ser feita em salmoura, muitas vezes o alimento contém altas doses de sódio. Quando consumido em excesso, o sódio pode causar problemas de pressão, rins e fígado. Por isso, se você está se perguntando se azeitona faz bem para gatos, saiba que a resposta é não. 

Meu gato comeu azeitona, e agora? 

Como vimos, a azeitona não é o tipo de comida que gatos podem comer. Por isso, o ideal é manter o alimento longe dos peludos. Porém, alguns pets são mestres em se esgueirar pela cozinha e afanar um tira-gosto proibido. Se seu amigo comeu azeitona, saiba que não há motivos para se desesperar. 

Como lembra a Dra. Luiza, esse não é um alimento tóxico para os bichanos. O maior perigo da azeitona está em sua semente, que pode causar engasgos. Se o peludo conseguiu engolir a azeitona sem problemas, a dica é ficar de olho. Se perceber sinais de asfixia, busque um veterinário o mais rápido possível!

Pensando em petiscos seguros

Mesmo que a ração seja o alimento mais seguro para os pets, muitas vezes os tutores pensam em formas de variar a dieta. É importante destacar que, do ponto de vista nutricional, isso não é necessário. Afinal, a ração já contém todas as vitaminas e minerais que os peludos precisam para o bom funcionamento de seu organismo!

Entretanto, se você quiser oferecer um agrado para seu filho de quatro patas, há várias opções de petiscos seguros e saudáveis. A Dra. Luiza explica que os vegetais, apesar de não serem necessários, são uma boa adição. 

“As fibras encontradas nos vegetais e plantas auxiliam no processo de digestão e trânsito intestinal”, afirma a veterinária. Assim, para você que se perguntam o que gatos podem comer além da ração, algumas opções podem ser: 

  • Banana;
  • Maçã;
  • Couve;
  • Cenoura;
  • Abacaxi.

As opções acima não possuem toxinas e, quando preparadas da forma correta — sem tempero, sem casca e em porções pequenas —  podem ser um petisco seguro para o seu amigo. Entretanto, a Dra. Luiza reforça que há opções mais saudáveis no mercado. 

gato olhando para cima

Hoje, encontramos diversas opções de petiscos preparados por especialistas, desenvolvidos especialmente para os bichanos. Esses produtos, além de seguros, ainda contém nutrientes importantes para a saúde dos peludos. 

Agora que você já sabe se o seu gato pode comer azeitona ou não, o que acha de garantir um petisco adequado para o bichinho? Aqui no Pet-Shop online da Petz você encontra tudo o que sua bolinha de pelos precisa e merece para ter uma vida ainda mais saudável!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *