Aquarismo

Saiba quais são os tipos de peixe mais comuns em aquário

Publicado em 11 de outubro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Ter um aquário em casa é ter uma bela decoração e sensação de harmonia que esses belos animais trazem ao ambiente. Se está pensando em montar um, você precisa primeiro conhecer o tipo de peixe que pode ser criado em aquário.

Dois peixes bettas frente a frente em aquário

São diversas espécies disponíveis e, por conta da variedade, os cuidados necessários também podem mudar bastante. Isso influencia totalmente a escolha do aquário, da alimentação, das características da água, entre outros detalhes importantes para a saúde de cada um dos tipos de peixe.

Há peixes que preferem viver sozinhos, por exemplo. Nesse caso, você só poderá ter um exemplar no aquário. Já outros convivem bem em cardumes e até podem ser criados com outras espécies. Por não ser tão simples escolher o tipo de peixe, separamos este artigo especialmente para você.

Quais tipos de peixe podem viver no aquário?

De uma maneira geral, os peixes que podem ser criados em aquário são divididos em duas categorias: os peixes de água salgada e os peixes de água doce. Essa diferença é crucial na escolha do peixe, pois os cuidados e o tratamento da água são diferentes.

As águas dos rios e dos oceanos possuem níveis de pH (potencial hidrogeniônico ) bem diferentes. A alcalinidade e o teor de acidez do aquário também estão relacionados a essa questão. Para o peixe de água doce, o pH deve estar entre 6 e 9. Já o peixe do mar (água salgada) deve ser criado em aquário com o pH entre 8,1 e 8,5.

A temperatura da água também pode variar de acordo com o tipo de peixe. Inclusive, existem peixes que vivem em águas aquecidas; outros, em águas mais geladas. Conheça um pouco mais de cada espécie para esclarecer suas dúvidas!

Peixes de água doce

Para quem está conhecendo o mundo do aquarismo, os peixes de água doce são os mais indicados, pois o tratamento e a manutenção da qualidade da água são menos trabalhosos. Veja algumas espécies.

Peixinho dourado

Também chamado de Goldfish ou Kinguio, o peixinho dourado é uma das espécies ornamentais mais conhecidas. São peixes pequenos, que convivem bem com outros no mesmo aquário.

A temperatura da água deve estar entre 180 e 25 0C, o que geralmente não requer nenhuma intervenção. Por outro lado, a higienização e o tratamento da água devem ser feitos a cada 10 dias, quando o tamanho e a densidade de animais seguem o padrão recomendado. Essa frequência é porque o peixinho dourado faz muitas necessidades fisiológicas, pois come bastante ao longo do dia.

Tetra Neon

O peixe Tetra Neon é uma das espécies que melhor convivem com outros animais, proporcionando um cardume fantástico. Porém, se você prefere criar o peixe sozinho, ele também se adapta bem.

O nome “Neon” é porque, em condições ideais, ele apresenta um brilho vermelho — sendo esta a sua cor predominante — e também uma faixa azul na parte superior do corpo. É um peixe lindo e fácil de cuidar, mas deve-se ter atenção à temperatura da água, que não pode ultrapassar 26 0C.

dourado e peixe de agua doce ou salgada3

Betta

Entre os tipos de peixe, esse é um dos mais conhecidos e famosos pela beleza das barbatanas. Porém, essa exuberância faz com que ele seja comido por peixes de outras espécies maiores. Sendo assim, não podem ser misturados no aquário. Não é recomendado colocar um Betta macho com qualquer outra espécie de peixe menor. Ali poderá haver uma briga fatal para o menor exemplar.

Também é importante evitar criar indivíduos machos juntos, pois eles podem brigar. Prefira criar fêmeas, se deseja ter mais de um Betta.

Peixe Colisa

O peixe Colisa é um animal que também convive bem com outras espécies, pois é muito amigável. Nessa espécie, há uma variedade de cores bem chamativas, mas são todos pequenos.

São peixes muito resistentes, que toleram uma variação na temperatura da água de 220 até 28 0C e pH de 6,8 até 7,8, fazendo com que o Colisa viva bem mesmo que o aquarista principiante cometa alguns erros no tratamento.

Peixe Coridora

O peixe Coridora é um gênero que possui mais de 50 espécies diferentes, podendo ser uma muito distinta da outra ou não. Uma característica comum é que os coridoras gostam de andar em grupos da mesma espécie, portanto, sempre adquira mais de um indivíduo. Eles também se dão bem com outras espécies.

São muito recomendados para principiantes do aquarismo devido ao seu comportamento pacifico e também por serem extremamente resistentes. Assim como o peixe Colisa, o Coridora aceita a temperatura da água até 280 C e pH de 6,8 até 7,8.

O que é necessário para ter um aquário de água doce?

Como vimos, os diferentes tipos de peixe necessitam de temperatura e pH da água de acordo com a espécie. Uns exigem mais cuidado do que outros, mas todos os peixes necessitam que o aquário seja equipado adequadamente para viverem bem. Confira alguns elementos para a montagem:

  • filtro de água;
  • lâmpada para aquário;
  • termômetro ou termostato;
  • substrato (areia, pedras, etc.);
  • aquecedor;
  • bomba de oxigenação de água;
  • decoração.

Para algumas espécies, a água deverá ser previamente tratada. Para isso, há produtos que removem o cloro, metais pesados, entre outras substâncias, conhecidos como condicionadores de água. Também é importante adquirir testes de diagnóstico da qualidade da água, preservando-a com características ideais para a boa saúde do seu peixe.

como os peixes se locomovem final

Há muitos tipos de peixes que podem viver em aquário, cada um com sua necessidade específica. Sempre busque conhecer mais sobre a espécie de seu interesse antes de montar o aquário. No site da Petz, você encontra essas informações e todos os produtos necessários para ter um lindo aquário.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog