Bem-Estar

Entenda como funciona a suplementação para gatos

Publicado em 10 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

De maneira geral, rações (secas ou úmidas) são alimentos que proporcionam dietas balanceadas e completas aos nossos bichanos. Entretanto, em alguns casos, esse tipo de produto pode não dar conta do recado. Assim, quando há defasagem nutricional, é importante considerar a suplementação para gatos. suplementacao para gatos

Esse tipo de medida pode ser tomada por conta de vários fatores, como, por exemplo: disfunções metabólicas, falta ou excesso de atividades físicas, mudanças na rotina do pet, entre outras. Assim, só será possível saber quais vitaminas para gatos estão faltando no organismo do peludo após um diagnóstico veterinário. 

Por isso, antes de sair comprando qualquer suplemento disponível na prateleira do pet shop, é importante consultar um especialista em nutrição animal. Para ajudar você a entender melhor o processo de suplementação para gatos, preparamos este artigo com algumas informações importantes. Continue lendo para saber mais!

Quando o gato precisa de suplementação?

Como dissemos, é esperado que a ração do bichano supra todas as suas demandas nutricionais. No entanto, para que isso funcione, é necessário oferecer um alimento específico para o porte, a idade e o estilo de vida do peludo. Existem, inclusive, rações especiais para gatos castrados, com sensibilidade digestiva e mais. 

Se estiver seguindo essas recomendações e, ainda assim, o pet estiver demonstrando perda de peso, baixa imunidade ou outros problemas, talvez ele precise de suplementação. Nesse caso, o ideal é levá-lo a um veterinário para que o especialista diga quais vitaminas estão faltando no organismo do peludo. 

Desse modo, será possível determinar o suplemento ideal para o tratamento do seu mascote e, assim, suprir a carência de vitamina em gatos. A seguir, confira algumas situações e estilos de vida que podem demandar suplementação: 

  • gatos idosos;
  • fêmeas gestantes/lactantes;
  • bichanos com problemas de pele, nas articulações, entre outros;
  • animais em situação pós-cirúrgica ou convalescente;
  • gatos muito enérgicos. 

Lembre-se: é de extrema importância consultar um especialista antes de oferecer qualquer tipo de suplementação para gatos. Afinal, o excesso de vitaminas também pode ser prejudicial, e o equilíbrio nutricional só poderá ser estabelecido com a ajuda de um especialista. 

Como deve ser feita a suplementação?

Depois do veterinário constatar a necessidade de suplementar a dieta do seu bichano, você precisará ir atrás das vitaminas específicas para o pet. Então, como fazer a suplementação para gatos? A resposta é simples: com soluções farmacêuticas seguras e específicas para os pets. 

Esse tipo de produto pode ser encontrado com facilidade em pet shops como a Petz. Hoje, a variedade de suplementos para gatos é bem grande e atende aos mais diversos casos de defasagem nutricional. Normalmente, esses artigos são altamente palatáveis e de uso oral.

suplementacao para gatos 2

Existem vitaminas em gel, pasta, pó e até mesmo em comprimidos mastigáveis. Assim, acaba sendo relativamente simples lidar com a suplementação para gatos. Afinal, basta misturar os produtos à água ou comida do seu bichinho, ou simplesmente oferecê-los diretamente aos peludos, como se fossem petiscos. 

Entretanto, em alguns casos, pode ser um tanto quanto difícil fazer os gatos ingerirem a medicação. Por isso, se não for possível misturar o suplemento ao alimento do bichano, você pode utilizar seringas para a administração da vitamina. A dica é deixar o pet o mais confortável possível durante o procedimento. 

Quais os principais suplementos para gatos?

Os suplementos alimentares atuam na reposição de diversas vitaminas e substâncias essenciais para o desenvolvimento saudável dos bichanos. Entretanto, é importante se atentar na hora de realizar a suplementação, pois cada produto atua no controle de nutrientes específicos. Alguns dos principais são: 

Suplemento de vitamina C

Sem dúvidas, essa é uma das mais conhecidas. A vitamina C é fundamental para fortalecer o sistema imunológico do seu bichano. Quando o pet apresenta defasagem desse nutriente, ele fica mais exposto a doenças variadas. Nesse caso, o uso de um suplemento com vitamina C para gato é essencial!

Suplemento de taurina

A taurina é uma substância energética crucial para o bom funcionamento do coração, visão, digestão e reprodução do seu gato. Com ela, os pets apresentam menos predisposição a doenças como degeneração de retina e do músculo cardíaco, baixa imunidade e falhas reprodutivas. 

Suplemento de vitamina B12

A vitamina B12 é de extrema importância para gatos idosos. Sua principal substância é a cobalamina, que atua em diversos processos metabólicos. Quando os pets são mais velhos, eles podem sofrer com a baixa absorção desse importante nutriente. Por isso, a suplementação acaba sendo fundamental. 

Suplemento para ganho de peso 

Gatos podem acabar perdendo peso por conta de disfunções metabólicas. Essa massa corporal pode ser recuperada com a ajuda de suplementos à base de ferro e outras substâncias que atuam na correção do problema. Lembre-se, porém, de consultar um veterinário se o gato estiver magro demais. 

suplementacao para gatos 3

Agora que você entendeu melhor como funciona a suplementação para gatos, ficou mais fácil cuidar da sua bolinha de pelos. Para mais conteúdos sobre a saúde do seu bichinho, continue explorando o Blog da Petz. Temos muitas dicas para os cuidados com seu mascote por aqui!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog