Planta da fortuna: como plantar zamioculca
Publicado em 07 de setembro de 2023Tempo de leitura: 5min
Algumas plantas possuem a fama de ajudar a melhorar a energia da casa e trazer prosperidade. O que você acha de aprender como plantar zamioculca, a planta da fortuna?
Se você quer saber mais sobre o assunto, está no lugar certo! Para ter essa verdinha em casa, vamos contar tudo sobre como plantar zamioculca e mostrar quais são as características e os cuidados com a planta. Confira!
Por que a zamioculca se chama planta da fortuna?
O significado espiritual da zamioculca está relacionado ao Feng Shui. Os adeptos dessa filosofia de vida acreditam que a planta da fortuna limpa as energias ruins e atrai as boas para a casa, além de ser muito decorativa.
Além disso, ela é responsável por trazer prosperidade para quem a cultiva. Suas lindas folhas verdes brilhantes representam a vida, a resistência, a persistência e a esperança. Mas onde colocar a plantinha para que todo esse potencial seja alcançado? Veja a seguir:
- na porta de entrada da casa, ela vai atrair prosperidade, dinheiro e sorte;
- no corredor da casa, ela equilibra as energias;
- na entrada dos cômodos da casa, ela repele energias negativas e as impede de entrar.
Quais são as características da zamioculca?
Para quem ainda não a conhece, a zamioculca é originária da Tanzânia e Zanzibar, na África. O cultivo da espécie é bem simples, já que ela não exige regas todos os dias. Ela vive embaixo da copa de grandes árvores, em locais de bastante sombra e relativa umidade.
Esse ambiente é de clima tropical de temperaturas moderadas e com solo muito bem drenado devido às raízes das grandes árvores. Ela foi descoberta em 1829 e é famosa pelos cuidados simples que necessita.
A zamioculca é tóxica?
Sim, a zamioculca é tóxica. Porém, nada impede de cultivá-la em casa, porque ela não contamina os ambientes. O grande problema está ligado aos efeitos da ingestão da planta, que causa vômitos, inchaço e até complicações respiratórias.
Por isso, caso você queira saber como plantar zamioculca e tê-la em casa, preste muita atenção, especialmente com as crianças e os animais. Apesar dessa plantinha não ter odores ou aparência atrativa para os pets, a curiosidade pode falar mais alto, podendo resultar em intoxicações.
Cuidados com a zamioculca
Saber como cuidar de zamioculca é o grande segredo para manter a planta sempre saudável. Ela é perfeita para os iniciantes em jardinagem, já que não precisa de muitos cuidados.
Uma recomendação importante: se você acha que a zamioculca gosta de sol, na verdade, é o contrário. Como na natureza ela vive sob a copa das árvores, em casa, deve ficar na sombra.
O solo deve ser poroso. As pedras e a areia ajudam nessa necessidade fundamental do plantio. Com isso, a água não fica parada, causando a morte da raiz. Além disso, não é preciso repor o adubo com frequência.
As regas devem ser feitas sempre que necessário. Em dias de inverno, duas vezes na semana são suficientes. Em dias quentes, regue diariamente ou a cada dois dias. Para ter certeza, coloque o dedo na terra. Se sair sujo é porque ela ainda está molhada.
Como fazer muda de zamioculca?
O primeiro passo para quem quer saber como plantar a planta da fortuna em casa é aprender como fazer muda de zamioculca. Nesse caso, é preciso retirar os folíolos da própria folha e enterrá-los no solo. Depois, basta esperar criar raízes e uma planta nova crescer.
Agora que você aprendeu como fazer mudas de zamioculca, saiba que seu cultivo é um grande exercício de paciência para os apressados: essa etapa é bem lenta, podendo demorar até três meses para render os primeiros brotinhos.
Assim, uma planta adulta pode demorar até oito meses para atingir o tamanho máximo, com folhas bem verdes e estrutura vigorosa. Uma forma mais rápida de obter as mudas é por meio da divisão do rizoma. No entanto, assim não é possível conseguir tantos brotos quanto com suas folhas.
Plantando zamioculca em casa
Agora que você sabe onde conseguir as mudas, é hora de colocar a mão na massa e pôr em prática nossas dicas de como plantar zamioculca. Para ter uma planta sempre bonita e saudável, esses primeiros passos são essenciais. Separe pedriscos, argila, areia e húmus para começar o cultivo.
O vaso para zamioculca deve ser de, no mínimo, 20 litros. Ela não é uma planta alta, mas suas raízes são abundantes. Os pedriscos auxiliam na drenagem da água e devem ser colocados no fundo do vaso.
Depois, misture a argila com a terra, além de um pouco de areia e húmus, que devem possuir a mesma quantidade. Misture tudo muito bem. Faça um buraco e acrescente a muda da planta.
Manutenção da zamioculca
Como dissemos anteriormente, a manutenção dessa verdinha não é muito complicada. Retire as folhas amareladas ou escuras para garantir que os parasitas não vão se instalar nela.
O adubo pode ser caseiro ou químico, e deve ser colocado no vaso a cada seis meses. Ela não precisa de podas. Revolva a terra para aerá-la sempre que perceber que está dura ou empedrada.
Viu como não é difícil aprender como plantar zamioculca? Após o cultivo, basta ficar atento aos cuidados para a espécie se desenvolver vistosa, com o tom verde característico. Visite a loja da Petz para garantir tudo que ela precisa!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário