5 raças de cachorro de fazenda e os cuidados com eles nesse ambiente

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 5, 2020

Cachorros
5 raças de cachorro de fazenda e os cuidados com eles nesse ambiente
Tempo de leitura: 5 minutos

Por serem os melhores amigos do homem, o cães têm o seu estilo de vida alterado de acordo com os nossos hábitos. Além disso, certos peludos possuem mais facilidade para viver em certos ambientes do que outros. Aqui vai um bom exemplo: as raças de cachorro de fazenda!

Cachorro de fazenda: conheça cinco raças ideais

Por muito tempo, difundiu-se a ideia de que, acima de tudo, os cães precisam de espaço e de liberdade. Nesse sentido, seria difícil imaginar um local mais adequado para eles do que uma fazenda ou sítio em áreas rurais.

Mas, afinal, qual o melhor cachorro para fazenda? Para sanar essa dúvida, separamos cinco raças de peludos que adoram viver no campo. Acompanhe!

1. Border Collie

Considerada uma das raças de cachorro mais inteligentes, a Border Collie é natural das regiões montanhosas da Escócia e Inglaterra. Neste ambiente tão propício, o cachorro sempre se destacou por conta dos trabalhos com pastoreio.

Desde que desembarcou nas Américas, há séculos atrás, o animal tem sido o pet perfeito de famílias que habitam o campo. Além disso, é um cão de bom temperamento e se adapta bem em locais de clima temperado.

2. Pastor Australiano

Inteligente e bastante companheiro, esse cãozinho de raízes australianas ganhou seus padrões de raça nos Estados Unidos. Aliás, foi em terras americanas que o peludo se popularizou. Por lá, ele é um personagem icônico da cultura cowboy como o típico cachorro de fazendeiro!

A pelagem desse pet pode mantê-lo bem quentinho durante o inverno. Nos meses mais quentes, os pelos caem o suficiente para deixá-los bem refrescados. Por ser um animal de muitas vocações, serve tanto como uma boa companhia, como um ajudante no campo.

3. Pastor-alemão

Um cachorro leal e muito obediente, o pastor-alemão é certamente um dos mais indicados para o ambiente rural. O pet adora fazer exercícios físicos e tem um bom instinto protetor. Por isso é muito utilizado como cão de guarda, já que estão sempre em estado de alerta.

Como o próprio nome indica, esse cão foi criado na Alemanha. O processo de padronização da raça foi longo, com cruzamentos que resultaram em um cachorro atlético, inteligente e hábil.

4. Labrador

Nossa lista de cães de fazenda não poderia deixar de contar com o fofinho Labrador Retriever. Muito simpático e fiel, o cãozinho adora brincadeiras ao ar livre, é apaixonado por água e não apresenta agressividade ou timidez.

Se pensa em ter um amigo de quatro patas leal e animado numa fazenda, talvez essa seja a raça ideal!

5. Husky Siberiano

Quando se trata de um cão independente e amante de temperaturas negativas, o Husky Siberiano é um dos mais lembrados. Criado no extremo nordeste da Ásia, o famoso lobo dos cachorros vive hoje em diferentes países, incluindo o Brasil.

Serve como excelente cachorro de campo nas regiões de clima frio. A raça é conhecida por sua aptidão para trabalhar, somada a um temperamento tranquilo e amigável. Não é o máximo?

Confira cuidados essenciais com cachorro de fazenda

Então, você decidiu criar seu cachorro na fazenda com muito espaço e cercado pela natureza? Ainda mais se tratando de raças muito ativas, como Border Collie, Labrador e o Pastor Australiano, é provável que o pet fique feliz e se adapte com facilidade.

Mas, para que ele fique saudável, é fundamental seguir algumas dicas. Confira as principais:

Tenha cuidado redobrado na prevenção de ectoparasitas

Pulgas e carrapatos são um problema muito comum no ambiente rural, bem mais que em áreas urbanas. Sendo assim, aposte no uso contínuo de antiparasitários.

Lembrando que é preciso seguir à risca as orientações de dosagem por porte e intervalo de uso do produto. Do contrário, seu amigo poderá ser afetado por ectoparasitas, ficando sujeito a todas as doenças relacionadas a eles.

Não se esqueça também de manter o ambiente do animal sempre limpinho, para evitar infestações. A higiene do ambiente também melhora a qualidade de vida do pet!

Não deixe de cercar a propriedade

Mesmo que a ideia seja dar mais espaço para ao pet, nenhum tutor quer que ele fuja, não é mesmo? Para evitar que isso aconteça e prevenir acidentes como atropelamentos, é fundamental que a propriedade seja cercada. 

Mas tenha cuidado com cercas pouco eficazes e perigosas como as de arame, que podem machucar o cachorro. Se possível, o ideal é que o pet fique numa área murada.

Crie um cantinho para o pet descansar ao entardecer

Independentemente da raça, o cachorro precisa de um abrigo onde fique seguro e bem protegido da chuva e do sol. Para ter um cachorro de fazenda, é essencial criar um canil coberto e telado.

Ali, você deverá deixar uma caminha confortável com cobertores, além de outros acessórios, como comedouro, bebedouro e até alguns brinquedos. Esse canil também garante a proteção do cachorro contra outros animais em seu momento de descanso.

Leve o cão para um check-up ao menos uma vez por ano

Como dissemos, o cachorro da fazenda precisa de todos, e até de mais cuidados, que um pet que vive em ambiente interno. Afinal, vivendo ao ar livre, ele fica mais exposto a uma série de problemas.

Sendo assim, é importante levar o cão ao veterinário para um check-up ao menos uma vez por ano. Entre os exames recomendados está o exame de fezes, além de outros que ajudam a identificar sintomas precocemente.

Dedique um tempo do seu dia para brincar com seu amigão

Mesmo se divertindo com os encantos da natureza, cães para fazenda são sociáveis e gostam de brincar com seus tutores. Portanto, nunca deixe de dar uma atenção para o seu amigo. Brinque com o peludo ou fique ao lado dele em momentos de descanso.

Com certeza, seu melhor amigo vai adorar esse carinho!

Gostou de saber quais são as raças ideias de cachorro de fazenda e como cuidar desses pets? Continue a acompanhar o blog e as redes sociais da Petz. Com a gente, você tem mais dicas incríveis para garantir o bem-estar do seu companheiro!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *