Bem-Estar

Quer saber como fazer um gato se adaptar a um novo lar? Confira quatro dicas infalíveis!

Publicado em 16 de abril de 2020

Tempo de leitura: 5min

Mudanças sempre são trabalhosas. E entre desempacotar seus pertences e mobiliar os cômodos, você não pode se esquecer do seu filho de quatro patas! Bichanos, por exemplo, possuem um temperamento forte, e muitas vezes precisam de ajuda para se ajustar.  Então, como fazer um gato se adaptar a um novo lar?

gato deitado na sua caminha

Gatos são difíceis de se adaptar?

Se perguntar como fazer a adaptação de gatos em um novo lar é muito comum entre os tutores. Afinal, os bichanos possuem fama de territorialistas e de comportamento difícil! Mas será que isso é verdade? 

O Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, explica que a história nem sempre é assim. Segundo o especialista, tudo vai depender de dois fatores: a idade e a personalidade do pet. Ou seja, alguns bichanos podem, sim, mudar sem muitos problemas e adorar sua nova casa logo de cara! 

Porém, de uma maneira geral, os bigodudos são mais difíceis de adaptar que outros pets. “Os gatos são animais de rotina e não gostam de mudanças”, explica o veterinário. 

“Assim, de uma maneira geral, eles estranham a mudança e podem demorar até duas semanas para se adaptar em um novo ambiente”, complementa. Por isso, se houver dificuldades na adaptação de gatos em casas novas, não se preocupe. Isso é perfeitamente normal! 

Percebendo sinais de estresse

Mudou recentemente e está se perguntando como fazer um gato se adaptar a um novo lar? Primeiramente, precisamos observar se seu amigo realmente precisa de ajuda. Conforme explicou o Dr. Bruno, nem todo bichano tem problemas para se ajustar à nova casa. No entanto, o pet com dificuldades logo demonstrará alguns sinais. São eles:

  • Urina fora da caixa;
  • Perda de apetite;
  • Mudança de comportamento,
  • Apatia. 

O veterinário explica que os sinais acima são os mais comuns. Entretanto, o bichano pode reagir de forma distinta, dependendo de sua personalidade. No caso da adaptação dos gatos recémadotados, o comportamento também pode se alterar.

gato esperto olhando para frente

“Nesses casos, eles também podem demonstrar agressividade”, explica o Dr. Bruno. Como o bichano está assustado e inseguro, entende que precisa se defender de possíveis ataques. 

Quatro dicas para adaptação

Para entender como fazer um gato se adaptar a um novo lar é necessário compreender o porquê do comportamento do bichano. Dessa forma, é possível agir na raiz do problema, criando soluções rápidas e eficazes! As quatro dicas abaixo são baseadas no estilo de vida dos felinos e visam criar um ambiente mais agradável para os peludinhos. 

1. Mantenha objetos do lar antigo

Ao mudar de casa, é normal querer pensar em novos móveis! Afinal, um novo lar merece uma decoração especial, não é mesmo? Entretanto, o melhor é manter os objetos antigos do bichano. “Essa medida ajuda bastante pois assim se mantém o mesmo odor nos acessórios”, explica o Dr. Bruno. 

Gatos são animais com um olfato poderoso. E, para eles, ter um pouco do cheirinho da casa antiga é muito importante.  “É como um pedacinho de seu velho lar, mas no local novo”, complementa o veterinário. Por isso, comedouro, bebedouro, caminha e arranhador devem se manter durante a mudança.

2. Invista no enriquecimento ambiental

Outro ponto importante de como fazer um gato se adaptar a um novo lar é investir no enriquecimento ambiental. Essa prática, muito recomendada por especialistas, consiste em deixar sua casa ainda mais agradável para o bichano. 

Para isso, é necessário explorar seu lado feroz! “O gato é um caçador e um pet extremamente ativo, então, é importante estimular esse lado. Isso ajuda a dissipar o estresse e facilitar a adaptação do gato ao novo ambiente”, comenta o Dr. Bruno. 

E nada melhor para agradar seu amigo do que brinquedos e atividades! “Arranhadores, caminhas, tocas e caixas irão ajudar o pet a se sentir mais confortável”, complementa o veterinário. E para encontrar os melhores acessórios para gatos, não deixe de visitar a Petz mais próxima!

3. Evite o estresse

Mudar é sempre muito estressante. E uma parte importante de como fazer um gato se adaptar a um novo lar é deixá-lo longe de toda essa energia. Os bichanos são pets sensíveis, e não entendem que todo esse cansaço vem da mudança. 

Ao perceber a agitação da casa, os pets podem ficar estressados e isso atrapalha a adaptação. “Além disso, é importante deixá-lo em um ambiente calmo, sem barulhos e luzes em excesso”, comenta o Dr. Bruno. 

Como sabemos que os bichanos são pets independentes, pegá-los no colo sem sua vontade também não é indicado. Deixe seu filho de quatro patas tranquilo, fazendo carinho apenas quando ele desejar.

4. Considere o uso de feromônios

A última dica para ajudar o gato a se adaptar a um novo lar é um acessório de grande ajuda: os feromônios. “Sabe quando o gato fica se esfregando pela casa ou nas pernas do tutor? Então, está soltando feromônios”, explica o Dr. Bruno. Hoje, em lojas bem equipadas, como a Petz, você encontra facilmente feromônios artificiais. 

Eles imitam o odor que o bichano deixa no ambiente quando está confortável. Dessa forma, o processo de adaptação de gatos é muito mais rápido e prático! “Eles são uma das melhores ferramentas na adaptação”, complementa o veterinário. Por isso, se seu filho de quatro patas está tendo problemas para se ajustar, considere o uso de feromônios! 

gato deitado no sofá

Com as dicas acima você provavelmente irá saber como fazer um gato se adaptar sem problemas! E, se precisar de ajuda para tornar seu lar ainda mais agradável, conte com a Petz! Aqui você encontra tudo para transformar sua casa em um paraíso dos bichanos! Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja virtual! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog