Gatos

Tem como saber se o gato é castrado ou não?

Publicado em 11 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Encontrar um animal na rua é sempre um grande desafio: alimentar, vermifugar, castrar, encontrar um tutor. Porém, tem como saber se o gato é castrado sem fazer exames? Se ele já for, esse é um passo a menos para você se preocupar!

Gato cinza no colo do tutor.

A castração dos animais de estimação como cães e gatos tem sido amplamente divulgada tanto por veterinários quanto por protetores independentes e organizações não governamentais. Porém, como saber se o gato é castrado?

Por que a castração é importante?

Antes de ver como saber se o gato é castrado, vamos falar sobre a castração em si. Esse processo em cães e gatos domesticados é tão importante, que os veterinários afirmam que é um ato de amor. Ele evita doenças, acidentes e até mesmo o abandono de animais. Quer entender como?

Com a castração, os órgãos reprodutivos dos machos e das fêmeas são retirados. Isso evita tumores e outras doenças, como piometra, endometriose, cistos de ovários e problemas no testículo e na próstata.

Já a prevenção dos acidentes fica por conta da diminuição da vontade de reproduzir. Quando o animal está “confinado” dentro de casa e não é castrado, tende a querer fugir para cruzar, principalmente os gatos.

Assim, ele fica sujeito a sofrer atropelamentos, a brigar por disputa de território ou de um parceiro ou parceira, a se machucar em lanças ou arame farpado ou cair de muros que tenta escalar.

Por fim, a castração é uma medida eficaz contra o abandono, pois, quanto menos animais tiverem ninhadas desenfreadas, menos chance de as pessoas abandonarem filhotes por não terem condições de cuidar de todos ou por não encontrarem tutores para adotar.

Mitos sobre a castração dos animais

Muitas informações baseadas em crendices populares acabam sendo utilizadas para não castrar um animal. É comum que as pessoas ouçam e repassem boatos sobre o procedimento e as consequências, o que acaba prejudicando a saúde de muitos bichinhos.

O mito mais difundido é o da masculinidade do cachorro. Há quem afirme que o animal fica “menos macho” ao ser castrado, mas isso é uma grande bobagem. Esse conceito tem relação com o comportamento do homem, ser humano, e não do animal.

Outra crença é de que a cachorra precisa ter uma ninhada para não ficar frustrada. No entanto, ela fica assim quando sente o instinto de se reproduzir e não consegue. Quando castrada, ela não sente essa vontade e, portanto, não tem como ficar entristecida.

Trocando em miúdos, a saúde física e mental do cão e do gato castrado não é comprometida, mas melhorada, pois o estresse da reprodução passa a não afetar mais o bichinho.

Benefícios da castração

Muito além de só ser um ato de diminuição do instinto de reprodução, a castração oferece muitos benefícios para a saúde dos animais — tanto machos quanto fêmeas —, para o tutor e para a sociedade.

Além disso, qualquer bichinho castrado tende a ser menos agressivo, o que diminui as brigas em casa e as mordidas aos tutores quando o animal precisa ser manipulado, seja para a limpeza ou para tomar um remédio, por exemplo.

Como vimos, a castração também ajuda a diminuir a quantidade de animais abandonados e, com isso, reduz a incidência das zoonoses, doenças transmitidas por animais ao homem. Com isso, todos saem ganhando.

Gato com pelagem clara deitado no chão.

Benefícios da castração para as fêmeas

A castração das fêmeas reduz a chance de elas desenvolverem câncer de mama. As cachorrinhas castradas antes do primeiro cio têm 99% de chance de não ter essa enfermidade. Já nas que passaram pelo procedimento entre o segundo e o terceiro cios, essa chance diminui para 85%.

Em relação às gatas, a chance de ter a doença é de somente 20% nas fêmeas castradas. Em ambas as espécies, a atração dos machos pelo odor do cio diminui, e eles não ficam importunando as fêmeas, o que diminui o estresse geral.

Benefícios da castração para os machos

Se você está se perguntando por que gato castrado marca território, saiba que isso é instintivo. Porém, de qualquer maneira, o felino que passou pela castração faz isso com muito menos frequência do que o que não fez o procedimento.

Além disso, o gato castrado sente muito menos estresse de ter que sair à procura da fêmea e disputá-la com outros machos, pois a castração reduz esse impulso. Por fim, o procedimento também evita a chance de tumores nos testículos e na próstata, que acometem machos de meia-idade e podem ser fatais.

Não existe “pressa” para castrar o macho, como ocorre com a fêmea por conta do câncer de mama. Porém, se ele for castrado antes da puberdade, que ocorre entre 7 e 12 meses, dependendo da raça, isso evita que ele levante a perna para urinar ou urine em jatos, no caso do gato.

Como saber se o gato é castrado ou não

Afinal, como saber se o gato é castrado? Caso o animal tenha acabado de passar pelo procedimento, é possível ver os pontos da castração na região onde estariam os testículos (bolsa escrotal).

Agora, se já se passou um tempo, como saber se o gato foi castrado? É simples: basta apalpar a região da bolsa testicular, que fica bem abaixo do ânus dele. Se você sentir uma ou duas “bolinhas”, é porque ele ainda não passou pela castração. No animal que fez o procedimento, essa região é um tecido mole e macio.

Porém, como saber se o gato fêmea é castrado? Na cirurgia de castração das fêmeas, é preciso abrir a barriga. Se a gata foi castrada, é possível sentir os pontos da operação, que estão a cerca de um ou dois dedos de distância do umbigo, ou na lateral da barriga.

Então, como saber se o gato é castrado ou não? Você só precisa ter um pouco de paciência e, claro, ter a cooperação do bichano, para que ele permita que você o toque em regiões não muito usuais.

Gato olhando para cima.

Aprendeu como saber se o gato é castrado? Se você ainda estiver com dúvidas, não hesite em levar o bichano em uma das lojas da Petz para uma consulta com nossos veterinários!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog