Bem-Estar

Perfume para gatos: entenda se faz bem ou mal para o bichano

Publicado em 28 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

É comum utilizar perfume após o banho, certo? Isso vale para nós, humanos, mas será que é a mesma coisa com os bichanos? Se você já ouviu falar sobre perfume para gatos, é importante se informar sobre o assunto antes de comprar um para o pet.

Gato filhote deitado ao lado de brinquedos

Se você nunca ouviu falar sobre isso antes, continue lendo este texto e saiba tudo sobre o produto. Será que o perfume para gatos afeta a saúde do animalzinho ou ao seu bem-estar? É o que vamos descobrir!

Perfume para gatos: é indicado?

Quem é tutor ou tutora de gatinho sabe: o olfato do bichano é extremamente apurado. Por isso, é importante tomar os devidos cuidados com os cheiros que estão presentes dentro de casa e no próprio animal.

Por conta da alta sensibilidade do olfato dos felinos, o perfume ou colônia para gatos é um produto que divide muitas pessoas. Afinal, faz bem ou faz mal para o bichano? Além disso, quais são os cuidados que devem receber nossa atenção?

Em primeiro lugar, é essencial que todos os tutores de gatinhos evitem comparar a higiene do bichano com a dos humanos. Afinal de contas, nós não possuímos as mesmas necessidades, muito menos os mesmos hábitos, não é mesmo?

Para saber se o perfume para gatos é indicado ou não para o felino, o mais importante é buscar conhecimentos e informações para compreender o efeito que esse tipo de produto pode causar em sua saúde.

Banho em gatos

Antes de se perguntar sobre perfume de gatinho, vamos começar pelo banho? Como sabemos, o ato de tomar banho com água e sabão não faz parte das necessidades de higiene do pet. Isso porque o gato tem o comportamento natural de lamber os próprios pelos.

Mas os bichanos ficam limpos apenas com as lambidas? Sim, é isso mesmo! Na verdade, esse hábito faz com que esses animais estejam sempre com um cheirinho agradável. Já reparou nisso? É realmente muito difícil que o gato fique com um odor ruim no dia a dia.

Cuidados no uso de fragrância

Como citamos acima, o felino possui um cheirinho natural que já é bastante agradável. Contudo, caso você tenha o desejo de oferecer o cosmético como presente para o seu amigo de quatro patas, está liberado, desde que tenha alguns cuidados.

Antes de qualquer coisa, confira a composição do produto. Existem diversos tipos de perfume para gatos disponíveis no mercado. Certifique-se de que os componentes indicados na embalagem são, de fato, inofensivos para o bichano.

Gato em colo de pessoa

Dessa forma, você evita que o perfume de pet seja o responsável por causar alguma alergia de pele ou de olfato para o felino. Afinal, não queremos que o animalzinho fique incomodado e estressado, certo?

Frequência de uso

Além disso, ao utilizar um perfume de gatinho, esteja sempre atento à frequência de aplicação. Se nós, humanos, costumamos usar uma fragrância todos os dias, para os felinos é bem diferente.

Nesse caso, para perfumar o bigodudo com o produto escolhido, faça isso apenas uma vez por semana, no máximo. Siga essa recomendação caso o gatinho aceite a fragrância. Caso contrário, é necessário espaçar mais as aplicações ou ir em busca de algum perfume natural para gatos.

Comportamento do pet com o cosmético

Após passar o perfume, observe: como o pet está se comportando? Caso o gatinho continue agindo naturalmente, então ele aceitou o cheiro novo e não está se sentindo incomodado.

No entanto, se você perceber que o bichano está se lambendo bastante, isso quer dizer que ele está tentando fazer com que seu aroma natural volte a ficar predominante em seu corpo.

Local de aplicação

Aliás, é por conta desse comportamento que é importante saber quais são os locais indicados para aplicação do perfume no bichano. Em primeiro lugar, a quantidade precisa ser muito pequena. É bem pouco mesmo, ok?

Como sabemos que os felinos possuem o hábito natural de se lamber, é muito importante não aplicar a fragrância em todo o seu corpo. Afinal, ao usar a língua para limpar os próprios pelos, o gatinho pode acabar ingerindo alguma substância química.

Por sua vez, a ingestão de algum componente nocivo pode ser o início de um desequilíbrio no organismo do bichano, principalmente no estômago e no intestino, ocasionando diarreias e vômitos.

Nesse sentido, faça a aplicação do perfume para gatos sempre na parte de cima do pescoço e perto das regiões das patinhas. Caso você perceba que o pet não gostou e está ficando estressado com o novo cheiro, suspenda o uso.

Escolha o aroma certo

Para escolher uma fragrância que seja agradável para seu amigo bigodudo, é importante saber quais são os aromas mais recomendados para os bichanos e os que devem ser evitados sempre.

Sabendo que o olfato dos felinos é muito mais sensível do que o dos humanos, não se baseie no aroma que você está sentindo, ok? Nesse sentido, dê preferência às fragrâncias de natureza suave e leve.

Além disso, evite os aromas cítricos, apimentados e fortes, de maneira geral. Lembre-se de que enquanto algumas ervas possuem um cheiro muito agradável para nós, para o gatinho pode ser insuportável e estressante. É o caso da lavanda, do alecrim e da arruda, por exemplo.

Priorize o bem-estar do felino e faça a melhor escolha para o bichinho! Respeite os instintos naturais do seu companheiro e evite exageros, utilizando a fragrância sempre de forma cautelosa, principalmente se for um perfume para gatos filhotes.

Gato branco com olhos azuis olhando para câmera

Conheça quais são os produtos disponíveis no mercado e acesse opções de qualidade do pet shop on-line da Petz. Lá você encontra tudo que o bichano precisa e mais um pouco! Não deixe de conferir e aproveitar as oportunidades.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog