Cachorros

Raça de cachorro mini: conheça algumas dessas fofuras

Publicado em 03 de dezembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Não é novidade para ninguém que tamanho não é documento, principalmente quando o assunto são os pets. Alguns tutores de cães possuem preferência por raça de cachorro mini, pois, como sabemos, são cãezinhos cheios de personalidade e bastante companheiros

raça de cachorro mini

Pensando nisso, preparamos este conteúdo exclusivo para falar um pouco mais sobre alguns tipos de raça de cachorro mini, a origem delas e informações sobre as características de cada um deles. Confira abaixo

Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier é uma das raças mais conhecidas entre os pequenos cães e é facilmente reconhecido pelo seu tamanho e pela pelagem longa de cor preta e castanha. Com altura média de 22 cm e peso médio de 4 kg, a raça também é bastante enérgica.

A raça possui origem no Reino Unido, no século XIX, tendo seu reconhecimento pelo American Kennel Club (AKC) em 1885. Acredita-se que a raça possui descendência de cães Terrier escoceses e dos Malteses.

Ao criar um Yorkshire Terrier, os tutores devem se atentar a alguns fatores em relação à saúde do animal. Algumas características genéticas deles fazem com que seu intestino seja um pouco sensível e, quando filhotes, pode haver atraso no nascimento dos dentes, o que também pode causar infecções na gengiva do cãozinho.

Chihuahua

Outro tipo de raça de cachorro mini bastante conhecida entre tutores ao redor do mundo é o Chihuahua. Essa raça é não só conhecida pelo seu tamanho como também por possuir personalidade forte. A média de altura de um Chihuahua é de 20 cm e seu peso médio é de 3 kg.

Conhecido por ter a pelagem curta, essa raça pode apresentar uma grande variedade de cores e combinações. No entanto, os tutores precisam ficar atentos nos dias mais frios, pois o cãozinho pode sofrer com temperaturas mais baixas.

Sua origem é bastante discutida, e diversos especialistas acreditam que a raça surgiu em homenagem à maior cidade do México, que leva o mesmo nome. Apesar de o cãozinho ser muito popular no país latino, alguns historiadores acreditam que a raça é chinesa.

Maltês

O Maltês, conhecido pela pelagem branca, é um cãozinho que desperta a atenção de vários tutores por ser dócil e brincalhão. A raça é cheia de energia e, por isso, se destaca em competições de cachorros.

Além da pelagem, o Maltês possui uma média de altura de 25 cm e uma média de peso de 4 kg. A origem da raça é pouco conhecida, mas o que se sabe é que seu nome é dado em homenagem à Ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo.

raça de cachorro mini

Apesar de se tratar de um cãozinho bastante enérgico, o Maltês pode apresentar problemas de obesidade por conta do seu metabolismo desacelerado, portanto, é sempre importante manter uma rotina de exercícios com cães dessa raça.

Pug

Quando o assunto é raça de cachorro mini, o Pug com certeza não pode ficar de fora, até porque é uma raça que tem ficado cada vez mais popular por seu tamanho e fofura. Seus olhos expressivos, o tamanho e a pelagem encantam diversos tutores.

Apesar do seu ganho de popularidade nos últimos anos, o Pug é uma das raças mais antigas do mundo, e historiadores registram que ela pode ter surgido em aproximadamente 700 a.C.

Um Pug possui uma média de altura de 30 cm e, geralmente, pesa em média 10 kg. Além de serem cachorros bastante companheiros, não necessitam gastar energia o tempo todo. Entretanto, os adultos possuem tendência a ganhar peso facilmente, então, é indicada a prática de exercícios físicos leves, respeitando o limite do cão.

Shih-tzu

Para tutores que buscam a fofura em cãezinhos, o Shih-tzu é uma ótima opção para companhia. Conhecido por possuir pelos longos, o cãozinho possui facilidade para se adaptar a famílias e ambientes de diversos tamanhos.

Especialistas acreditam que a origem da raça ocorreu no Tibete, porém, foi popularizado como mascote de famílias imperiais chinesas. O American Kennel Club reconheceu a raça em 1940.

O Shi-tzu possui altura média de 30 cm e uma média de peso de 10 kg. Sua pelagem longa e lisa requer muitos cuidados por parte dos tutores e pode apresentar cores variadas, como tons de preto, marrom e branco.

Lhasa Apso

Para tutores que desejam criar um pet em um ambiente pequeno, uma das melhores opções de raça de cachorro mini é o Lhasa Apso. Essa raça, além de ser conhecida pelo latido marcante e por ser confundida com o Shih-tzu, também é um ótimo companheiro e cão de guarda.

Considerado um dos cães mais antigos do mundo, o Lhasa Apso, assim como o Shih-tzu, surgiu no Tibete, onde acredita-se que serviu como companheiros de monges budistas por muito tempo, sendo “Lhasa” o nome da região que acompanha o nome do cãozinho.

Essa raça de cachorro mini possui uma média de altura de 25 cm e o peso médio de 7 kg. Mesmo com o tamanho pequeno, o instinto desse cãozinho é de liderança e superioridade. Com o tempo, a raça não perdeu o temperamento e, por isso, é conhecida por ser bastante atenta ao que acontece ao redor.

raça de cachorro mini

Agora que você conheceu algumas raças de cães de pequeno porte, suas origens e características, que tal visitar o blog da Petz para acompanhar outros conteúdos exclusivos como esse? Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog