Cachorros

Raça de cachorro muito popular no Brasil: conheça as favoritas

Publicado em 29 de dezembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Os cães continuam reinando como os pets favoritos dos brasileiros. De acordo com o IBGE, em 2019, eles já eram 54,2 milhões (considerando apenas os domiciliados) e estavam presentes em quase 46,1% dos lares do país. Pensando nisso, consegue adivinhar uma raça de cachorro muito popular no Brasil?

raça de cachorro muito popular no brasil

Entre os mais famosos, estão os vira-latas. Segundo o levantamento Radar Pet 2020, os cães sem raça definida correspondem a 42% do total de cachorros de estimação. Continue lendo para saber quais cachorrinhos pertencem aos outros 58%.

O que contribui para a popularidade de uma raça?

Se você tem mais de 40 anos, já deve ter percebido que as raças de cachorro que mais notamos nas ruas não são as mesmas ao longo das décadas. Nos anos 90, por exemplo, era comum vermos Dálmatas, Pastores Alemães e Huskies Siberianos. 

Hoje, os cães das raças citadas são menos comuns, o que cedeu espaço a animais como Shih-Tzu, Spitz ou Buldogue Francês. As raças de cachorro grande saíram de moda, afinal, filmes, séries e peças publicitárias têm certa influência sobre essa mudança. 

Além disso, a popularidade das raças acompanha o estilo de vida das pessoas, por isso, cachorros pequenos estão em alta, pois são muito mais adaptáveis à vida em apartamentos.

As 10 raças mais populares do Brasil

Agora, é hora de conhecer as raças mais populares no Brasil. Como há inúmeras pesquisas, com algumas diferenças entre os resultados, listamos aquelas que se repetem nos levantamentos, sem ordem de preferência. 

Shih-Tzu

O antigo cão da realeza chinesa tem se mostrado um companheiro leal. Pequeno e atarracado, ele tem um focinho curto, que torna a aparência ainda mais fofa e irresistível. 

É muito sociável, tranquilo, apaixonado por colo e não tem o hábito de latir muito. Perfeito para quem mora em apartamento, o Shih-Tzu é uma ótima opção de animal de estimação.

Buldogue Francês

Outro braquiocefálico (nome dado aos cães de focinho curto), o Buldogue Francês é uma raça de cachorro muito popular no Brasil. Resultado de cruzamentos feitos a partir do Buldogue Inglês, a raça é bem menor do que seu parente mais próximo.

Ele também é mais ativo e brincalhão, além de muito dócil e paciente. Adora receber carinho e ser o centro das atenções, o que o torna um bom animal para famílias com crianças.

Spitz Alemão

Conhecido como Lulu da Pomerânia, o Spitz Alemão é um típico cão de companhia, o que significa que é carinhoso, dócil e adora ficar ao lado do tutor, de preferência recebendo muitos mimos e carinhos. Sendo assim, não é difícil entender porque é uma raça de cachorro muito popular no Brasil.

Yorkshire Terrier

Não é de hoje que o Yorkshire é um dos cachorros mais procurados e queridos no país. Com uma pelagem bem característica, nas cores azul-aço e canela, ele é pequeno, divertido e bastante apegado à família, além de muito fiel e fácil de adestrar.

raça de cachorro muito popular no brasil

Mas seja consistente na criação e capriche na fase de socialização do pet. Caso contrário, ele pode começar a latir muito, atrapalhando o convívio com a família (e com a vizinhança).

Poodle

Assim como o Yorkshire, o Poodle Toy está entre os cachorros favoritos das pessoas há algumas décadas. Afinal, como resistir a esses pelos cacheados e macios, que não caem muito pela casa e têm fácil manutenção?

No entanto, é o temperamento dócil, brincalhão e extremamente fiel que faz do Poodle uma raça tão querida. Mas atenção: seja firme no adestramento para evitar latidos em excesso.

Lhasa Apso

É muito comum as pessoas confundirem o Shih-Tzu com o Lhasa Apso, principalmente quando eles são filhotes. Apesar de terem diferenças discretas na aparência, é no comportamento que os dois se distanciam.

Enquanto o Shih-Tzu é um típico cão de companhia, o Lhasa surgiu como cão de guarda. Por isso, espere um cãozinho mais arisco e com maior tendência aos latidos.

Maltês

Olhinhos pretos bem atentos e uma pelagem branca, longa e sedosa dão ao Maltês um ar fofo e aristocrático. Animais dessa raça são muito ativos, brincalhões e inteligentes. Sem adestramento adequado, no entanto, podem se mostrar ciumentos, possessivos e até agressivos.

Golden Retriever

Não é por acaso que o Golden Retriever é usado como cão-guia para deficientes visuais. Além de inteligentes, os cães dessa raça são amáveis e fiéis companheiros, mas precisam de boas doses diárias de exercício. Se não gastarem energia, podem se tornar muito agitados e desenvolver problemas de comportamento.

Pug

Já deu para notar que os braquicefálicos são um verdadeiro sucesso entre as raças de cães para os brasileiros, não é mesmo? Junte a isso dobrinhas fofas no rosto para entender as razões do Pug estar entre as raças de cães mais vendidas. 

A raça é bastante procurada por quem mora em espaços pequenos e tem crianças para brincar com um animalzinho mais calmo e manso. Não tem como olhar um desses e não querer um também! 

Border Collie

Junto do Golden, o Border Collie é outro cão maior que segue como uma raça de cachorro muito popular no Brasil. A raça é considerada a mais inteligente do mundo, por isso, não se adapta a qualquer estilo de vida.

Por ser extremamente ativo e esperto, precisa de muita atividade física e estímulos para não ficar ansioso e desenvolver problemas de comportamento. Caso você não possa oferecer isso ao pet, melhor optar por uma raça mais tranquila.

raça de cachorro muito popular no brasil

Depois de conferir qual é a raça de cachorro muito popular no Brasil, acesse o blog da Petz e acompanhe outros conteúdos sobre bem-estar animal! Se você tem algum desses bichinhos e precisa de algum produto, vale visitar uma das unidades Petz mais próxima de você!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog