Bem-Estar

Quer saber como fazer um gato se adaptar a um novo lar? Confira quatro dicas infalíveis!

Publicado em 16 de abril de 2020

Tempo de leitura: 5min

Mudanças sempre são trabalhosas. E entre desempacotar seus pertences e mobiliar os cômodos, você não pode se esquecer do seu pet, é claro! Muitos animais possuem um temperamento forte e às vezes precisam de ajuda para se ajustar.  Então, como fazer um gato se adaptar a um novo lar?

gato deitado na sua caminha

Gatos são difíceis de se adaptar?

Se perguntar como fazer a adaptação de gatos em um novo lar é muito comum entre os tutores. Afinal, os bichanos possuem fama de territorialistas e de comportamento difícil! Mas será que isso é verdade? 

O Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, explica que a história nem sempre é assim. Segundo o especialista, tudo vai depender de dois fatores: a idade e a personalidade do pet. Ou seja, alguns bichanos podem, sim, mudar sem muitos problemas e adorar sua nova casa logo de cara! 

Porém, de uma maneira geral, os bigodudos são mais difíceis de adaptar que outros pets. “Os gatos são animais de rotina e não gostam de mudanças”, explica o veterinário. 

“Assim, de uma maneira geral, eles estranham a mudança e podem demorar até duas semanas para se adaptar em um novo ambiente”, complementa. Por isso, se houver dificuldades na adaptação de gatos em casas novas, não se preocupe. Isso é perfeitamente normal! 

Percebendo sinais de estresse

Mudou recentemente e está se perguntando como fazer um gato se adaptar a um novo lar? Primeiramente, precisamos observar se seu amigo realmente precisa de ajuda. Conforme explicou o Dr. Bruno, nem todo bichano tem problemas para se ajustar à nova casa. No entanto, o pet com dificuldades logo demonstrará alguns sinais. São eles:

  • Urina fora da caixa;
  • Perda de apetite;
  • Mudança de comportamento,
  • Apatia. 

O veterinário explica que os sinais acima são os mais comuns. Entretanto, o bichano pode reagir de forma distinta, dependendo de sua personalidade. No caso da adaptação dos gatos recém adotados, o comportamento também pode se alterar.

gato esperto olhando para frente

“Nesses casos, eles também podem demonstrar agressividade”, explica o Dr. Bruno. Como o bichano está assustado e inseguro, entende que precisa se defender de possíveis ataques. 

Quatro dicas para adaptação

Para entender como fazer um gato se adaptar a um novo lar é necessário compreender o porquê do comportamento do bichano. Dessa forma, é possível agir na raiz do problema, criando soluções rápidas e eficazes! As quatro dicas abaixo são baseadas no estilo de vida dos felinos e visam criar um ambiente mais agradável para os peludinhos. 

1. Mantenha objetos do lar antigo

Ao mudar de casa, é normal querer pensar em novos móveis! Afinal, um novo lar merece uma decoração especial, não é mesmo? Entretanto, o melhor é manter os objetos antigos do bichano. “Essa medida ajuda bastante pois assim se mantém o mesmo odor nos acessórios”, explica o Dr. Bruno. 

Gatos são animais com um olfato poderoso. E, para eles, ter um pouco do cheirinho da casa antiga é muito importante.  “É como um pedacinho de seu velho lar, mas no local novo”, complementa o veterinário. Por isso, comedouro, bebedouro, caminha e arranhador devem se manter durante a mudança.

2. Invista no enriquecimento ambiental

Outro ponto importante de como fazer um gato se adaptar a um novo lar é investir no enriquecimento ambiental. Essa prática, muito recomendada por especialistas, consiste em deixar sua casa ainda mais agradável para o bichano. 

Para isso, é necessário explorar seu lado feroz! “O gato é um caçador e um pet extremamente ativo, então, é importante estimular esse lado. Isso ajuda a dissipar o estresse e facilitar a adaptação do gato ao novo ambiente”, comenta o Dr. Bruno. 

E nada melhor para agradar seu amigo do que brinquedos e atividades! “Arranhadores, caminhas, tocas e caixas irão ajudar o pet a se sentir mais confortável”, complementa o veterinário. E para encontrar os melhores acessórios para gatos, não deixe de visitar a Petz mais próxima!

3. Evite o estresse

Mudar é sempre muito estressante. E uma parte importante de como fazer um gato se adaptar a um novo lar é deixá-lo longe de toda essa energia. Os bichanos são pets sensíveis, e não entendem que todo esse cansaço vem da mudança. 

Ao perceber a agitação da casa, os pets podem ficar estressados e isso atrapalha a adaptação. “Além disso, é importante deixá-lo em um ambiente calmo, sem barulhos e luzes em excesso”, comenta o Dr. Bruno. 

Como sabemos que os bichanos são pets independentes, pegá-los no colo sem sua vontade também não é indicado. Deixe seu filho de quatro patas tranquilo, fazendo carinho apenas quando ele desejar.

4. Considere o uso de feromônios

A última dica para ajudar o gato a se adaptar a um novo lar é um acessório de grande ajuda: os feromônios. “Sabe quando o gato fica se esfregando pela casa ou nas pernas do tutor? Então, está soltando feromônios”, explica o Dr. Bruno. Hoje, em lojas bem equipadas, como a Petz, você encontra facilmente feromônios artificiais. 

Eles imitam o odor que o bichano deixa no ambiente quando está confortável. Dessa forma, o processo de adaptação de gatos é muito mais rápido e prático! “Eles são uma das melhores ferramentas na adaptação”, complementa o veterinário. Por isso, se o felino está tendo problemas para se ajustar, considere o uso de feromônios. 

Se você adotou um gato e está na dúvida do que fazer, confira vídeo da Petz TV com tudo o que você precisa saber para tornar esse momento o mais tranquilo possível:

Com as dicas acima você provavelmente irá saber como fazer um gato se adaptar sem problemas! E, se precisar de ajuda para tornar seu lar ainda mais agradável, conte com a Petz! Aqui você encontra tudo para transformar sua casa em um paraíso dos bichanos! Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja virtual! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Categoria de produto não configurada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog